Descubra como montar um roteiro de turismo em Praga, quanto tempo fica e dicas para economizar na sua viagem de férias!
Praga é uma cidade surpreendente que apresenta elegância e beleza. A capital da República Tcheca conta com arquitetura admirável, monumentos históricos, vastos parques e jardins. Se você planeja realizar turismo em Praga, conheça mais sobre a cidade e lugares para visitar.
Turismo em Praga: pontos turísticos imperdíveis
A República Tcheca atrai cada vez mais visitantes de diversos lugares do mundo e Praga é um destino barato para visitar se comparada a outras cidades da Europa. Você que busca o que fazer em Praga, segue algumas dicas de pontos turísticos que vale inserir no seu roteiro de viagem.
Castelo de Praga
O Castelo de Praga é a residência oficial do presidente da República Tcheca e abriga igrejas, escritórios, fortificações e jardins. Ocupa em torno de 45 hectares no centro histórico de Praga e é Patrimônio Mundial da UNESCO.
A origem do castelo ocorreu no final do século 9, sobre o reinado do primeiro príncipe cristão da Boêmia, Bořivoj. A Basílica de São Jorge foi iniciada por volta de 920 como um monumento da arquitetura românica. O estilo gótico foi dado ao castelo pelo arquiteto Petr Parléř que foi concluído em 1929. Um cofre da catedral protege as jóias da coroa da Boêmia, que normalmente não são exibidas ao público.
Existem diversas atrações no Castelo de Praga e para você que pretende realizar turismo em Praga, acompanhe o que ver no castelo.
Antigo Palácio Real
Construído no século 9, o palácio inicialmente era de madeira e sofreu grandes mudanças até a conclusão do edifício que existe na atualidade.
Rua do Ouro
A rua do ouro conta com com pequenas lojas de artesão e já abrigou ourives em outros tempos. A rua é repleta de casinhas coloridas, que tornam o lugar bastante acolhedor.
Basílica e Convento de São Jorge
A antiga basílica construída em 920, deu lugar a nova estrutura do local de 973 com a inauguração de um convento e hoje abriga a coleção de arte boêmia do século 19 da Galeria Nacional de Praga.
Torre Branca
Edifício utilizado como prisão para os membros da nobreza.
Torre Daliborka
É uma prisão que no começo concentrava membros da nobreza e posterior a isso se tornou uma prisão comum.
Ponte Carlos
Fundada pelo rei tcheco e imperador romano Carlos IV, uma das muitas lendas sobre a construção da ponte, ocorreu exatamente em 9/7/1357, às 5h31. O motivo para isso foi a constelação auspiciosa do sol e de Saturno. Além disso o fato de que essa data corresponde à sequência de números ímpares de um a nove e vice-versa.
Essa combinação mágica de números, 1-3-5-7-9-7-5-3-1 pode ter garantido a magnificência, resistência e a admiração da ponte por milhões de visitantes de todo o mundo.
Uma outra lenda existente é que vinho, leite e ovos foram adicionados à argamassa na construção da Ponte. Esses elementos deveriam garantir sua estabilidade por inúmeros séculos.
Das 30 estátuas dessa ponte medieval, uma se destaca, a estátua de São João de Nepomuceno. Diz a lenda que o santo padroeiro de Praga não queria divulgar o segredo da rainha para o rei e foi martirizado por isso, sendo atirado no rio Vltava a partir da Ponte Carlos.
Praça da Cidade Velha
A Praça da Cidade Velha, abriga importantes construções em Praga I. É um ótimo ponto de encontro, rodeado de bares, restaurantes e barracas de comida, cerveja local e souvenirs. É um local quase que obrigatório para turismo em Praga.
Turismo em Praga: Catedral de S. Vito
A Catedral de São Vito é o mais importante e maior templo de Praga. Na catedral ocorrem serviços religiosos e coroações de reis e rainhas tchecos. É também local de sepultamento de soberanos, santos padroeiros, arcebispos e nobres.
A Catedral de São Vito possui uma porta de bronze, adornada com relevos de cenas da história da Catedral e das lendas sobre São Venceslau e São Adalberto.
A catedral conta com uma parte neogótica, com um edifício principal e nos estreitos corredores laterais são rodeadas por capelas. Os vitrais das janelas das capelas são belas e é um dos locais mais bonitos para turismo em Praga.
Mosteiro de Strahov
Fundado pelo bispo Jindřich Zdík de Olomouc com o apoio de Vladislao II e outros bispos em 1143, pertence à ordem dos Mostenses. O aspecto barroco atual data do final do século 17.
A igreja da Assunção da Virgem Maria, localiza-se dentro do mosteiro. Os restos de São Norberto, o fundador da ordem Mostense, são guardados no local, bem como um órgão tocado por Mozart em suas visitas à capital da República Tcheca. O acesso à igreja somente é permitido no horário das cerimônias.
A biblioteca do Mosteiro de Strahov possui duas salas que lembram a biblioteca barroca do Clementinum: a Sala Filosófica Classicista e a Sala Teológica Barroca. No local se conservam manuscritos e livros da Idade Média, globos terrestres e ilustrações.
O Mosteiro de Strahov abriga uma das mais importantes pinacotecas mais da Europa Central em seu gênero.
Turismo em Praga: Torre da Pólvora
Utilizada no passado para fundição de sinos e como depósito de pólvora, a torre, hoje abriga um museu. A Torre da Pólvora se tornou em um laboratório de alquimia em 1576, cujas experiências convenceram ao imperador que era possível transformar chumbo em ouro.
Uma grande explosão ocorreu em 1649 por causa da pólvora armazenada no local. Anos depois tornou-se residência para sacristãos da catedral. Apenas na metade do século 20 virou museu, o acervo exibido conta a história da fundição de sinos e da alquimia realizada sobre o reinado de Rodolfo II.
Cartão Europeu de Seguro Doença: como funciona e como solicitar.
Como chegar em Praga, República Tcheca?
Para realizar turismo em Praga, existem diversas formas de entrar na República Tcheca. Confira os tipos de transporte que podem ser utilizados em sua viagem para a Europa.
Avião
Se você está partindo do Brasil para a cidade de Praga, existem várias opções de companhias aéreas para você chegar na República Tcheca, após conexões em cidades europeias como Amsterdã, Paris e Frankfurt. O aeroporto Václav Havel, está a cerca de 16 quilômetros de distância do centro de Praga.
Voos Low Cost Europa: conheça as melhores companhia aéreas.
Trem
O trem é uma ótima opção de transporte, mesmo que não seja tão rápido quanto o avião, possui a vantagem da economia quanto ao deslocamento. Se você estiver em Amsterdã, por exemplo, poderá pegar o trem até Praga, passando por Berlim, na Alemanha. O tempo de viagem é em torno de 12 horas e informações e compra da passagem, você consegue diretamente no site da Deutsche Bahn.
Se você estiver na Áustria, a partir de Viena o trajeto de trem até Praga é em torno de 4 horas. Para informações e compra de bilhetes você deve consultar o site da Czech Railways. Caso você esteja na Hungria, de Budapeste também é possível viajar até Praga e trechos noturnos costumam ser mais baratos que os trechos diurnos.
No site da Deutsche Bahn é possível verificar itinerários, horários e preços, se você pretende visitar Praga a partir de outra cidade da Europa não incluída aqui.
Ônibus
Para acessar Praga, o ônibus é uma outra opção, especialmente se o seu objetivo é economizar no valor da passagem e tiver tempo para essa viagem. Uma das empresas de transporte mais conhecidas da Europa, a Eurolines, liga cidades como Berlim, Bratislava, Viena e Paris a Praga.
No site da companhia você obtém informações de itinerários, horários e preços, além de comprar a sua passagem com antecedência.
Trem noturno de Amsterdã para Praga: nova opção para viajar na Europa.
Carro
Se você planeja conhecer cidades próximas a Praga, alugar um carro na Europa pode ser interessante. No entanto, se você pretende ficar somente no centro da cidade, o transporte público atende as necessidades dos visitantes.
As vagas de estacionamentos da área central da cidade são para residentes apenas (marcados com a letra “P” e uma linha azul), por isso, para evitar multas, deixe o veículo em estacionamentos pagos ou no hotel.
Como Alugar Carro na Europa: Dicas, Leis e Principais Regras Para Dirigir.
O que visitar em Praga em 3 dias
Para que você monte um bom roteiro de viagem de 3 dias, conheça algumas sugestões de lugares e tenha em mente o que fazer em Praga.
1º Dia em Praga
Manhã: inicie o dia em Praga explorando a Cidade Velha. Visite também a Praça da Cidade Velha e admire o Relógio Astronômico de Praga.
Explore a Igreja de Nossa Senhora de Týn e a Igreja de São Nicolau, duas impressionantes igrejas góticas na praça.
Caminhe pela famosa Ponte Carlos, uma das principais atrações de Praga, que oferece vistas deslumbrantes do Rio Moldava.
Tarde: visite o icônico Castelo de Praga e explore a Catedral de São Vito. Experimente uma vista panorâmica da cidade a partir do Mirante de Petřín.
Explore o encantador Bairro de Malá Strana, repleto de ruas estreitas, belas igrejas e palácios barrocos.
Noite: experimente a culinária tcheca em um dos restaurantes tradicionais de Praga. Prove pratos como o svíčková (carne com molho de creme) e o trdelník (doce em uma massa assada).
Após o jantar, aproveite a animada vida noturna de Praga. Visite um dos bares ou pubs locais para experimentar as famosas cervejas tchecas.
2º Dia em Praga
Manhã: explore o Bairro Judeu (Josefov). Visite a Sinagoga Espanhola, a Sinagoga Pinkas e o Antigo Cemitério Judaico.
Conheça o Museu do Comunismo, que conta a história da ocupação comunista na República Tcheca.
Tarde: passeie pelo Bairro de Vinohrady e visite a bela Praça Jiřího z Poděbrad, onde você encontrará a Igreja de São Ludmila e um mercado de alimentos locais.
Visite a Torre da Pólvora (Prašná brána), um antigo portão da cidade que oferece vistas panorâmicas da região.
Noite: assista a uma apresentação de música clássica ou ópera em um dos teatros famosos de Praga, como o Teatro Nacional ou a Ópera Estatal de Praga.
3º Dia em Praga
Manhã: visite o Bairro de Vyšehrad, situado em uma colina com vista para o Rio Moldava. Explore a antiga fortaleza e a bela Igreja de São Pedro e São Paulo.
Faça um passeio relaxante ao longo do Rio Moldava. Você pode optar por um passeio de barco ou simplesmente caminhar ao longo do calçadão.
Tarde: visite o Museu do Mucha, dedicado ao famoso artista tcheco Alfons Mucha.
Explore a região de Nové Město (Cidade Nova) e faça compras na Rua Na Příkopě, uma das principais ruas comerciais de Praga.
Conheça a famosa Praça Venceslau (Václavské náměstí) e o Monumento a São Venceslau.
Noite: Termine sua estadia em Praga com um jantar em um restaurante à beira do rio, desfrutando das vistas noturnas da cidade. Passeie pelo centro histórico à noite e aprecie a iluminação romântica das pontes e monumentos.
Esse roteiro em Praga é apenas uma sugestão e pode ser ajustado de acordo com os seus interesses e preferências.
Época mais barata para viajar para Europa: Dicas para economizar.
Onde comer em Praga
Praga é uma cidade que dispõe de restaurantes para saborear a culinária local e também internacional. O turismo em Praga torna-se inesquecível quando você experimenta a culinária tcheca. Confira os melhores restaurantes de Praga, de acordo com o TimeOut.
Restaurante La Degustation Bohême Bourgeoise
Com preço de alta qualidade e receitas baseadas em um livro Tcheco de receitas do século 19, com um toque refinado, o La Degustation Bohême Bourgeoise conseguiu 1 estrela Michelin. O cardápio muda todos os dias e os pratos parecem obras de arte.
Field
Com preço médio para alto, o Field é outro restaurante que possui 1 estrela Michelin e menu de inspiração escandinava. Dois menus distintos de degustação estão disponíveis e ambos oferecem opções como couve-rábano e quark (um tipo de queijo fresco, branco, cremoso) ou criações de peixe que dificilmente serão encontradas em qualquer outro lugar da República Tcheca.
Além das combinações de vinhos com o menu de degustação, o Field também oferece combinações de bebidas não alcoólicas, principalmente sucos de vegetais.
Lehká Hlava
O cardápio sem carne e a vibração tranquila do Lehká Hlava (que significa “cabeça limpa”) mantém a comunidade vegetariana da cidade satisfeita por mais de uma década, por um preço médio.
O veganismo e o vegetarianismo continuam a crescer em popularidade entre as gerações mais jovens, por este motivo, as reservas têm se tornado cada vez mais primordiais no pequeno bairro, próximo à margem do rio da Cidade Velha.
Um glossário de alternativas à carne na parte de trás do cardápio ajuda a esclarecer as últimas adições a ingredientes básicos como tofu e quinoa.
Kantýna
Para os amantes de carnes, o restaurante Kantýna é uma ótima opção com preço acessível. Com carnes recém-abatidas e preparadas de acordo com seu gosto, que você especifica em um formulário de pedido escrito à mão.
Os assentos esgotam rápido no elegante prédio de um antigo banco, por isso, talvez seja necessário comer de pé em uma longa mesa comunitária no saguão.
Se você estiver disposto a uma abordagem aventureira, sem desperdiçar nenhuma parte do animal, reserve um lugar para jantar com o açougueiro de segunda a quarta-feira.
U Modré Kachničky
Com preço médio para alto, o restaurante U Modré kachničky oferece criativos menus de degustação repletos de pato e caça selvagem. A harmonização de cada prato com vinho ensina uma ou duas coisas sobre o vinho tcheco e você deve guardar espaço para a sobremesa.
Terasa U Zlaté Studně
Para uma experiência gastronômica multissensorial, visite o Terasa U Zlaté Studně. Esse restaurante elegante e pequeno, com preço de alta qualidade, localizado no Golden Well Hotel, logo abaixo do Castelo de Praga, serve uma seleção de clássicos tchecos e europeus.
Com uma vista inigualável, você pode se deliciar com o menu de degustação, desfrutando de uma ou duas garrafas de vinho e assistindo ao pôr do sol sobre a cidade.
10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem.
Viagem Praga: Eska
Decorado com um design leve e de inspiração escandinava na área de Karlín, o restaurante de preço médio proporciona um aroma de pão assado enquanto atrai os visitantes ao espaço do armazém da Eska.
O café especial e o Chlebičky (sanduíches abertos) representam o lanche ideal e o menu de degustação sazonal utiliza os achados do mercado dos fazendeiros tornando o banquete inesquecível.
Pho Vietnã Tuan & Lan
A comida vietnamita deveria ser realmente uma das principais atrações de Praga. O Pho Vietnam Tuan & Lan além de ter um preço bem acessível, também oferece as versões deliciosas e básicas dos clássicos vietnamitas. Depois de um dia de turismo em Praga, você pode se aquecer com um pho ou um saborear um par de rolinhos primavera na praça do outro lado da rua.
O que fazer em Barcelona: pontos turísticos gratuitos e dicas de viagem.
Dicas para economizar na viagem para Praga
Para economizar em sua viagem para a Europa, confira algumas dicas para turismo em Praga.
- Planeje com antecedência: Reserve passagens aéreas e acomodações com antecedência para aproveitar tarifas mais baixas. Pesquise promoções e compare preços antes de fazer suas reservas.
- Viaje na baixa temporada: Os preços tendem a ser mais altos durante os períodos de alta temporada. Considere viajar durante os meses de menor movimento para conseguir melhores ofertas em voos e hospedagens. Reserve seu hotel pelo Booking.
- Explore a cidade a pé: Praga é uma cidade compacta e muitas das atrações turísticas estão localizadas próximas umas das outras. Caminhar é uma ótima maneira de economizar dinheiro.
- Utilize o transporte público: Se precisar se deslocar para áreas mais distantes, opte pelo transporte público, como metrô, ônibus ou bonde. Adquira um passe de transporte público válido por vários dias para economizar ainda mais.
- Coma em restaurantes locais: Fuja dos restaurantes turísticos e experimente os estabelecimentos frequentados pelos moradores locais. Eles costumam oferecer preços mais acessíveis e pratos autênticos.
- Experimente a comida de rua (street food): Praga tem uma variedade de barracas de comida de rua que oferecem opções deliciosas e econômicas. Prove os trdelníks (doce de massa assado) ou os salsichões grelhados nas barracas.
- Compre alimentos em supermercados locais: Se você estiver em um orçamento mais apertado, considere comprar alimentos em supermercados e preparar suas próprias refeições. Isso pode economizar bastante dinheiro, especialmente no café da manhã e no almoço.
- Aproveite as atrações gratuitas: Praga tem várias atrações gratuitas, como a Ponte Carlos, a Praça da Cidade Velha e o Bairro Judeu. Explore esses locais e desfrute de sua beleza sem gastar dinheiro.
- Use cartões de desconto e passes turísticos: Considere adquirir o cartão turístico Prague Card que oferece descontos em atrações, transporte público e restaurantes.
Com um planejamento adequado, é possível aproveitar Praga sem gastar muito dinheiro.
Novo trem noturno de Praga para Zurique via Alemanha.
Turismo em Praga: dicas finais
Realizar uma viagem para Europa, requer alguns cuidados para que seja a melhor experiência possível. Confira outras dicas para o turismo em Praga:
Planejar a viagem antecipadamente pode economizar tempo e também dinheiro. Ter um bom roteiro de viagem e comprar ingressos antecipadamente pode facilitar muito a sua experiência em Praga.
Conferir o clima no período que você pretende realizar a sua viagem é importante para você poder aproveitar atrações ao ar livre. O período de inverno em Praga pode variar entre -1ºC e 5ºC (dezembro a março).
Ter um seguro viagem é fundamental para turismo com tranquilidade, pois o protege de acidentes ou imprevistos (se caso ocorrer) e minimiza prejuízos. Aproveite os preços mais baratos do Seguros Promo.