10 perguntas em uma entrevista de emprego

Entrevista de emprego
Foto: The Independent

Saiba quais são as principais perguntas em uma entrevista de emprego e como se preparar.

Você procurou uma vaga com o seu perfil, enviou seu currículo, fez as devidas pesquisas sobre o emprego, fez pensamentos positivos e enfim recebeu um contato de que foi selecionado e deve se apresentar para uma entrevista de emprego. E agora? Calma, nada de pânico… Nós damos uma forcinha neste texto, afinal você precisa chegar para a entrevista com a língua e as ideias afiadas.

A nossa primeira dica é: seja sincero e coerente nas respostas, os profissionais que costumam realizar entrevistas de emprego são preparados, fazem isso várias vezes ao dia e não querem respostas prontas e nem aquelas que todos acham que eles querem ouvir.

A segunda dica é: mantenha a calma, as vezes é difícil, mas existem técnicas, primeiro respire e busque o melhor controle que você puder. Pense que durante a entrevista de emprego, quem faz a seleção quer conhecer você essencialmente, então já temos aqui uma boa vantagem. Você é o melhor nisso, afinal ninguém sabe mais sobre você do que você mesmo (talvez sua mãe saiba, mas, por favor, não a leve junto em uma entrevista de emprego.)





As perguntas em uma entrevista de emprego

Com segurança e certeza de que você vai conseguir responder a tudo com tranquilidade, vamos a nossa seleção das principais perguntas e respostas em uma entrevista de emprego.

1. Fale um pouco sobre você

Esta é uma das principais formas de se introduzir uma entrevista de emprego. É o seu cartão de visitas da entrevista e também é o momento que o recrutador irá perceber se você está a vontade, preocupado ou nervoso demais.

Procure ser o mais sincero e sucinto possível. Para se organizar mentalmente comece falando pelo lado profissional, valorize suas conquistas profissionais e conclua com alguns pontos de sua personalidade, se é extrovertido, se gosta de natureza, se é curioso sobre tecnologia, enfim algo pessoal mas que também possa motivá-lo profissionalmente.

Não está conseguindo emprego? Saiba onde está errando.

2. Qual o seu principal defeito e a sua principal qualidade?

Pergunta muito comum em uma entrevista de emprego. Mais uma vez seja coerente e não se perca tentando impressionar. Também evite clichês do tipo “sou muito perfeccionista”, o recrutador sabe distinguir quem está ali dizendo o que ele quer ouvir, simplesmente para levar vantagem.

Descreva os pontos fortes com as suas competências e experiências profissionais relacionadas diretamente com o emprego a que está se candidatando. Indique algumas qualidades associadas a um bom profissional:

  • responsabilidade,
  • competência,
  • empenho,
  • pró-atividade,
  • pontualidade,
  • criatividade,
  • dedicação,
  • iniciativa.

grupo-novo-facebook

A sua resposta não deve ser muito negativa quando se tratar dos pontos fracos. Principalmente sobre a vaga em questão, não diga que é péssimo em matemática se a vaga for para tarefas que requeiram esta habilidade, neste caso, repense a candidatura, seja prudente.

Mas esta questão também pode ser respondida com criatividade, por exemplo, diga que geralmente não consegue render muito bem de estômago vazio, ou que quando está muito motivado com uma tarefa pode acontecer de se perder no tempo.

Mas lembre-se, os melhores profissionais estão em busca de melhorias contínuas, portanto termine sua resposta, seja ela qual for, com a informação de que está em busca para melhorar este ponto fraco e aprender com ele.

Confira nossas dicas para entrevista de emprego online.

3. Quais seus principais potenciais como profissional?

Esta é daquelas que você tem que ter na ponta da língua, não só para se “vender” bem para o recrutador, mas para demonstrar a sua segurança, firmeza e conhecimento pessoal. Mas claro, mantenha os pés no chão e não vá dar uma de superior e nem arrogante, isso pode ser fatal.

Não existe resposta padrão, mas o ideal é você ter uma listinha mental de suas principais habilidades e a partir daí, comentar brevemente sobre elas. Por exemplo, se for altamente extrovertido, diga que se sente totalmente à vontade para trabalhar em equipe, motivar os colegas, trabalhar com bom-humor e despertar o melhor das pessoas. Exemplifique alguma situação em que você utilizou isso para agregar em trabalhos anteriores.

Se você tem alguma habilidade técnica que pode ser um diferencial, traga isso para a conversa, por exemplo, se já ganhou algum prêmio de produtividade em experiências anteriores, “premiado como melhor vendedor do ano no setor tal” se a vaga for comercial é um bom argumento para marcar a sua habilidade.

Veja nossas 5 dicas para conseguir um emprego no exterior.

4. O que chamou a sua atenção nesta vaga?

Fale a verdade, mas responda com suavidade. Diga que esta pode ser uma grande oportunidade para sua carreira, que você se sente preparado para assumir a vaga. Esteja preparado de fato para responder questões práticas.

Se caso for o horário de trabalho revele o porquê, se for o salário diga que busca crescer financeiramente e que tem ambição. Se caso seja o fato de subir de posição na empresa haja com profissionalismo, diga que espera ser valorizado por aquilo que você já realizou para cooperar com a organização. Responda com honestidade, mas busque argumentos sólidos que justifiquem sua resposta.

Entrevista de emprego: as perguntas mais difíceis na Apple.

5. Como você se imagina daqui a 5 anos?

Aqui você precisa tomar cuidado para não divagar demais, nem se perder nas respostas. Já que você veio buscar esta vaga, procure relacionar os seus objetivos com a empresa e o cargo a que se está se candidatando.

Durante uma entrevista de emprego é aceitável comentar fatores pessoais, mas que não fujam das responsabilidades profissionais, por exemplo, se o seu objetivo é dar a volta ao mundo daqui a 5 anos, não seria muito prudente uma empresa te contratar agora, não é? Não caia em armadilhas que o levem para o fato de estar confortavelmente bem remunerado daqui a 5 anos, isso todo mundo quer e para isso é preciso primeiro gerar os resultados que a empresa espera.

Se tiver planos de fazer uma atividade, ou estiver cursando algo específico é bom citar, dizer que se vê com mais habilidades e aumentar as atuais. Se estiver construindo, ou reformando, diga que imagina a sua casa pronta, pois é uma forma de motivação pessoal que pode fazer a diferença na hora de “mostrar serviço”.

Veja também: como conquistar o recrutador na entrevista de emprego.

6. Porque você acha que a empresa deveria escolher você para esta vaga?

Esta é uma daquelas respostas que precisa de lição de casa antes da entrevista de emprego. Aqui não basta apenas falar de você, o que também é importante, é preciso ter conhecimento do terreno. Antes de ir a entrevista estude a empresa, as particularidades da vaga e o do setor em que ela está inserida. Se você souber estas informações sua resposta para esta pergunta ficará totalmente embasada.

Por exemplo, estudando sobre o setor você pode descobrir que ele teve um crescimento nacional de 20% em relação ao ano anterior, assim é pertinente dizer que ter profissionais preparados pode aumentar ainda mais essa expectativa dentro da empresa. Ou então, se você sabe que a empresa precisou demitir pessoal devido a alguma remodelação, ou fechar alguma unidade, diga que você está pronto para ajudar no crescimento e recuperação.

Outro exemplo, se em seu estudo prévio você descobrir que a empresa foi reconhecida em ações ambientais, é uma oportunidade para enfatizar essa informação e afirmar que seria uma honra trabalhar em uma organização que se preocupa com o meio ambiente.

E claro, venda seu peixe diretamente, diga o que torna você diferente do seu concorrente, algumas características que o tornam especial para esta vaga, sua qualidade profissional na essência.

7. Qual a sua experiência para trabalhar nesta vaga?

Se você foi chamado para a entrevista de emprego é porque alguma coisa em seu currículo chamou a atenção, ou se você foi indicado, é possível que tenha sido por já ter demonstrado alguma habilidade com o perfil da vaga. Esta é a hora de explicar na prática os feitos que já realizou e que podem ser uma boa forma de exemplificar sua experiência.

Técnica STAR

Há uma técnica chamada STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado), que auxilia a forma de fornecer exemplos concretos que mostrem que você tem experiência e competência para a vaga em questão.
Na prática, você precisa contextualizar a situação. Eexemplo: “Trabalhei durante 3 anos como gerente de loja de roupas, meu papel era gerenciar uma equipe de 10 pessoas, motivar as vendas e cobrar os resultados”.

Descrever o que você realmente fez (a ação) e o que você alcançou (o resultado). Por exemplo, “Apliquei um programa de gamificação na equipe, as vendas cresceram 50% e a motivação na equipe também.”

Com esta técnica você consegue apresentar exemplos reais e garantir que suas qualidades podem fazer diferença caso seja o escolhido para ocupar a vaga.

10 coisas que não devem ser ditas em uma entrevista de emprego.

8. Qual a sua expectativa salarial?

É uma das perguntas de uma entrevista de emprego que devemos ter certos cuidados na resposta. O ideal é ter a informação da média salarial do cargo pretendido. Se existe tabela ou teto salarial para aquela ocupação especifica, também é bom ter conhecimento destes valores.

Pode também falar que o mínimo que considera era o mesmo, ou algo acima do seu último salário, se for este o caso. E também há as motivações pessoais, há casos que o salário nem é o mais importante, e sim a estabilidade ou a segurança da cidade para onde exista a vaga.

Fale de maneira franca, mas com parcimônia. Reforce que deseja o cargo por razões que vão além do dinheiro. Se for o caso, deixe claro que está disponível a negociar valores e receber outros benefícios.

Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office.

livro morar fora claudio abdo

9. Por que saiu do emprego anterior e o que procura em um novo emprego?

Jamais critique a sua empresa ou gestores anteriores, pois quem garante que não você não irá fazer o mesmo no futuro caso seja contratado.

Foque a sua resposta na você. Diga que procura um novo desafio, sente que na empresa anterior não havia chance de crescimento ou novas aprendizagem.

Fale sobre a possibilidade de crescer caso ocupe esta vaga, que o cargo corresponde às suas aspirações de desenvolvimento profissional e pessoal. Indique que têm vontade e motivação de fazer parte de novo projetos, que busca reconhecimento e quer ser cada vez mais bem-sucedido em sua área.

Mesmo que precise muito do emprego, faça o possível para não parecer desesperado.

Como se vestir em uma entrevista de emprego.

10. Quer fazer alguma pergunta ou tem algum dúvida?

Em muitos casos as entrevistas de emprego terminam com uma pergunta neste estilo. Esta é a sua chance de mostrar seu interesse real pela empresa e também tirar suas dúvidas, tanto aquelas que já tinha antes da entrevista quanto aquelas que venham surgindo ao longo da conversa.

Uma opção é se mostrar interessado pelo crescimento da organização, como por exemplo, “Quais os planos de crescimento da empresa? Vocês pensam em ampliar algum setor ou serviço?”.

Evite perguntar como são as férias, como a empresa lida com faltas, ou se existem premiações no fim do ano, perguntas deste tipo transformam qualquer candidato interessante em um candidato interesseiro.

Descubra como escrever uma boa carta de motivação.

*Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

*Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

*Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o voucher de desconto.

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Liliane Machado

Liliane Machado é jornalista, brasileira, mora em Portugal e faz Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Já morou na Itália, ama contar histórias e uma boa conversa, seja com pessoas ou animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *