Mudanças nas regras de viagem para a Irlanda entram em vigor hoje, 1º de fevereiro, e são em torno da vacinação. Saiba mais!
Seguindo uma recomendação da Comissão da União Europeia, a Irlanda anunciou que a partir de 1º de fevereiro, os viajantes vacinados com Novavax podem entrar no país sob as mesmas regras de viagem dos vacinados com Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca, já que a vacina foi recentemente aprovada para uso na UE pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
Novas regras de viagem para a Irlanda
Uma publicação feita pelo portal Schengen Visa Info mostra que a decisão foi anunciada em um comunicado de imprensa emitido pelo Departamento de Saúde irlandês. O órgão também observou que, a partir da mesma data, a validade dos certificados de vacinação foi reduzida para 270 dias.
A medida para reduzir a validade dos certificados de vacinação também se baseia em uma proposta da Comissão da União Europeia de que todos os Estados-Membros imponham um período de aceitação uniforme de 270 dias para os certificados de vacinação.
“Este período de validade tem em conta a orientação do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, segundo a qual as doses de reforço são recomendadas o mais tardar seis meses após a conclusão do primeiro ciclo de vacinação”, explicou a Comissão em comunicado de imprensa divulgado em 21 de dezembro de 2021.
Leia mais: trem de luxo do Caminho de Santiago é um dos melhores do mundo.
Validade do certificado de vacinação
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças havia também observado que o documento permaneceria válido por um período extra de três meses, a fim de dar aos Estados membros tempo suficiente para ajustar suas campanhas de vacinação de reforço. A partir de hoje, os certificados de vacinação passaram a ser válidos por um período de apenas 270 dias também em outros países da União Europeia, incluindo aqui Espanha, Bélgica, Suíça, etc.
Não deixe de ler: maior navio de cruzeiros do mundo é lançado pela Royal Caribbean.
Novas regras de viagem para a Irlanda em 2022
Desde o dia 6 de janeiro de 2022, todos os cidadãos irlandeses que receberam uma dose adicional de vacina podem solicitar uma versão atualizada do passaporte de vacina. Ao anunciar a medida, o governo irlandês disse que o país tem um dos mais bem-sucedidos no Programas de Vacinação de Reforço contra a COVID do bloco.
“Após a implantação do Certificado COVID Digital da União Europeia na Irlanda e o bem-sucedido Programa de Reforço de Vacinação para a COVID, serão emitidos Certificados Digitais COVID atualizados para aqueles que receberam uma dose adicional de vacina”, anunciou o governo.
Viajar para o Reino Unido: país suspende exigência de teste para viajantes vacinados.
O Departamento de Saúde da Irlanda também observa que todos os passageiros que chegam ao país, para serem elegíveis para entrar, devem apresentar um Certificado Digital COVID da União Europeia, comprovante de vacinação ou comprovante de recuperação da COVID-19 nos seis meses anteriores, ou um PCR negativo resultado do teste realizado nas últimas 72 horas.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify: