Descubra o perfil de imigrante que o Canadá está buscando

Morar no Canada
Foto: Kim Seng

Confira uma entrevista exclusiva sobre como morar na Canadá e qual o perfil de imigrantes que o país tem procurado.

Se você está planejando morar no Canadá, é importante saber quais as suas chances de obter o visto para morar no país. A qualidade de vida e a segurança são alguns dos fatores determinantes para que brasileiros procurem o Canadá para morar e construir uma família.

Pensando nisso, nós do site Vagas pelo Mundo fomos conversar com a brasileira Carolina Schulz Bahls de Almeida que mora no Canadá desde 2015. Carolina atualmente é consultora educacional na empresa UvanU International e mora na grande Vancouver, na cidade de New Westminster.





Como é possível morar no Canadá

Confira a entrevista exclusiva com Carolina Almeida para o site Vagas pelo Mundo.

1) Qual é o perfil de imigrante que o Canadá tem buscado?

Imigrantes jovens, com alta escolaridade, com experiência em profissões qualificadas, saudáveis e com expectativa de vários anos de contribuição previdenciária e tributária.

2) É verdade que eles tem rejeitado pessoas acima dos 30 anos?

Não. Existem programas de imigração provinciais que não levam em conta a idade dos aplicantes. Essa ideia existe porque para o programa federal de imigração chamado Express Entry a pontuação diminui a partir dos 30 anos.

Leia também: Canadá está recrutando profissionais brasileiros para trabalharem no país.

3) Casais jovens com filhos tem prioridade, ou não?

Não necessariamente. Para aplicação de vistos de estudos uma família deve demonstrar vínculos com o país de origem para que não dê a entender à imigração canadense que não tem intenção de retornar ao seu país.

Para fins de processos federais de imigração casais mais jovens ganham pontos baseados na idade dos aplicantes, escolaridade, profissão qualificada e quantos anos de experiência qualificada tem no país de origem e no Canadá.

grupo-novo-facebook

4) Porque é difícil obter o visto de trabalho?

Não é difícil em si, basta o cumprimento de certos requisitos. Existe uma falsa ideia de que o Canadá está implorando aos brasileiros que venham popular o país. Infelizmente isso é uma estratégia de marketing utilizada por uma série de empresas de imigração, e não é uma realidade.

Conheça as melhores empresas para se trabalhar no Canadá.

5) Como funciona o processo de visto de estudo? E o visto de trabalho?

Para vir estudar no país é necessário ser aceito em uma instituição de ensino mediante a comprovação de aptidão do inglês (exames oficiais IELTS, TOEFL) e de acordo com requisitos específicos do programa de ensino. Cumpridos os requisitos e paga a matrícula, a instituição emite uma Letter of Acceptance que é utilizada para requerimento do visto de estudos.

Interessante frisar que a imigração canadense quer ver sua condição financeira de arcar com os custos do seu estudo e de seu sustento durante o período de estudos, no qual o aluno pode trabalhar apenas meio período (20 horas semanais).

6) É possível permanecer no Canadá após o término dos estudos? Por exemplo uma graduação ou Mestrado?

Sim, se você é estudante de college ou Universidade pública, você tem direito ao PGWP (POST GRADUATE WORK PERMIT). A duração do PGWP vai depender da duração do seu programa de estudos.

Saiba como fazer o visto para morar no Canadá.

Entrevista Canada
Carolina Almeida e sua família no Canadá

7) Existe alguma cidade onde seja mais fácil imigrar no Canadá?

Existem regiões menos populosas que oferecem mais facilidades, como por exemplo Yukon.

8) Quanto tempo demora o processo de visto? Ele deve ser solicitado ainda no Brasil?

O visto pode ser requisitado por cidadãos brasileiros independente do país de residência atual. O tempo de processamento consta no site da imigração canadense, de acordo com o tipo de visto e a cidadania do aplicante.

Um visto de estudos no Canadá, se requisitado do Brasil está levando em média 2 meses para ser processado e o processo de residência permanente mediante ao programa Express Entry leva por volta de 6 meses se o aplicante estiver morando no Canadá.

9) Existem algumas profissões mais requisitadas para imigração?

Existem áreas de alta demanda, profissões na área de TI (Tecnologia da Informação) são bastante requisitadas.

Canadá: 5 profissões em alta no país em 2018.

livro morar fora claudio abdo

10) Qual o custo do visto e de todo o processo? Quanto dinheiro é preciso levar?

Depende o processo de visto, a estratégia de imigração (estudos, residência permanente etc…)

11) Como é o custo de vida em relação trabalho? Compensa?

As prioridades são diferentes aqui no Canadá, moro há 3 anos e 4 meses e desfruto do sistema de trânsito unificado da grande Vancouver (ônibus, trem, balsa) sem precisar necessariamente de um carro.

O aluguel nas cidades mais populosas do Canadá, são o valor mais desafiador na economia familiar, quando se chega como estudante ou como residente temporário, comprar um imóvel não é uma realidade e o valor do aluguel por vezes chega a 1/3 da economia familiar. A saúde pública canadense é direito de todos, ao mesmo tempo é cobrada uma mensalidade obrigatória (atualmente na província de British Columbia no valor de CAD$ 37,50).

A segurança e a qualidade de vida (lazer, parques, natureza) disponível a qualquer classe social faz valer a pena a relação custo de vida e trabalho no Canadá.

Conheça as melhores cidades para viver no Canadá.



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *