Países mais seguros do mundo para morar fora

Paises mais seguros do mundo
Foto: Remax Europe.

Conheça a lista dos países mais seguros do mundo para morar fora. Islândia, Nova Zelândia e Portugal estão no topo do ranking. 

Morar em um país seguro é o sonho de todas as famílias. Não se preocupar com a violência e ter tranquilidade para ir e vir sem preocupação é um sonho possível. Dessa forma, a Islândia está no topo da lista dos países mais seguros do mundo para morar fora. O país europeu lidera o ranking desde 2008. Depois dela, estão Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca no top 5 da lista.


Países mais seguros do mundo para morar fora em 2020

O ranking dos países mais seguros é desenvolvido há 14 anos pelo Índice Global da Paz – Global Peace Index (GPI). Em 2020, foram avaliados 163 países e territórios e analisado a paz desses lugares, a tranquilidade e segurança.

A pesquisa avalia os países em três domínios principais, são eles:

  • Nível de Segurança;
  • Conflitos internos e internacionais;
  • Grau de militarização 

Desse modo, são analisados 23 indicadores para determinar quais são os países mais seguros do mundo e onde há mais paz. 

Quer morar na Nova Zelândia? Saiba como fazer o visto.

Lista dos países mais pacíficos do mundo

Veja o ranking dos países mais pacíficos de acordo com a pesquisa do GPI:

  1. Islândia
  2. Nova Zelândia
  3. Portugal
  4. Áustria
  5. Dinamarca
  6. Canadá
  7. Cingapura
  8. República Tcheca
  9. Japão
  10. Suíça
  11. Eslovênia
  12. Irlanda
  13. Austrália
  14. Finlândia
  15. Suécia
  16. Alemanha
  17. Bélgica
  18. Noruega
  19. Butão
  20. Malásia

Desse modo, a Europa continua sendo a região mais segura e pacífica do mundo. Entretanto, nos últimos anos tem apresentado uma ligeira deterioração da paz. 

O continente europeu possui 13 países no top 20 dos países mais seguros do mundo e apenas duas nações da Europa não estão classificadas na metade superior do índice de paz e segurança (são eles: Kosovo e Turquia).

Como resultado, a Turquia é o mais menos seguro da Europa, sendo classificado na 150ª posição do ranking. 

O estudo também revelou que o impacto do terrorismo no mundo tem melhorado. O total de mortes por terrorismo caiu para 15.952, abaixo do pico de 33.555 registrados nos cinco anos antes. 

Conheça os melhores países para trabalhar na Europa.

Melhores países da América do Sul

Já na América do Sul, os países melhor classificados são o Uruguai (35ª) e o Chile (45ª), sendo considerados os dois países mais pacíficos da América do Sul. Por outro lado, o Brasil aparece na lista apenas na 126ª posição e a vizinha Argentina em 74ª do ranking.

Saiba como morar no Uruguai e as facilidades para brasileiros.

Países menos seguros do mundo

Já na lista dos países menos seguros do mundo para morar fora estão:

  1. Afeganistão
  2. Síria
  3. Iraque
  4. Sudão do Sul
  5. Iêmen

Por outro lado, o país com mais homicídios é El Salvador, na América Central. O país com 6,4 milhões de habitantes, possui o maior número de homicídios por 100.000 pessoas. 

Já a Venezuela é considerado o mais menos seguro da América do Sul, por conta da suas questões políticas, com muitos motins, violência e perseguições políticas. O resultado disso, foi uma grande número de refugiados fugindo para os outros países do mundo, principalmente para o Brasil. 

Veja também quais são os 10 melhores países para imigrar e juntar dinheiro.

Conclusões

O estudo concluiu que o mundo está menos pacífico agora do que era no ano de 2008. Dessa forma, o nível médio da paz se deteriorou 2,5% na última década. 

Já paz tem diminuído ano após ano por 9 anos. A pesquisa revelou também que desde 2008, 81 países se tornaram menos pacíficos. 

A Europa é a região mais pacífica do mundo desde o início do ranking, porém viu uma deterioração da segurança nos últimos anos. Metade dos países da Europa (exceto um dos países nórdicos) estão menos seguros em 2020 do que em 2008. 

Apesar de o continente europeu possuir uma alto nível de paz em geral, a Europa tem tido problemas com o terrorismo, instabilidade política e manifestações violentas (como pode ser visto na França). 

O movimento Coletes Amarelos na França iniciou suas manifestações violentas em novembro de 2018, deixando mais de 4 mil pessoas feridas. Dessa forma, o país europeu ainda vive uma grande agitação política e instabilidade econômica nos últimos anos. 

Veja o relatório completo do Global Peace Indez (GPI) e veja todos os itens avaliados.

Podcast Partiu Morar Fora

Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Se você vai viajar, aproveite o desconto de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Reserve seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Encontre as melhores passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Desse modo, aproveite também para comprar um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Aproveite também para alugar um carro com desconto pelo site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante na sua viagem.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *