Não está conseguindo emprego? Saiba onde está errando

Entrevista de emprego
Foto: blogrh

Psicóloga organizacional aponta os erros dos candidatos em um processo seletivo.

Depois de meses procurando emprego, participando de processos seletivos e entrevistas de emprego, chega um momento que precisamos parar, respirar e entender onde estamos errando. Pensando nisso, o site Vagas pelo Mundo entrevistou a psicóloga organizacional Francine Maito de Oliveira. A profissional é especialista em recrutamento, treinamento e formação de líderes e gestores e aponta alguns dos erros mais comuns dos candidatos.





Os erros mais comuns dos candidatos em uma entrevista de emprego

Confira os erros mais comuns em uma entrevista de emprego, as posturas erradas em um processo seletivo e quais os erros na elaboração de um curriculum vitae.

Falta de pontualidade

A falta de pontualidade é um dos erros mais comuns dos candidatos em uma entrevista de emprego e é a primeira coisa a ser notada pela empresa. Os candidatos devem chegar sempre 10 minutos antes, sentar, recuperar o fôlego, tomar uma água e se preparar para entrevista.

Não pesquisar sobre a empresa

Outro erro comum é não pesquisar sobre a empresa (quando esta não é confidencial) no e-mail ou na ligação para o agendamento da entrevista. Procure saber em que setor a empresa trabalha, quem são seus clientes, há quanto tempo está no mercado, etc.

8 perguntas e respostas ideais em uma entrevista de emprego.

Falar errado

Falar errado e ter dificuldade de se comunicar são erros cruciais em um processo seletivo. Pode ser um fator de desclassificação do candidato.

Francine Maito de Oliveira
A psicóloga Francine Maito de Oliveira

Falar mal de colegas e antigos gestores

Falar mal de colegas e antigos gestores pega muito mal em uma entrevista de emprego. Fale somente dos pontos positivos e do que aprendeu nas empresas anteriores.

Descubra as 10 coisas que não devem ser ditas em uma entrevista de emprego.

Erros que chamam mais atenção em curriculum vitae

O Curriculum Vitae é o cartão de visita do candidato. Este deve instigar o recrutador a selecioná-lo para o processo seletivo, tendo as informações necessárias para a vaga.

As informações devem ser bem objetivas, menos é mais. O currículo não deve ultrapassar duas páginas, os dados devem estar atualizados, principalmente com telefone e e-mail.

Os candidatos devem sempre revisar o currículo para não ter erros gramaticais e ortográficos. Devem também retirar informações e cursos que não agregarão para a determinada vaga.

Outro erro comum no currículo é incluir uma habilidade que não possui. O recrutador pode perceber que tal habilidade não é coerente com o candidato durante o processo seletivo. Por exemplo: colocar que é uma pessoa pró-ativa no CV e, na entrevista ou dinâmica de grupo, mostrar totalmente o contrário.

Confira as nossas dicas para entrevista de emprego online.

grupo-novo-facebook

Atitudes que fazem uma pessoa ser desclassificada em uma entrevista

  • Não reconhecer os pontos fortes e de melhoria;
  • Não responder sobre o que foi questionado;
  • Não desligar o celular ou atendê-lo durante a entrevista;
  • Fazer mais perguntas que o recrutador. Lembre-se, você é o candidato;
  • Expressões faciais de aprovação e reprovação ao ser questionado ou com candidatos concorrentes (entrevista coletiva).

Veja como conquistar o recrutador na entrevista de emprego.

Quantidade de e-mails que um candidato pode enviar aos recrutadores

Os candidatos devem enviar o currículo e aguardar a resposta da empresa. Se após a entrevista de emprego, o profissional de recursos humanos não responder dentro de uma semana, você pode mandar um e-mail pedindo um feedback sobre como foi na entrevista. Faça isso sem pressão, de forma educada e não seja uma pessoa insistente (um e-mail é suficiente).

Como escrever uma boa carta de motivação.

O que é mais importante: formação, experiência ou a boa conversa na entrevista de emprego?

Os três são importantes. Formação e experiência devem caminhar juntas. Porém, atualmente algumas empresas preferem capacitar seus profissionais que não possuem experiência. Atualmente é muito importante que as pessoas saibam se comunicar bem. A boa comunicação é fundamental, pois o candidato expressará quem ele é ao recrutador.

***Francine Maito de Oliveira é psicóloga e atua há 13 anos na área. Dedica-se há 5 anos na área de Desenvolvimento de líderes no estado de Santa Catarina. É pós-graduada em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia e também em Gestão Estratégica de Pessoas.***

Saiba também como se vestir em uma entrevista de emprego.

*Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

*Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

*Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o voucher de desconto.

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista, brasileira e mora no exterior há 5 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 14 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *