Crenças limitantes: o que fazer para conseguir avançar na carreira

Avançar na carreira
Foto: Freepik.

Quantas vezes você se sente paralisado na sua carreira? Quantas vezes você deseja atingir uma meta importante, e simplesmente não consegue agir? Saiba o que são as crenças limitantes.

Independente do seu momento atual da sua carreira, provavelmente já enfrentou ou vai enfrentar muitos desafios. Além dos desafios diários da nossa realidade, geralmente o maior bloqueio  para o seu sucesso profissional, pode vir de você mesmo. Através das suas crenças limitantes que podem atrapalhar a sua carreira.


O que te limita de avançar na carreira e o que são crenças limitantes?

As nossas crenças são pensamentos que a nossa mente registrou em alguma fase da nossa vida como uma “verdade absoluta”. As nossas crenças são criadas desde da concepção, das nossas experiências na infância, e que trouxemos conosco até hoje, através das crenças nós percebemos e interagimos com mundo ao nosso redor.

As crenças podem ser fortalecedoras, que potencializam as suas ações ou as crenças limitantes quando por algum motivo te impedem de agir e de avançar na carreira.

Descubra como construir seu plano de carreira.

Mas o que isso tem a ver com a sua carreira?

Tudo! Nada é possível se você não superar as suas próprias crenças limitantes.

Todas as crenças são instaladas na parte inconsciente da nossa mente, as crenças limitantes causam sofrimento, sensação de incapacidade ou de achar que as coisas nunca dão certo para você, ou até que você não é bom o bastante.

Você se identificou com alguns desses exemplos? Na maioria das vezes, esses pensamentos impedem você de progredir e realizar os seus sonhos. É como se uma parte sua sabe o que precisa fazer, sabe como fazer, e a outra parte simplesmente diz não.

Então nos frustramos, sentimos desânimo e vamos empurrando com barriga a nossa carreira, bloqueados e estagnados numa carreira e numa vida sem realização.

Conheça o incrível motorhome para nômades digitais trabalharem viajando.

O que fazer para mudar isso na sua carreira? 

crenças limitantes
Foto: Freepik

Em primeiro lugar é importante dizer que não é sua culpa, nada na sua mente funciona ao acaso. Se a sua mente pensa dessa forma, houve um bom motivo que gerou essa crença. A sua percepção de mundo, as suas crenças, foram importantes para você chegar até aqui. 

Ninguém se sabota conscientemente, como as crenças são geradas no inconsciente as vezes é mesmo difícil entender porque se sente assim. Como eu disse, você não tem culpa nisso, mas se é algo que te faz sofrer, se incomoda a sua evolução e principalmente se você quiser mudar esses padrões negativos na sua vida, aí sim! 

É sua responsabilidade e comprometimento consigo mesmo, que vai fazer você ultrapassar essa barreira. Mudar uma crença limitante não é difícil. Difícil é você acreditar que é possível mudar. Pois se você acreditar, você muda!

É claro que existem crenças muito mais profundas, onde precisará da ajuda de um profissional que possa te ajudar, afinal é impossível pensar numa carreira de sucesso enquanto esses pensamentos ocupam a sua mente noite e dia. Eles não ajudam em nada a criar a realidade que deseja.

Se até aqui este tema abriu-te os olhos, não desanime! Pense na sua crença limitante como um convite para abrir novas possibilidades de avanças na carreira. É possível melhorar a qualidade dessas crenças e abrir novos filtros mentais para te ajudar a instalar “novas verdades” na sua mente.

Veja também 8 dicas para encontrar um bom emprego sem diploma.

Como superar crenças limitantes que podem atrapalhar a sua carreira?

É importante saber que cada pessoa tem a sua própria representação de crenças, então a minha intenção aqui é  ajudar a identificar esses padrões de pensamentos e partir deles poder transformar em crenças possibilitadoras. 

Com lápis e papel na mão, comece:

1) Auto-observação

Comece a perceber os seus padrões de pensamentos, como eles se apresentam para você, de que forma eles comunicam-se consigo.  Escute aquela vozinha interior!

2) Registrar

Escreva no papel e analise a qualidade desses pensamentos. Pensamentos positivos geram crenças possbilitadoras e pensamentos negativos geram crenças limitantes. Reconheça os seus padrões mentais.

3) Identificação

Selecione as crenças mais graves, aquelas que te impedem de agir, provavelmente a crença que terá que rever.

4) Ressignificar

Para cada crença questionar racionalmente o porque são limitantes, e para cada crença, criar uma nova crença possibilitadora.

Por exemplo: 

  • “As coisas não dão certo” para “Eu vou fazer dar certo”.
  • “Eu não vou conseguir” para “Vou dar o primeiro passo e vejo o que vem depois”.

Nova programação mental para suas crenças limitantes

Desse modo, esse pequeno exercício pode ajudar a realizar uma nova programação mental. Porque conforme começamos a ver novas possibilidades e nos comprometemos com as nossas habilidades, ajustamos o foco no nosso melhor. No que realmente importa para a nossa vida e carreira, e assim, as crenças limitantes passam a ser a base de uma nova experiência. 

Não importa onde você está, o mais importante é saber que existem obstáculos que atrapalham o seu desenvolvimento, e você pode superar cada um deles através de um compromisso consigo. Apenas acredite que é possível!

Se precisar de ajuda conte comigo, estou pronta para ajudar a entender como fazer o exercício na prática, para você ter a oportunidade de transformar a sua vida para muito melhor. Vencendo dessa forma as suas crenças limitantes, que impedem você de alcançar o seu potencial pleno na vida e na carreira.

Veja quais são as 100 melhores empresas para empregos remotos em 2021.

*Eu sou a Vanessa Ferreira, psicóloga e coach de Carreira. Possuo formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional.

Veja também o que o que é Mindset? Descubra o Conceito e como isso pode te ajudar.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *