Como escrever uma boa carta de motivação

como escrever carta de motivação
Foto: Pixabay

Saiba como chamar a atenção dos recrutadores e ser contratado.

Escrever uma boa carta de motivação para conseguir o tão desejado emprego parece uma tarefa difícil, mas não é. Leia todas as dicas que preparamos, siga essas regrinhas e saiba como preparar a sua.





Carta de Motivação

A carta de motivação é exigida por muitas empresas e universidades e serve como uma carta de apresentação (motivational letter, essay ou personal statement) dos candidatos.

Muitas vezes, apenas um currículo de 2 a 3 páginas, não são suficientes para determinar se um candidato é adequado para aquela vaga de emprego ou estudo. Por isso, fazer uma boa carta de motivação é muito importante para destacar quem você é, quais seus objetivos e seus pontos fortes.

Saiba como conquistar o recrutador na entrevista de emprego.

Tamanho da carta

A carta de motivação deve ter no máximo uma página e você deve usar seu poder de síntese. A carta deve ser feita no computador e ser bem limpa, organizada e de fácil leitura. Confira as dicas abaixo:

  • Máximo 4 parágrafos (entre 250 a 500 palavras);
  • Uma página;
  • Com o mesmo estilo de letra;
  • Apenas em cor preta;
  • Salvar em PDF;
  • Bem diagramada;
  • Com seu nome completo, local e data;
  • Deve ser assinada (pode ser assinatura digital).

Dicas para entrevista de emprego online.

Como escrever uma carta de motivação

Pense que a carta deve responder porque você deve ser contratado. Seja autêntico, sincero, humilde e destaque suas principais conquistas. Conte porque você se encaixa no perfil daquela empresa, organização ou universidade. Tente responder em uma página porque você merece ser contratado.

Utilize uma linguagem formal e se souber o nome da pessoa que irá receber, melhor. É muito bom quando você pode ser dirigir a pessoa responsável. Use uma linguagem objetiva, simples e, seja bastante educado.

Pense que a sua carta de motivação vai ser sua primeira apresentação para a empresa, antes mesmo da sua entrevista pessoalmente ou por Skype. Portanto, capriche, leia, releia e peça para alguém de sua confiança ler e corrigir.

A carta de apresentação ou motivação para uma vaga de emprego jamais pode ter erros de português. Por isso, tenha bastante atenção.

Veja como se vestir em uma entrevista de emprego.

Como enviar a carta de motivação?

A carta de motivação deve ser enviada por e-mail, juntamente com o seu Curriculum Vitae (CV) para os recrutadores da empresa. Além de anexar o seu currículo e carta de motivação, faça um breve e-mail, bem educado, cordial e coloque seus contatos (telefones, email e link para portfolio – se tiver).

Algumas grandes empresas, também disponibilizam um espaço para envio de candidaturas espontâneas no site da empresa e muitas vezes há um espaço para adicionar a carta de motivação (upload).

Como escolher a foto ideal para o Curriculum vitae.

Exemplo de carta de motivação

Confira abaixo um exemplo de carta de motivação para você editar com seus dados.

Exmo. Senhor Diretor de Recursos Humanos

Empresa X

Venho por este meio apresentar a minha candidatura à posição X em aberto em vossa empresa.

Sou uma profissional experiente da área de Marketing. Tenho graduação na Universidade X, especialização na área de Mídias Digitais pela Instituição de Ensino X. Sou movida por desafios e estou disponível para novas experiências profissionais. Acredito preencher todos os requisitos para a vaga.

Durante a minha trajetória desenvolvi projetos nas áreas TAL, para a empresa X, trabalhei como executiva de Marketing, durante X anos e as metas atingidas foram tais.

Sou uma profissional dedicada, organizada, que se esforça diariamente em prol dos objetivos da empresa e da minha profissão. Adoro desafios e estou pronta para realizar com sucesso todos os objetivos que me forem propostos.

Com meus melhores cumprimentos,

Assinatura
————–
Seu nome – Maria da Silva
Local, 02 de maio de 2019.

Veja também: as 10 coisas que não devem ser ditas em uma entrevista de emprego.

*Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o voucher de desconto do Airbnb.

*Para transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista, brasileira e mora no exterior há 5 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 14 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *