Saiba como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho e como reconhecer esse tipo de comportamento.
O nosso trabalho representa parte importante da nossa vida. Mas trabalhar num ambiente que existem pessoas tóxicas pode ser muito desafiador. Nem sempre é possível sair e deixar tudo para atrás. Então, como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho?
Sair de casa para trabalhar e durante o caminho pensar em tudo que vai ter que suportar durante o dia pode ser um sofrimento para muitos profissionais.
Ter um bom ambiente de trabalho é um dos critérios de satisfação profissional, e quando o ambiente é prejudicado por algumas pessoas tóxicas tudo se torna mais complicado. Os nossos resultados são diretamente afetados por relações que construímos ou destruímos neste lugar.
Mas manter a cabeça no lugar e não se deixar influenciar pode ser difícil, mas algumas estratégias podem ajudar a como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho.
O impacto das pessoas tóxicas no ambiente de trabalho e a importância de se abordar o assunto
O ambiente de trabalho é um espaço compartilhado por pessoas de diferentes tipos e personalidades, é onde passamos boa parte da nossa vida. Nesse lugar colaboramos com colegas, interagimos, perseguimos objetivos profissionais e buscamos crescimento pessoal.
Mas, nem sempre esse ambiente é um local harmonioso e inspirador. Infelizmente, algumas pessoas tóxicas podem minar a cultura organizacional e afetar negativamente a vida dos outros ao redor.
O impacto desses indivíduos no ambiente de trabalho é real e significativo, ele pode ser um chefe, um colega de setor, um líder mal preparado, uma pessoa de outra área que se relaciona com a sua, um cliente complicado, enfim a questão aqui não é o cargo que ele ocupa, mas o comportamento que ele apresenta no local de trabalho.
O impacto negativo que essa pessoa causa no ambiente pode prejudicar e comprometer os resultados da empresa, mas também afetar a vida emocional e saúde mental de quem convive com esse indivíduo.
Como lidar com o medo e a insegurança na hora de buscar um emprego no exterior.
Reconhecendo comportamentos tóxicos e identificar sinais que esse são prejudiciais ao ambiente de trabalho
Por mais que seja delicado abordar esse tipo de assunto, é necessário, pois um ambiente de trabalho é um ecossistema interdependente, ou seja, o mau comportamento de um indivíduo pode se espalhar por toda a equipe a até mesmo a cultural organizacional como um todo.
Além disso, dificulta a colaboração entre colegas, traz queda na produtividade e na qualidade do trabalho. Uma atmosfera permeada por pessoas tóxicas também pode afastar talentos, dificultando a contratação e a retenção de funcionários qualificados.
Tentar ignorar esse comportamento apenas perpetua o problema e cria um ambiente propício para a toxicidade se dissemine em toda a empresa. Empresas precisam estar atentas para promover políticas e práticas quem promovam um ambiente saudável e respeitoso.
Compreender os comportamentos tóxicos é o primeiro passo para lidar efetivamente com eles. Pessoa tóxicas possuem padrões de comportamentos e características que vão além de simples discordâncias ou conflitos de idéias.
Alguns desses padrões podem ser observados com mais evidências, são eles:
- Tem uma visão negativa na maioria das situações e são propensas a reclamar constantemente, focam mais nos problemas e dificuldades do que se empenham em ajudar com soluções.
- Se envolvem com boatos maldosos e fofocas, tendem a espalhar boatos, fazer piadas ofensivas sobre os colegas de trabalho, criando um clima de desconfiança e prejudicando os relacionamentos de interpessoais.
- Tem facilidade de armar jogos de manipulação e poder para atingir os seus objetivos pessoais, não se importa que isso prejudique outra pessoa no trabalho.
- As suas críticas são destrutivas e não ajudam em nada, pelo contrário, pode ofender, diminuir e minar autoestima e a confiança dos demais.
- Não se sente confortável ou se recusa a trabalhar em equipe, e geralmente quando algo sai errado, busca logo um “culpado” que não seja ele.
- É comum ter um comportamento agressivo ou hostil, com agressões verbais, insultos, provações maldosas e explosão de raiva são sinais claros de comportamentos tóxicos.
Um dos impactos mais alarmantes das pessoas tóxicas no ambiente de trabalho é o prejuízo á saúde emocional e mental dos colaboradores. Conviver com indivíduos negativos pode levar ao estresse, ansiedade e até mesmo depressão.
As vítimas dessas atitudes podem se sentir desvalorizadas, inseguras, desmotivadas, o que pode prejudicar a sua satisfação no trabalho e comprometer o seu desempenho.
Síndrome de Burnout: veja os sinais e o momento de mudar de carreira.
Quais as consequências para a saúde emocional e mental de quem convive num ambiente assim?
Quando um comportamento tóxico está presente, as consequências para a saúde mental e emocional de qualquer pessoa pode ser devastadora.
O aumento do estresse, pode criar um ambiente de tensão constante onde todos vão ficar na defensiva, causando exaustão emocional, os sintomas físicos que podem aparecer são: pressão alta, dor de cabeça, ansiedade, distúrbios do sono, irritabilidade e outros sintomas.
Cada pessoa pode reagir de uma maneira pessoal, aqui vale atenção do departamento médico e o setor de recursos humanos que cuida da saúde do colaborador.
Além disso, a pessoa que lida com críticas constantes, pode gerar o sentimento de desvalorização das suas capacidades e fazer com que se sinta inadequados e inseguros em relação ao seu trabalho. O que causa a diminuição de autoestima e afeta a confiança no desempenho das tarefas, e consequentemente uma redução na motivação e no comprometimento com a empresa.
Algumas estratégias podem ajudar a lidar com uma pessoa tóxica:
- Mantenha a calma: por mais que as vezes seja difícil não se deixar levar pelas atitudes negativas e manter o equilíbrio emocional.
- Saiba estabelecer limites: definir limites seguros para você pode trabalhar é muito importante, você não pode deixar de interagir com as pessoas no ambiente de trabalho.
- Comunique-se de maneira assertiva: tenha um discurso claro e objetivo para se expressar diante das preocupações e tarefas que você precisa cumprir.
Lidar com pessoas tóxicas exige maturidade emocional, ao identificar esses comportamentos, é preciso criar estratégias de convívio e buscar apoio, seja em colegas confiáveis ou outros gestores da empresa.
Orientações para lidar com líderes negativos e comportamentos abusivos
A realidade é que nem sempre os líderes cumprem essa função com integridade, é comum alguns líderes exibirem comportamentos negativos e até mesmo abusivo, o que pode afetar o bem estar e os resultados de toda equipe.
Lidar com esse tipo de líder requer coragem e estratégia para promover um bom clima do trabalho e a sua permanência nele, enquanto for necessário.
Incidentes relacionados a comportamentos abusivos de líderes nem sempre são levados a sério, exceto se a vítima tenha evidências das situações que viveu. Registros, anotações específicas, testemunhas e detalhes relevantes, caso seja necessário abordar o problema formalmente com a liderança maior ou com o departamento de recursos humanos.
É uma situação muito delicada quando se trata de confrontar um líder, o que a maioria pensa é “e se ele me demitir?”. Em muitos casos o comportamento abusivo pode ser tão prejudicial que os colaboradores podem precisar de uma orientação jurídica para proteger os seus direitos e integridade.
Demissão: Como lidar com esse momento delicado na carreira?
Qual a melhor forma de orientar pessoas tóxicas no ambiente de trabalho?
Orientar uma pessoa tóxica no ambiente de trabalho requer uma abordagem sensível e estratégia eficazes. Embora seja desafiador, não cabe aos colegas de trabalho assumir esse papel de terapeuta ou responsável pela mudança completa de comportamento de uma pessoa tóxica.
Em alguns casos cabe ao setor de recursos humanos e ao líder dessa pessoa acompanhar essa avaliação e pensar em abordagens úteis para contribuir com uma postura negativa.
É importante enfatizar que identificar as razões por trás do comportamento tóxico de uma pessoa não justifica as suas ações, mas pode ajudar a compreender as suas motivações, e em alguns casos ser orientado a buscar uma ajuda especializada para uma mudança positiva.
Uma conversa clara e empática, evitando julgamentos e expressões de crítica pode ser o começo, além de ter evidências de como o comportamento tóxico pode está afetando o ambiente de trabalho e as pessoas ao seu redor.
Ter um feedback específico sobre comportamentos tóxicos que tenha sido mapeado, dando ênfase aos efeitos negativos desses comportamentos, mostrando como uma mudança de atitude pode trazer benefícios tanto para a pessoa, quanto para a equipe.
É claro que essa não é uma conversa fácil, nem tem uma receita de sucesso. Mas se pessoa tóxica parecer receptiva a ideia de mudança, pode se sugerir acompanhamento, treinamento de desenvolvimento pessoal e até a buscar um psicólogo especialista para acompanhar o caso.
Melhores Países para Trabalhar com TI: veja a lista.
Cuide da sua saúde emocional
Por mais que seja complexo e difícil falar deste assunto, é extremamente necessário abordar e enfrentar os desafios relacionados aos comportamentos tóxicos no ambiente de trabalho, especialmente quando esses são oriundos de líderes e afetam a saúde emocional e o bem estar dos colaboradores.
Sendo uma empresa um grande ecossistema de relacionamentos, tarefas e processos que se integram, uma das medidas eficazes é a conscientização e a educação de todos os colaboradores de todos os níveis sobre a importância de um ambiente de trabalho positivo.
Reconhecer que a convivência prolongada com uma pessoa tóxica independente do cargo que ela ocupe, pode gerar prejuízos financeiros a empresa e prejudicar a saúde metal de todos os que trabalham neste ambiente.
É urgente que empresas estejam comprometidas em promover um ambiente de trabalho positivo e seguro para todos. Investir em programas de desenvolvimento pessoal e treinamentos sobre inteligência emocional e comunicação eficaz é fundamental para formar líderes que inspirem e criem uma cultura de respeito e valorização de crescimento pessoal para todos.
Pois isso gera um alto turnover, não contribui para a retenção de talentos e desmotiva toda a equipe, a verdade é que na maioria das vezes os pedidos de demissão são feitos por problemas de relacionamentos com líder.
Pessoas tóxicas no trabalho: Conclusão
Ao enfrentar lideranças tóxicas e comportamentos abusivos, não protegemos apenas a saúde emocional dos colaboradores, mas também garantimos a satisfação no trabalho e acolhemos as vítimas de forma adequada. Ninguém está livre de conviver com uma pessoa tóxica, mas estabelecer limites, tratar as pessoas com respeito e dignidade é o que se espera num local de trabalho.
É uma responsabilidade de todos unir esforços para criar um ambiente onde a toxidade não tenha espaço para crescer. Essa deve ser uma ação coletiva e diária onde cada indivíduo pode contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais empático, inclusivo e respeitoso.
Lidar com comportamentos tóxicos pode ter efeitos profundos na saúde emocional das vítimas, deixando cicatrizes e feridas que podem persistir por muito tempo. Através do suporte emocional, da compreensão e das habilidades durante o processo terapêutico pode reconstrui-se emocionalmente e desenvolver resiliência para retomar o controle das suas vidas.
Leia também: Como voltar ao mercado de trabalho após uma demissão.
*Acompanhe também as minhas redes sociais e mais conteúdos por lá: