O mais recente relatório da Federação Canadense de Empresas Independentes (CFIB) afirma que sobram 430 mil vagas de emprego no Canadá. A falta de profissionais afeta, principalmente as pequenas e médias empresas do país da América do Norte.
Sobram 430 mil vagas de emprego no Canadá
O relatório apresentado pela CFIB mostra que sobram 430 mil vagas de emprego no Canadá e que a taxa de vacância subiu de 2,9% para 3,3% no terceiro trimestre de 2018. Para a Federação Canadense de Empresas Independentes a falta de profissionais cria uma pressão enorme na economia do país.
Pequenas e médias empresas sofrem com falta de mão de obra
As taxas em relação às vagas avançaram no setor de serviços profissionais, construção, agricultura e petróleo e gás, mas permaneceram inalteradas em outros setores. Os serviços pessoais mantiveram a maior taxa em 4,8%, seguidos pela construção (4,4%) e serviços profissionais (3,8%).
Esses setores também tendem a ter negócios menores, em média, e contam com taxas de vacância mais altas do que o das grandes empresas. Os setores de finanças e informação tiveram os menores números de emprego sobrando ficando em 2,1% e 1,8%, respectivamente.
Saiba como fazer o visto para morar no Canadá.
Programas de incentivo
O Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou em novembro de 2017 um programa de três anos que visa aumentar e incentivar a chegada de trabalhadores estrangeiros. Para o líder canadense o país deverá receber mais de 300 mil pessoas até o final de 2018.
Para 2019 a ideia é permitir que 330 mil novos profissionais imigrantes sejam aceitos no Canadá e em 2020 mais 340 mil. Além disso os outros vários programas para a atração de trabalhadores temporários serão mantidos. Para se ter uma ideia, em 2017 o Canadá emitiu 286 mil vistos desse tipo.
Descubra qual o perfil de imigrante que o Canadá está buscando.
Províncias com mais vagas de emprego no Canadá
Quebec continua a liderar o país com o mercado de trabalho mais apertado, com uma taxa de vacância de 4,1%. Colúmbia Britânica manteve sua taxa de vacância de 3,7%, enquanto Ontário experimentou um leve aumento para 3,3%. Nova Scotia e Alberta também registraram aumentos para 2,6%, enquanto Nova Brunswick (2,7%) e Manitoba (2,6%) mantiveram-se estáveis. Saskatchewan, Prince Edward Island, Newfoundland e Labrador percorreram o resto do país em 2%, 1,5% e 1,3%, respectivamente.
Confira a lista das províncias e a quantidade de vagas abertas:
- Quebec: 117.700 vagas por preencher
- Columbia Britânica: 67.100
- Ontário: 167.900
- New Brunswick: 6.300
- Manitoba: 11.300
- Nova Scotia: 7.900
- Alberta: 41.800
- Saskatchewan: 6.900
- Ilha Principe Edward: 700
- Terra Nova e Labrador: 2.100
Leia também: Canadá está recrutando profissionais brasileiros para trabalharem no país.
Quais são os idiomas oficiais do Canadá
Os idiomas oficiais do Canadá são o inglês e o francês. Em 2006, cerca de 17,4% da população canadense era bilíngue, sendo capazes de conversar em ambas as línguas oficiais do país, porém estima-se que 57,8% da população fale inglês e 22,1% francês.
Canadá: 5 profissões em alta no país em 2018.
10 principais pontos turísticos do Canadá
Se você pretende viver ou visitar o país da América do Norte, confira os 10 principais pontos turísticos do Canadá:
- Capilano Suspension Bridge (Vancouver)
- Banff National Park (Alberta)
- CN Tower (Toronto)
- Parliament Hill (Ottawa)
- Niagara Falls (Ontário)
- Botanic Garden (Montreal)
- National Gallery of Canada (Ottawa)
- Peggy’s Point Lighthouse (Nova Scotia)
- Stanley Park (Vancouver)
- Basilica-Cathedral Notre-Dame de Québec
Temperatura no Canadá
A temperatura no Canadá é um assunto que interessa muita gente, especialmente porque a ideia é de que no país da América do Norte só faz frio o que é um engano. O Verão por lá costuma lembrar muito o do Brasil e as estações do ano são bem marcadas.
Veja uma tabela com as temperaturas médias anuais nas principais cidades do país:
Horário no Canadá
O Canadá conta com seis fusos horários e você pode consultar a hora certa na cidade do país que lhe interessa.
Leia também quais são as 10 profissões mais requisitadas para imigração no Canadá.