4 razões para você evitar comparações que atrapalham a sua carreira

atrapalham a sua carreira
Foto: Fauxels – Pexels.

Descubra porque você deve evitar comparações que atrapalham a sua carreira e comece a acreditar mais em você.

Quantas vezes você já se pegou se comparando com o seu colega de trabalho, com a posição dele, o cargo que ele ocupa, com o salário que ele ganha. Mas, existem algumas razões para você evitar comparações que atrapalham a sua carreira. Se comparar com o outro é um hábito que pode ser destrutivo para a sua carreira. Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo não poderia ser diferente. 


4 razões para você evitar comparações que atrapalham a sua carreira

As vezes a comparação é inevitável. O risco desse hábito para algumas pessoas que passam as suas vidas num ciclo vicioso de comparação é sofrer muito, pois as suas carreiras estão pautadas no desejo e nas realizações do outro! Veja a seguir quais são essas razões:

1) Comparar seu desempenho

A primeira das 4 razões para você evitar comparações que atrapalhem a sua carreira, é que comparar o seu desempenho com o de outros colegas costuma fazer com que você se sinta pior a seu respeito e ao seu desempenho, e não melhor. E consequentemente atrapalha a sua performance em qualquer área.

Razões que atrapalham quem quer encontrar um emprego.

2) A comparação é o ladrão da alegria

“A comparação é o ladrão da alegria” essa frase do escritor norte-americano Theodore Roosevelt, reflete e segunda das 4 razões para você evitar comparações que atrapalham a sua carreira. Pois, esse nível de comparação tende a te colocar para baixo e começar a ter pensamentos destrutivos sobre a sua capacidade de realização.

Aqui cabe uma reflexão sobre as suas ações, que poderia gerar uma transformação na sua carreira de acordo com o seu objetivo profissional: 

  • O que você pode fazer para potencializar o próprio crescimento? 
  • Desenvolva pensamentos poderosos que vão te levar ao sucesso!

Saiba como superar o medo da mudança de carreira.

3) Perda de tempo e improdutividade que atrapalham a sua carreira

É improdutivo ficar gastando tempo se comparando com o outro, essa é a terceira das razões para você evitar comparações que atrapalham a sua carreira. Quando direciona o seu tempo e foco no outro, você está deixando de olhar para você, de desenvolver as suas habilidades e competências que podem alavancar a sua carreira.

4) O sucesso do outro não é métrica para sua carreira

O sucesso do outro não é métrica para sua carreira, esta é a quarta das razões para você evitar comparações que atrapalham a sua carreira. A carreira é sua e talvez seja mais importante você focar nos seus atributos para desenvolver a sua melhor versão para cada desafio que precisa superar. Faça uma autoavaliação e reflita sempre o que pode mudar, analise e parta para a ação que se concretize esta meta clara e objetiva para você.

As 25 empresas da Alemanha mais atraentes para trabalhadores qualificados.

A sua carreira é resultado das escolhas que você faz, não se espelhe na dos outros

Os seus desafios serão enfrentados por você! Pratique a auto vigilância na qual está se comparando, repense as ideias negativas, identifique os padrões mentais que se repetem e valorize quem você é de verdade.

Será uma boa forma de assumir novos desafios e verá o quanto irá se tornar mais consciente da sua capacidade de superação ao invés de comparação. Quando você parar de se comparar vai descobrir que felicidade na carreira é ser quem você é.

O coaching de carreira é uma ferramenta poderosa que ajuda no planejamento da sua carreira, pois envolve autoconhecimento, fundamental para te ajudar neste processo.

Saiba como como desenvolver uma carreira de sucesso, ainda na universidade.

*Eu sou a Vanessa Ferreira, psicóloga e coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica em 2021.

Conheça também quais são os melhores países para trabalhar na Europa:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *