Mães empreendedoras: como construir uma carreira depois da maternidade?

mães empreendedoras
Foto: Elly Fairytale – Pexels.

É possível sermos mães empreendedoras? Veja dicas para construir sua carreira depois da maternidade.

Para muitas mulheres o empreendedorismo surge na vida como uma opção para gerar renda e reinventar as suas carreiras, quando o mercado de trabalho tradicional fecha as portas. Mas como é possível construir uma carreira depois da maternidade diante de tantos desafios? Hoje vamos trazer algumas dicas estratégias para você que passa por esse momento.


Mães empreendedoras: como construir uma carreira depois da maternidade?

Seja por decisão própria ou por uma demissão após a licença maternidade, a realidade é que milhões de mães, se veem sem salário e sem ter uma rede de apoio para deixar os seus filhos pequenos para trabalhar. A pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas mostra que 48% das mães brasileiras perdem o emprego após a licença maternidade.

Para essas mulheres, empreender virou mais do que uma alternativa, mas sim, uma necessidade. Ficar perto dos filhos e poder construir uma carreira após a maternidade é a saída para encontrar um ponto de equilíbrio entre uma remuneração que garanta as condições financeiras, uma satisfação profissional e a maternidade.

Carreira freelancer, saiba como começar a sua.

Tenha organização e determinação

Longe de ser tudo um mar de rosas, empreender após a maternidade requer uma boa organização familiar. Além de contar com um horário flexível e muita determinação para fazer dar certo. Como primeiro estágio, muitas mães empreendedoras têm o foco em gerar renda para a subsistência familiar, em seguida para realização profissional e depois uma contribuição para o mundo.

Para existir essa evolução é muito importante para as mães empreendedoras perceberem que os seus filhos estão seguros. A maternidade traz consigo muitas habilidades, ao tornar-se mãe, geralmente tornam-se são boas gestoras de crises. Desenvolvem empatia, capacidade de planejamento, economia doméstica, capacidade de realizar tarefas em cenários complexos e muitas vezes com poucos recursos. 

Ter uma rotina ajustada aos seus objetivos e organização familiar é o ponto de partida para iniciar o seu projeto de empreendedorismo. Vamos trazer algumas possibilidades para te ajudar neste processo, e assim poderá começar o seu plano de negócio alinhado ao seu talento e ao que sabe fazer de melhor.

Como conciliar carreira e maternidade: dicas práticas.

Por onde começar a construir uma carreira como empreendedora após a maternidade?

Veja como você pode começar esse novo desafio:

  1. Tenha clareza do seu talento e como isso pode se transformar num negócio lucrativo. Fazer da sua carreira um empreendimento que caiba na sua rotina, não é fácil, mas é possível. Entretanto, você precisa mapear e organizar tudo e fazer um sistema de produtividade que acompanhe a seu objetivo. Ter uma rede de apoio pode ajudar muito. 
  2.  Invista em capacitação: busque unir-se a uma rede de pessoas que compartilhe os mesmos interesses, para ganhar conhecimento. Fazer contatos profissionais é muito importante. Uma ferramenta para estruturar o seu negócio é a Google for Startups , com ferramentas e boas práticas.
  3. Faça um planejamento financeiro simples, aprenda a fazer a análise e o controle das tarefas financeiras da sua empresa. Assim, fica mais fácil tomar decisões acertadas e maximizar os resultados. O Sebrae pode ajudar com o curso gratuito de gestão financeira.
  4. Aprenda a usar as redes sociais para divulgar e dar visibilidade ao seu trabalho, ter uma estratégia de visibilidade e atração de clientes para o seu negócio.

Como a liderança feminina pode transformar o mundo pós-Covid-19,

6 ideias para começar a faturar como mãe empreendedora

Confira ideias para começar a trabalhar por conta própria e criar seu próprio negócio:

  • Ofereça serviços de consultoria na sua área de atuação, transforme o seu capital intelectual num negócio; 
  • Atue com o mercado digital, oferecendo serviços e produtos;
  • Trabalhe com serviços de artesanato, fotografia, beleza. Busque outras possibilidades para geração de renda e divulgue nas redes sociais;
  • Busque alternativas de vendas com produtos digitais e afiliados de empresas;
  • Trabalhar com produção de conteúdo para empresas e outros empreendedores;
  • Ofereça os seus serviços com freelancer de cozinheira, auxiliar doméstico, cuidadora de idosos, cuidadora de crianças para outras mães que trabalham no mercador formal.

Parece difícil, mas é possível ser uma ótima mãe e ter sucesso na carreira como empreendedora em simultâneo. Este pode ser o primeiro passo para construir uma carreira após a maternidade. Assim, percebermos que a nossa carreira  não é definida por um único modelo de contrato. Empreender com criatividade e usando os nossos talentos e habilidades, conseguimos um melhor equilíbrio entre trabalho e vida familiar.

Os nossos filhos impulsionam as nossas carreiras, por isso, mãos a obra!

Se precisar de ajuda, o coaching de carreira é uma ferramenta poderosa que ajuda no planejamento da sua carreira empreendedora. Ela te ajuda a estabelecer metas, prazos e uma mudança de mentalidade para encarar esta jornada de forma leve e com equilíbrio.

Veja também: como começar a sua carreira como nômade digital.

*Eu sou a Vanessa Ferreira, psicóloga e coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica em 2021.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *