
Conheça as tradições da Inglaterra e o que sentimos de diferença na cultura e hábitos ao morar no Reino Unido
Morar no Reino Unido é o sonho de muitas pessoas, porém, o país possui uma cultura e tradições muito diferentes. Por isso, se você se interessa pelas tradições da Inglaterra, conheça várias coisas diferentes que vivemos ao morar lá.
Tradições da Inglaterra: o que aprendi morando no Reino Unido
Nós moramos na Inglaterra em 2019 e por lá vivemos experiências fantásticas. Mas duas coisas fizeram falta: o calor humano e o sol. Nós moramos no Condado de Derbyshire, na região de Midlands, na região Centro da Inglaterra. Com lugares lindíssimos de natureza, o Peak District (um parque natural) foi algo que nos surpreendeu. Cada pequena vila, cada pub, cada palácio, tudo era diferente e incrível para os olhos.
É normal que quando a gente ainda não teve a possibilidade de conhecer um país ou uma nova cultura, a gente se baseie nos estereótipos. Por isso, muito provavelmente se eu perguntasse o que passa na sua cabeça quando pensa na cultura da Inglaterra, sua resposta seria baseada naqueles estereótipos tradicionais.
Porém, é necessário ter em conta que a cultura da Inglaterra é bastante rica e diversa. Primeiro porque o Reino Unido é composto por quatro países, são eles: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Por isso, podemos dizer que é uma nação com muitas nacionalidades e etnias.
Contudo, podemos afirmar tranquilamente que, mesmo com muitos contrastes e pluralidades, existem muitas coisas em comum. Por exemplo, raramente você verá um britânico que não gosta de beber uma generosa xícara de chá com scones (um muffin inglês). Uma curiosidade é que muitos britânicos gostam de tomar chá preto com leite, como se fosse um café com leite.
Ou até mesmo um inglês típico que não curta beber uma cerveja, de preferência local, depois do trabalho em um dos milhares de pubs espalhados pelo país.
Melhores bairros de Londres: onde morar na Inglaterra?
Tradições da Inglaterra: vida no país
Para facilitar a vida, criamos uma listinha com algumas coisas interessantes das tradições da Inglaterra. Confira:
1. Não existe regra definida para cumprimentar
Enquanto que em países como o Brasil, as regras para cumprimentar alguém sejam praticamente iguais e tenham poucas variações de estado para estado (por exemplo: no Rio de Janeiro são dois beijinhos, no Sul são três, etc), na Inglaterra isso não acontece.
No país europeu não existe uma regra clara e isso complica as coisas. Algumas pessoas preferem aperto de mão, outras um abraço e tantas outras optam por balançar levemente a cabeça dizendo apenas um tímido “Hello” (Olá!).
Isso causa alguns constrangimentos. Sem falar no fato de que, mesmo tendo feitos inúmeros cursos de inglês, as pessoas no Reino Unido não costumam dizer “Thank you” depois de uma gentileza como segurar a porta.
Sim, por incrível que pareça, na cultura da Inglaterra as pessoas dizem “Cheers” ao invés de “Thank you” depois de uma gentileza do tipo segurar a porta para alguém entrar ou sair de um lugar. Confesso que isso me causou algum estranhamento quando morei lá, mas logo acostumei e percebi que o “Cheers” é super simpático e usual.
2. Os ingleses bebem chá mesmo?
Sim, muito! Não podemos falar da cultura da Inglaterra sem mencionarmos o famoso chá inglês. Ok que nem sempre ele é às 5h da tarde, mas de maneira geral eles bebem muito chá e não é um chazinho fraco. É o poderoso e forte chá preto o preferido dos cidadãos ingleses.
Aliás, a cultura da Inglaterra é beber um chá para fazer quase tudo. Acordou, chá. Intervalo do trabalho, chá. Chegou um amigo na sua casa, chá. Temos uma reunião importante, chá, Enfim, o chá é muito consumido na Inglaterra.
Melhores cidades para morar na Inglaterra: veja a lista.
3. Tradições da Inglaterra: Mania de pub e muita privacidade na vida pessoal
Enquanto nós brasileiros temos por hábito convidar as pessoas para irem à nossa casa, a cultura da Inglaterra meio que exige que as pessoas se encontrem num pub. Aqui está uma diferença cultural que pode ser facilmente percebida.
Esse negócio de um ir na casa do outro é praticamente inexistente. Os ingleses, de maneira geral, são extremamente educados e nutrem um profundo respeito pela privacidade. E você nota isso numa conversa. Por exemplo: os ingleses jamais fazem perguntar invasivas e de cunho pessoal.
Por isso acredito que eles tem mania de pub. No pub eles bebem, comem, assistem TV, leem jornal, ouvem música, jogam sinuca e se comportam como se estivessem na sala da casa deles. O pub é, com certeza, uma cultura da Inglaterra.
Uma curiosidade é que pub significa public house (casa pública), por lá até os cachorros são aceitos. Além de tomar um pint de cerveja, eles almoçam, passam o tempo e assistem esportes na TV.
Roteiro de viagem Inglaterra: 5 destinos imperdíveis para visitar
4. Desculpa, desculpa e mais desculpa
Uma cultura da Inglaterra muito praticada pelos ingleses é pedir desculpas por tudo e por nada. “Sorry” talvez seja a palavra mais falada na Inglaterra, junto com “Cheers”. Posso dar alguns exemplos bobos de como eles pedem desculpas para tudo. Saindo do metrô e você vai subir a escada rolante: a pessoa fica parada esperando e pede desculpas (meio que para dar a vez).
Nos corredores do supermercado também. Você está com o seu carrinho indo, um inglês está vindo e mesmo que o corredor tenha três metros de largura, você vai ouvir um “Sorry” quando passar por você. Eles usam o “Sorry” também para pedir licença. Então ao invés de te pedir licença para alcançar um produto na prateleira, você ouvirá um “Sorry”.
Saiba como morar na Inglaterra: melhores cidades, cultura e documentação necessária
5. Eles corrigem o seu inglês, mas de maneira super educada
Mesmo que você tenha fluência no idioma, algumas palavras só serão corretamente pronunciadas quando você estiver morando no Reino Unido. Porém, uma cultura da Inglaterra e dos ingleses é de corrigir o seu inglês, mas de maneira super educada.
Lembro de dois exemplos engraçados de quando eu morei lá. O primeiro é que o nome da rua que eu morava era “Edinburgh Road”. Você leu? Leia de novo. Aposto que você não seria compreendido na Inglaterra. Vou tentar explicar. A pronúncia para eles compreenderem teria que ser algo como: “ÉDIMBRU ROUD”.
E eles vão te corrigir, super na boa, mas vão. E você não vai ficar triste, só vai achar engraçado e começará a falar “ÉDIMBRU ROUD”. Outro exemplo foi o da palavra “refugees” (refugiados). Para que eles possam compreender, você tem que falar “refugeeeeees” e não “refugees”. Tem que esticar o “eeee” se não eles não compreendem.
Descubra Londres: Dicas imperdíveis para sua viagem para Inglaterra
6. Abriu o sol, os ingleses aproveitam
Eu costumo dizer que São Pedro gosta de tirar sarro da cara dos ingleses. E digo isso porque o clima lá é, na melhor das hipóteses, MALUCO. Tem até um ditado na Inglaterra que diz: “se você não gosta do clima inglês, calma que daqui a 5 minutos ele muda” (“If you don’t like the English weather, wait 5 minutes”). E é muito verdade.
Chove, venta, esquenta, esfria, neblina, neve, sol, chuva e assim por diante. E tudo isso numa manhã. É uma coisa de loucos. Por isso, deu sol os ingleses correm para apanhá-lo. Sem falar que quando o termômetro passa dos 18ºC, eles já acham que é Verão.
Tomam sorvete, colocam bermudas e biquínis e correm para o sol. E nem precisa de praia, pode ser um parque numa cidadezinha do interior que está valendo. No Verão, os britânicos gostam de usar camisetas engraçadas, estilo havaianas, com muitas estampas.
Morar na Escócia: vale a pena mudar para o Reino Unido?
7. English Breakfast e Fish and Chips: pratos típicos da Inglaterra
O English Breakfast, o café da manhã inglês, é composto por feijão doce, tomates assados, cogumelos, bacon, salsicha, ovo frito e torradas. Uma verdadeira refeição que te alimenta para o dia todo. É super diferente e uma delícia. Algumas pessoas podem achar o feijão doce um pouco estranho, mas ele acaba combinando com os demais componentes do prato.
Já para o almoço ou jantar, o prato típico é o Fish and Chips (um Peixe empanado com batata frita e acompanha ou ervilhas ou um molho tártaro). É um prato muito simples, mas muito gostoso. Super tradicional em todos os pubs do país, de norte a sul. A grande diferença está na casquinha crocante do peixe, feito com cerveja ou água com gás para ficar mais “aerado”.
Entre outros pratos tradicionais da Inglaterra está o Yorkshire Pudding, um pãozinho que lembra o nosso pão queijo, porém mais escurinho. Ele é servido em vários pratos e acompanha sempre o Sunday Roast (o tradicional Assado de Domingo, comuns em pubs e nas casas dos ingleses).
Agora que você já sabe mais da cultura da Inglaterra, aproveita e conta aí o que você achou da lista! E você, já visitou ou morou na Inglaterra?
*Para fazer remessas internacionais, utilize a Remessa Online, com preços mais baixos, rapidez no envio e utilize o nosso cupom de 15% de desconto: VAGASPELOMUNDO
*Inscreva-se no nosso canal de vídeo e descubra se valeu a pena morar a Inglaterra?