Embaixada de Portugal também vai atender via WhatsApp

embaixada de Portugal
Foto: Curso Sapientia.

A Embaixada de Portugal em Brasília anunciou que também vai atender via WhatsApp para facilitar o acesso às informações. Saiba mais!

A Embaixada de Portugal informou que colocou em funcionamento uma nova ferramenta para assistência consular. O órgão passa agora a disponibilizar um número de WhatsApp e quer melhorar a comunicação e facilitar o acesso às informações por quem precisa saber mais sobre os atos consulares e pretende morar em Portugal ou é português e mora no Brasil.


Embaixada de Portugal em Brasília abre nova linha de comunicação

A intenção da Embaixada de Portugal em Brasília é conseguir prestar assistência de forma rápida e automática para os cidadãos que procuram informações sobre atos consulares. O portal The Portugal News noticiou que o segundo secretário da Embaixada e responsável da Seção Consular, Tiago Rodrigues, foi quem deu a ideia. Para ele, o WhatsApp é uma excelente ferramenta que possibilita um sistema 100% automático através de menus.

Desse modo, as pessoas que precisam de informação sobre atos consulares podem obtê-las de forma rápida e descomplicada sem a necessidade de utilizar os recursos humanos da Embaixada de Portugal em Brasília. Em entrevista concedida para a agência de notícias Lusa, Tiago disse: “Aqui no Brasil o WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação. Todo mundo o usa para fins pessoais, profissionais ou empresariais. E, de fato, como nossos recursos humanos são escassos e o volume de ligações e e-mails que recebemos é muito grande, queríamos utilizar uma ferramenta que possa responder à maioria das questões que as pessoas têm”.

Melhores salários em Portugal: veja a lista completa e os valores.

Informações disponíveis via WhatsApp

Quem tiver interesse e entrar em contato com a Embaixada de Portugal em Brasília via WhatsApp, vai encontrar informações sobre a emissão de cartões de cidadão, passaportes, documentação necessária, preços destes atos consulares, bem como sobre marcações e horários. “Dúvidas básicas que são basicamente as mais frequentes”, explicou o responsável da Seção Consular.

As respostas a estas questões já se encontravam no site da Embaixada de Portugal em Brasília, mas um diagnóstico revelou que as páginas da internet são “cada vez mais institucionais e menos utilizadas pelas pessoas no seu quotidiano”, que “querem ter uma ferramenta de comunicação funcional, e no Brasil o Whatsapp é essa ferramenta”, explicou Tiago Rodrigues.

Leia mais: como fazer o Estatuto de Igualdade para brasileiros em Portugal.

WhatsApp da Embaixada de Portugal em Brasília

Tiago disse ainda que o WhatsApp “É uma ferramenta que não consome os recursos humanos da Embaixada, é totalmente de base tecnológica e que resolve um problema que identificamos, que é uma grande necessidade de informação por parte de quem não procura o nosso ‘site'”, acrescentou, destacando que o feedback tem sido “muito positivo”. Se a experiência dessa nova ferramenta for bem-sucedida, ela poderá ser replicada por outros postos consulares no Brasil e, eventualmente, pelo restante da rede consular de Portugal ao redor do mundo.

“O ganho com essa ferramenta é imediato, pois as pessoas que acessam o número logo ficam sabendo muitas das coisas que pedem por telefone e pessoalmente. Ganhamos muito com essa ferramenta e esperamos que a comunidade se sinta mais informada sobre um uma série de coisas que até agora tinham sido pedidas de outra forma. É uma ganho de tempo ”, afirmou o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos.

Se você precisa de informações e quer contactar a Embaixada de Portugal em Brasília via WhatsApp o número é: +55 61 9627-3516. Acesse o site do órgão e saiba mais!

Veja também: Salário mínimo em Portugal em 2022 pode subir para 705 euros.

*Conheça nosso canal do Youtube e inscreva-se:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *