Como voltar ao mercado de trabalho após uma demissão

voltar ao mercado de trabalho
Foto: Cottonbro – Pexels.

Veja dicas de como voltar ao mercado de trabalho após uma demissão. É hora de pensar em você e no que você quer para seu futuro.

Ser demitido em qualquer ocasião gera muitos sentimentos difíceis, é um misto de raiva, culpa, frustração, revolta. Mas como fazer uma transição de carreira após uma demissão? É o desafio que muitos profissionais estão enfrentando neste momento.


Como voltar ao mercado de trabalho após uma demissão

É preciso saber lidar com isso tudo e com o novo mercado de trabalho que a pandemia trouxe. De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), aponta que no primeiro trimestre de 2021 cerca de 12,9 milhões de pessoas ficaram fora do mercado de trabalho.  

Num cenário de tantas incertezas e recuperação lenta da economia, é preciso respirar e aproveitar para fazer uma reflexão sobre como anda a sua trajetória profissional.

É bem verdade que muitos profissionais nunca pensam em se preparar para uma transição de carreira antes de uma demissão, só fazemos isso quando esse dia chega e ficamos sem saber como direcionar o nosso rumo.

Temos a falsa sensação de “estabilidade do emprego formal”, e isso nos mantém na zona de conforto, onde não nos preparamos para uma situação como a demissão. Pensar em planejar uma transição de carreira após uma demissão, fica só para quando acontecer. 

Não existe formula mágica, a demissão é um processo de desapego, que cria  momentos desconfortáveis para profissionais em qualquer nível, tanto para quem demite quanto para quem foi demitido.

Saiba como começar a sua carreira como nômade digital.

Transição de carreira após uma demissão

Algumas ações são capazes de tornar essa transição de carreira após uma demissão, um pouco mais fácil. Um bom ponto de partida é aceitar de que a mudança é natural em qualquer organização, respeitar a sua história na empresa e descobrir com vai lidar com outra perspectiva no mercado de trabalho.

Mas considere alguns aspectos que podem te ajudar a passar por esse período, antes de pensar em fazer uma transição de carreira para outra oportunidade:

1ª Cuidar de você é uma prioridade

Entenda que é normal sentir uma série de emoções conflituosas, respeite como você está se sentindo e aprenda a lidar com essas emoções. Cuide da sua saúde mental e a partir dela desenvolva uma estratégia para atingir novos desafios.

2ª Reconheça e valorize a sua história profissional

O fato de você ter sido demitido não desmerece tudo que você construiu, e sim precisa se preparar para um desafio para o próximo nível profissional.

3ª Considere as mudanças possíveis 

Conforme o cenário do seu mercado de atuação, tenha uma visão realista iminente de emprego e com as preocupações financeiras.

Mães empreendedoras: como construir uma carreira depois da maternidade?

4ª Tenha um planejamento de transição de carreira realizável

Qualquer mudança exige comprometimento e dedicação, talvez seja a hora de você buscar uma nova profissão ou empreender num sonho de realização profissional. Não basta querer é preciso se preparar para enfrentar possíveis resultados dessa mudança e ter resultados mais eficientes.

Mudar de carreira depois dos 30 anos: como passar por esse dilema?

Voltar ao mercado de trabalho: tenha uma visão a longo prazo

Seja qual for sua decisão para voltar ao mercado de trabalho, ela vai exigir foco, disciplina, determinação e um plano de ação realizável conforme as suas condições emocionais e financeiras. Uma demissão pode ser traumática para alguns e para outros uma grande oportunidade de recomeçar em algo que faça mais sentido. Ter uma visão a médio e longo prazo vai trazer novas possibilidades de capacitação e expansão de conhecimentos.

A sua carreira não é uma tatuagem! Nó seres humanos somos naturalmente preparados para fazer adaptações e mudanças, temos habilidades e competências baseadas nos nossos pontos fortes e naqueles que podemos desenvolver para alcançar o próximo nível profissional.

Crenças limitantes: o que fazer para conseguir avançar na carreira.

Um coach de carreira pode te ajudar a fazer uma transição de carreira após uma demissão, pois através do processo você direcionar a sua atenção de forma assertiva para a mudança necessária.

Com isso você  terá um direcionamento para fortalecer as suas potencialidades, focar nas suas habilidades, interesses e traçar um plano de ação para buscar as oportunidades do mercado. Validar questões importantes como escolhas, valores profissionais e pessoas, tomada de decisão que irão nortear o futuro da sua carreira.

Toda a carreira é uma construção de escolhas e resultados. A transição de carreira é uma etapa, nem sempre fácil, e algumas vezes você vai precisar de ajuda. Por isso, conte com a minha orientação. 

*Eu sou a Vanessa Ferreira, psicóloga e coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica em 2021.

Veja também: 4 razões para você evitar comparações que atrapalham a sua carreira.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *