Coronavírus e Home Office: dicas para administrar seu tempo e produzir mais

Home Office
Foto: Neil Patel Blog

Veja 7 dicas preciosas para que o trabalho home office seja mais produtivo.

Trabalhar home office (trabalho em casa) é algo novo para muitas pessoas. Com o coronavírus muitos profissionais estão sendo obrigados a ficar em isolamento social e fazer um trabalho remoto. Mas como é possível administrar o tempo, lidar com a família em casa e conseguir produzir mais? Hoje vamos te dar dicas para conseguir aproveitar melhor seu trabalho em casa.





Coronavírus e Home Office: dicas para produzir mais

Veja nossas dicas para o trabalho home office:

1) Delimite seu horário de trabalho

Determine um horário de trabalho para começar o seu trabalho em casa. Tome seu café da manhã com calma, tire o pijama, coloque uma roupa de trabalho.

Não é porque está trabalhando em casa que deve ficar o dia inteiro conectado. Faça seu horário (8 horas, por exemplo), mas não fique prisioneiro do computador.

Reserve um tempo para você, um tempo de convívio com a família e não trabalhe pelo WhatsApp fora do seu horário estipulado.

5 ideias de negócios Home Office para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.

2) Tenha um espaço adequado de trabalho

Home Office
Foto: Casa Abril

Crie um ambiente tranquilo e agradável para o trabalho em casa. Se tiver um escritório próprio, melhor. Se não, monte no quarto, ou na sala um cantinho pra você, com uma mesa e uma cadeira confortável.

Tenha atenção a luminosidade do espaço para não forçar sua visão. Crie um ambiente agradável para trabalhar, com ergonomia, coloque um suporte para os pés (ou para o notebook), se necessário para ficar na altura correta.

Use fones de ouvido, deixe uma garrafa de água do seu lado e se coloque de maneira confortável para que consiga produzir de forma adequada.

Uma planta também pode deixar o ambiente mais acolhedor e relaxante. Quanto melhor for o seu local de trabalho, melhor.

Leia também: Como trabalhar com Marketing digital em Home Office.

3) Conexão Wi-Fi e equipamentos

home office
Foto: Funcional Mobiliário Corporativo

Para o trabalho em casa, home office, é muito importante que você tenha uma boa conexão de internet, com uma velocidade rápida. Tenha também um notebook ou computador para trabalhar, um celular, etc. Se precisar scanear algum documento e não tiver impressora/scanner em casa, você pode usar aplicativos para o seu smartphone.

Se precisar de ferramentas online para se organizar, a nossa dica é: utilizar o Trello ou Asana para criar suas listas de tarefas e compartilhar com clientes ou colegas de trabalho.

O Google Drive também é uma ótima ferramenta para compartilhar arquivos. Você pode fazer pastas e compartilhar o link para outra pessoa editar.

4) Tenha disciplina

Tenha disciplina para o home office. Crie métodos de trabalho que combinem com você. Faça lista de tarefas do dia, o que precisa resolver e metas para atingir.

Trabalho em casa: saiba como encontrar uma profissão home office e sites com trabalho.

5) Faça pausas

Assim como o trabalho em uma empresa, em casa você também precisa fazer pausas, levantar a cada uma hora, caminhar. Se espreguiçar, tomar um café ou chá, fazer um lanche.

Se tiver um quintal, vá lá fora, caminhe um pouco ao ar livre. Se morar em apartamento, você pode ir até a sacada, caminhar um pouco e ter um tempo para pensar e relaxar a mente.

Se tiver cachorro ou outro animal de estimação, tire um tempinho para brincar com ele.

Remessa online voucher

6) Explique para a família que está em horário de trabalho

Para o trabalho home office é muito importante que você explique para a família que está em horário de trabalho e que precisa cumprir suas tarefas.

Explique que quando terminar, às 18h, por exemplo, você irá brincar com os filhos, preparar um jantar, assistir um filme em família e ter atividades com seus familiares, que também querem sua atenção.

7) Não se cobre tanto

Não se cobre tanto. Não passe do horário estipulado de trabalho e tenha momentos lazer e convívio social. É muito importante que você converse com outras pessoas, tenha momentos de lazer, de atividade que te deem prazer.

Faça uma atividade física, procure se exercitar e se manter ativo mesmo em casa. Tenha cuidado para não comer besteiras na frente do computador e se tornar sedentário. O segredo da vida é encontrar o equilibro e o que faz feliz!

Coronavírus e o isolamento social

Mesmo com o coronavírus e o isolamento social, é importante que você ligue para amigos, faça chamadas por vídeo, fale com a família e tente se manter calmo. Esse é um momento de restrição do convívio social, mas logo as coisas voltam a sua normalidade.

É muito importante respeitar as recomendações dos governos e da Organização Mundial da Saúde. Lave sempre as mãos, se mantenha informado, seja responsável, evite sair de casa e tenha paciência. Logo isso tudo vai passar.

Coronavírus: veja os números atualizados por país e como se prevenir.

Espero que tenhamos te ajudado para que você seja mais produtivo no seu trabalho home office!

Assista também um vídeo com dicas para o trabalho em casa da consultora de Marketing Digital, Camila Renaux, além outros vídeos muito interessantes no canal dela no Youtube:

Vagas pelo Mundo lança podcast em diversas plataformas de streaming: saiba como ouvir.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto de parceiros Vagas pelo Mundo:

*Para fazer transferências internacionais de dinheiro, nós recomendamos o site Remessa Online. Acesse e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

*Reserve um seguro de viagem com desconto com o cupom de desconto do Seguros Promo. Nele você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura de seguro viagem.

*Vai viajar? Compre um chip internacional de celular antes de sair no Brasil. Compre pelo site America Chip e ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba na sua casa.

*Reserve hotéis com desconto pelo Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem para sua viagem nacional ou internacional.

*Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, com o nosso voucher de desconto (disponível para todos os países do mundo).

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, acesse o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você pode economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *