Por que é tão difícil conseguir um emprego no exterior estando no Brasil?

Emprego no exterior
Foto: Pixabay

Dicas para conseguir um emprego no exterior e ser contratado.

Muitas pessoas sonham em conseguir um emprego no exterior, mas acham muito difícil alcançar esse objetivo ainda estando no Brasil. Pensando nisso, hoje vou te contar porque é tão difícil ser contratado estando longe e como é possível reverter isso.





Por que é difícil conseguir um emprego no exterior?

Existem diversos fatores que tornam difícil conseguir ser contratado ainda estando no Brasil, vou listar alguns deles:

Burocracia

Muitas empresas evitam buscar profissionais fora do país por conta da burocracia do visto de trabalho. Entretanto, muitos profissionais qualificados estão em falta e buscar pessoas competentes no exterior é uma ótima solução para a empresa.

Trabalhar em multinacional: saiba como é possível.

Concorrência internacional

O mundo globalizado traz muita facilidade para nos deslocarmos de maneira rápida e muito mais barata que alguns anos atrás. É possível pegar um voo no almoço no Brasil e jantar nos Estados Unidos, por exemplo.

A globalização está cada vez mais presente e as pessoas se deslocam muito mais facilmente por conta das oportunidades profissionais e de estudo. Porém, somos 7 bilhões de pessoas do mundo, e nós brasileiros (portugueses ou falantes de língua portuguesa), concorremos com pessoas de diversas partes do mundo.

Por isso, precisamos saber destacar nossas qualidades, habilidades e nossas conquistas de maneira assertiva para os recrutadores.

Conheça as 30 empresas que mais patrocinam visto de trabalho para os Estados Unidos.

Agilidade na contratação

Algumas empresas precisam trocar profissionais de maneira rápida e muitas vezes uma pessoa que está no exterior, não poderá começar imediatamente. Por isso, a contratação de pessoas que já estão no país muitas vezes é mais fácil para a companhia.

Veja quais são os 10 melhores países para imigrar e juntar dinheiro.

Como conseguir um emprego no exterior?

Sabendo das principais dificuldades que vamos encontrar na hora de conseguir um emprego no exterior, vamos te dar algumas dicas que podem ter ajudar. Vamos lá?

Planejamento e passaporte em mãos

O primeiro passo para que deseja trabalhar no exterior é fazer um planejamento. Ele deve ser de cunho financeiro, pessoal e familiar. Pesquise muito sobre os destinos que te encantam, se existe demanda para a sua área de trabalho, entre em grupos no Facebook de pessoas que já moram lá.

Procure vídeos no Youtube, sites de emprego, notícias sobre o país, sobre o custo de vida, se informe também sobre o clima, valores dos impostos, etc.

Faça seu passaporte com antecedência, antes de começar a procurar emprego no exterior. Faça uma pasta com todos seus documentos, diplomas e históricos escolares. Deixe tudo organizado.

Conheça as empresas que patrocinam visto na Austrália.

Junte dinheiro

Junte dinheiro para os custos da viagem e para seu recomeço no exterior. Algumas empresas patrocinam o visto e pagam os custos da mudança do profissional, mas para isso acontecer, seu perfil profissional deve ser muito desejado para a empresa.

Esteja preparado se você precisar arcar com as despesas de mudança, passagens aéreas, primeiros aluguéis no exterior, etc.

Descubra como guardar dinheiro para sair do país.

livro morar fora claudio abdo

Dupla cidadania

Quem possui dupla cidadania (com a europeia, por exemplo), tem a grande vantagem de não precisar de visto para morar em diversos países do mundo.

Quem busca uma emprego no exterior e já tem o passaporte europeu ou do país de destino, facilita muito na parte burocrática e de documentação.

Saiba como enviar dinheiro para o exterior.

Proficiência em inglês

Dominar um segundo idioma hoje em dia é fundamental. Ter a proficiência em inglês é muito importante para conseguir um emprego no exterior e ser contratado por uma multinacional.

Se você domina outros idiomas, como o espanhol, francês, alemão ou mandarim, também são grandes fatores para ser contratado no exterior.

Os profissionais que possuem certificados de proficiência como o IELTS ou TOEFL ganham ainda mais pontos. Porque esses testes afirmam que você está pronto para entender, falar e compreender em inglês.

Confira dicas para melhorar seu inglês.

Experiência profissional

Quem possui experiência profissional – e é um expert em uma área – possui vantagens quando se candidata para uma vaga similar no exterior. É muito importante que você tenha um portfólio ou exemplos que trabalhos anteriores que já desenvolveu e quais os êxitos obtidos.

Formação e um bom currículo

Ter uma formação acadêmica, cursos, formações na sua área e preparar um bom currículo é muito importante. O seu currículo será a sua apresentação para a empresa, por isso, ele deve ser muito bem desenvolvido.

Faça com calma, coloque o essencial, filtre as maiores empresas que trabalhou e seja sucinto. Destaque seus pontos fortes e suas características no ambiente profissional.

Trabalhar no exterior: os países que mais recebem brasileiros.

Vantagens de ser brasileiro em um emprego no exterior

Algumas das vantagens de ser brasileiro para o mercado de trabalho internacional são:

  • dinamismo do profissional brasileiro;
  • proatividade;
  • capacidade de comunicação;
  • capacidade de fazer multitarefas.

O profissional brasileiro é bem visto no exterior também pela sua versatilidade. Por isso, esteja de braços abertos a arriscar e se candidatar a uma vaga de emprego no exterior. Faça um planejamento, prepare um currículo perfeito e boa sorte na sua jornada!

Também pode te interessar: 5 passos para ter um excelente currículo no LinkedIn.

*Se você precisa fazer uma transferência internacional, nós recomendamos o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

*Para obter descontos de até € 41,00 (euros) na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

*Para alugar um carro na Europa, escolha o Rentalcars, o site compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante na sua viagem.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há quase 5 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou 4 anos e meio em Portugal e atualmente está passando uma temporada na Inglaterra. Atua há 14 anos na área de Jornalismo, produção de contéudos e mídias sociais.

2 comentários em “Por que é tão difícil conseguir um emprego no exterior estando no Brasil?

  • 16 de abril de 2019 em 8:13 am
    Permalink

    Obrigada Erika!!!! Já atualizei o post. Beijos!!!

  • 15 de abril de 2019 em 10:22 pm
    Permalink

    *assertiva Amanda, com dois “s” 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *