A dificuldade em encontrar estofador em Portugal é tanta que nem com excelentes salários as empresas encontram profissionais. Saiba mais!
Faltam pelo menos 5 mil trabalhadores no setor de móveis em Portugal. A dificuldade em encontrar profissionais é tão grande que um estofador em Portugal chega a receber € 2 mil euros ‘limpos’ e, mesmo assim, as empresas não conseguem encontrar pessoas. A falta de mão de obra na indústria portuguesa de móveis está fazendo com que empresas desistam de novos pedidos e criando uma situação de chantagem entre profissionais já empregados.
Falta de estofador em Portugal
Em uma reportagem publicada pelo Jornal de Negócios, fica evidente que o setor mobiliário de Portugal está com uma grave falta de mão de obra. Com isso, muitas empresas estão recusando novas encomendas e a publicação diz ainda que faltam ao menos 5 mil profissionais em todo o país. Falta estofador em Portugal, mas também são escassos os marceneiros, serralheiros e maquinistas.
Por ser uma indústria muito forte em Portugal, a estimativa é que os fabricantes de móveis exportem, todos os anos, quase € 2 bilhões de euros. Falando ao Jornal de Negócios, Gualter Morgado que é o diretor executivo da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) diz que o setor de fabricação de móveis em Portugal paga salários elevados e está muito internacionalizado.
Comprar imóvel em Portugal: confira as cidades mais caras e mais baratas do país.
Salários altos não são suficientes para atrair mão de obra
Ainda segundo Gualter Morgado, mesmo com o setor de móveis pagando acima da média e que um estofador em Portugal não ganhe pelo menos 2 mil euros ‘limpos’ por mês, é muito difícil encontrar um no país. Com a falta de mão de obra, o diretor executivo da APIMA faz uma denúncia e diz que existe um esquema de chantagem entre empresas para atrair profissionais.
“Todas as semanas, [os trabalhadores] chegam ao pé dos empresários e dizem: “Se não me pagas mais 100 euros, eu vou embora, pois tenho quem me ofereça mais.” É extremamente complicado”, desabafa o responsável da APIMA.
Além disso, Morgado afirma ainda que a pandemia fez a indústria italiana de móveis ser bastante afetada e isso colocou Portugal na rota de compradores europeus. Os móveis fabricados em Portugal são de alta qualidade e mais baratos do que os fabricados na Itália. Com isso, Gualter Morgado disse que houve um aumento nos pedidos e encomendas para empresas portuguesas evidenciando ainda mais a falta de mão de obra especializada no setor.
Você viu? Embaixada de Portugal também vai atender via WhatsApp.
Subsídios do governo e forte concorrência não ajudam na busca por trabalhadores
O diretor da APIMA diz ainda que o “Subsídio de desemprego desincentiva trabalho”. Para Guater Morgado também se queixa de “situações de abuso”, considerando que “muitos” desempregados são “chamados para trabalhar, para ganharem um salário, mas não querem ir trabalhar com horário normal porque, como têm facilidade em encontrar um trabalho extra, mantêm-se na situação de subsidiados”.
Empresários do setor reclamaram ao Jornal de Negócios dizendo que muitas empresas estrangeiras, especialmente da Inglaterra, chegam em Portugal e não criam postos de trabalho. São multinacionais que se instalam no país e ‘roubam’ profissionais de empresas portuguesas oferecendo altos salários. Para Silvestre Carneiro, sócio-gerente da Pelcorte Estofos, o mercado de móveis em Portugal se tornou uma “selvajaria”, especialmente em relação a contratação de profissionais.
Melhores salários em Portugal: veja a lista completa e os valores.
Estofador em Portugal: trabalhadores imigrantes podem ser a solução
Os trabalhadores imigrantes podem ser a solução para a falta de profissionais no setor mobiliário do país europeu. No município de Paredes, norte de Portugal próximo a cidade do Porto, a indústria de móveis é muito importante. Com a falta de profissionais, a prefeitura da cidade já está atuando com as empresas do setor para encontrar uma solução e a aposta pode estar na contratação de imigrantes.
O prefeito de Paredes disse ao Jornal de Negócios que “Uma das medidas que vamos apresentar às empresas pode passar por trazer trabalhadores para Paredes e criar as devidas condições para os acolher, assegurando estadias e a devida integração no mercado de trabalho português”. Veja a lista da empresas de móveis de Portugal e entre em contato para enviar o seu currículo. Boa sorte!
Saiba como morar em Portugal, um guia completo (gratuito).
*Veja também como conseguir um emprego no exterior ainda no Brasil:
10 Comentários
Meus cumprimentos eu sou Moçambicano e sou profissional na estufaria gostaria muito de ter aportunidade de emprego aí em Portugal
Olá moro no Brasil cidade do Rio de Janeiro, trabalho com capas de sofá, meu pai teve oficina de estofados e hoje eu trabalho com capas almofadas pra cadeiras mais de 30 anos nesse ramo, estou indo pra Portugal em março como turista e gostaria de conhecer o trabalho de estofados em Portugal, estarei em Lisboa
Sou tapeceiro profissional, residencial e automotivo, estou precisando ir pra Portugal em busca d melhor qualidade de vida, como eu faço trabalho a mais de vinte anos na área tenho 36 anos com comecei muito cedo
Ola trabalho com estofados em alagoas e gostaria de trabalhar em portugal
Trabalho com estofados náuticos, essa área é boa em Portugal? Me mande um email para [email protected] para contato
Moro no Brasil ,tenho vontade de morar em Portugal, sou marceneiro artesão. Buscando melhoras de vida.
Boa tarde. Já trabalhei com vendas no Brasil e ja tive uma pequena empresa na area de forro e divisoria extruturada em PVC. Nos dias de hj estou fazendo palestras motivacionais e dando curso de treinamento para empresas nas areas de vendas, compras e marketink de vendas diretas ao consumidor. Tenho formação em Ciencia Politica e varios cursos pertinentes á area e outros de gestão de cidades e municipios, covid-19 e parlamentarismo no mundo globalizado. Atualmente estou com 64 anos e tenho a intensão de morar em Portugal se o salario compensar.
Boa tarde. Primeiramente gostaria de saber se a limite de idade para se trabalhar em Portugal
Sou Cientista Politico formado pela UNINTER e gostaria de saber se á oportunidades para palestrantres motivacional pelo sistema AIDAS, e qual á faixa salarial.
Olá Alexandre! A informação do salário foi informada pelo diretor executivo da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins). No final da matéria colocamos uma lista de empresas para enviar o currículo. Com certeza esses valores são para quem trabalha na Grande Lisboa. Um abraço!
Bom dia, sou estofador e moro em Portugal mais expecificamente em Nazaré… Um valor de salário assim não existe, ou se existe gostaria eu de saber a empresa de que estão falando, assim posso me candidatar a uma vaga. Grande abraço