Coronavírus: números atualizados por país e como se prevenir

Coronavirus
Foto: The Economic Times / EurActiv

Atualizado em 24 de março às 10:03

Saiba como está a situação do Covid-19 na Europa e no mundo. Veja as formas de prevenção do Coronavírus.

O Coronavírus tem mudado o dia a dia das pessoas em todo o mundo e, em alguns países, a situação têm se agravado de forma rápida. Hoje são 392.360 pessoas infectadas e 17.147 mortes em todo o mundo. Das pessoas infectadas, 103.393 já se recuperaram e seguem uma vida normal.

Veja a seguir os números atualizados por país e como é possível se prevenir do Covid-19.





Coronavírus números atualizados

Veja os números atualizados do coronavírus (Covid-19) no mundo:

  1. China 81.171
  2. Itália 63.927
  3. Estados Unidos 46.168
  4. Espanha 39.673
  5. Alemanha 30.150
  6. Irã 24.811
  7. França 19.856
  8. Suíça 9.117
  9. Coreia do Sul 9.037
  10. Reino Unido 6.650
  11. Áustria 4.791
  12. Holanda 4.749
  13. Bélgica 4.269
  14. Noruega 2.647
  15. Austrália 2.136
  16. Canadá 2.091
  17. Portugal 2.060
  18. Suécia 2.059
  19. Brasil 1.960
  20. Israel 1.656
  21. Malásia 1.624
  22. Dinamarca 1.577
  23. Turquia 1.529
  24. República Tcheca 1.289
  25. Japão 1.140
  26. Irlanda 1.125

Veja a lista completa e atualizada minuto a minuto do Coronavírus e a lista por países.

Medidas de prevenção contra o Covid-19 dos governos

A maioria dos países têm fechado escolas, universidades, baladas, grandes eventos e limitado o número da circulação de pessoas em espaços públicos.

Os dois países que mais preocupam são, respectivamente, a China (onde tudo começou) e a Itália. Na Itália são 60 milhões de pessoas em quarentena e a saída de casa só é autorizada por motivos comprovados de saúde ou trabalho.

No país europeu já são 1.016 mortes por causa do coronavírus. Apenas os serviços essenciais estão em funcionamento, são eles: mercados, farmácias, mercearias e fábricas de produtos essenciais.

Leia também: Aprenda a lidar com os dias tristes.

Coronavírus em Portugal

Em Portugal, o governo cancelou as aulas a partir de segunda-feira, 16 de março, durante 15 dias (escolas, creches e ATL do setor público e privado). As baladas/discotecas estão proibidas de abrirem. Eventos acima de 1000 pessoas estão proibidos. Restaurantes também estão com a lotação limitada pelo governo.

As missas foram suspensas no país. A maioria dos museus, teatros, casas de shows e mosteiros estão fechados até segunda ordem. Os cruzeiros estão proibidos de desembarcar em Portugal (apenas portugueses e cidadãos com residência podem descer), as embarcações estão autorizadas a atracar nos portos do país apenas para (re)abastecimento.

Na Europa, a maioria dos países estão com falta de produtos nos supermercados. Os produtos mais procurados são papel higiênico, álcool gel e alimentos enlatados, como feijão, atum, etc.

O que temos notado aqui em Portugal é uma população bastante preocupada, principalmente por causa da grande quantidade de idosos (a faixa etária com maior risco).

Remessa online voucher

República Tcheca fecha fronteira a partir de segunda

A República Tcheca vai fechar suas fronteiras a partir de segunda-feira, 16 de março, e interditar a entrada de todos os estrangeiros no país. Já são 117 casos de coronavírus confirmados no país.

Situação da Espanha

Na Espanha já são 4.209 casos e 84 mortos. A situação mais grave está na região de Madri, com dois mil casos e 40 mortes. O governo decretou estado de alerta em todo país. As escolas e universidades estão fechadas.

Coronavírus nos Estados Unidos

São 1.660 casos de coronavírus nos Estados Unidos e vários estados já fecharam escolas e universidades por duas semanas: Ohio, Michigan, Oregon, Maryland, Kentucky e Novo México.

Os parques da Disney também estão encerrados ao público para prevenir a propagação da doença. Já a NBA decidiu suspender a temporada nos Estados Unidos.

Antes de se desesperar, certifique-se que já fez tudo o que estava ao seu alcance.

Como se prevenir do coronavírus

Saiba como se prevenir do Coronavírus e cuidados a ter:

  • Lave bem as mãos com água e sabonete líquido (mínimo 40 segundos) sempre que possível;
  • Procure não tocar no rosto, especialmente na boca e nos olhos;
  • Cumprimente as pessoas sem beijos ou aperto de mãos (distância de um a dois metros);
  • Evite multidões, shoppings centers, transporte público, restaurantes e lugares fechados;
  • Quando tossir, faça-no no braço ou com um lenço de papel (e o descarte imediatamente) – lave as mãos logo depois;
  • Evite deslocamentos desnecessários para espaços públicos;
  • Se alimente de forma saudável, evite restrições alimentares;
  • Mantenha sua imunidade alta comendo legumes, frutas, tomando bastante água e chás;
  • Não visite idosos, hospitais, asilos, se estiver com sintomas ou suspeitas;
  • Evite visitar bebês récem-nascidos e pessoas doentes;
  • Use álcool em gel;
  • Respeite a quarentena e não saia de casa se for diagnosticado;
  • Se estiver em uma área com muitos casos, tente trabalhar de casa e evite saídas desnecessárias;
  • Procure informações oficiais nos sites dos governos de cada país;
  • Ligue para o sistema de saúde em caso de suspeita, no Brasil o número é o 136.

Morar Fora: como lidar com a ansiedade da sua família.

 

Sintomas do coronavírus

Os sintomas do coronavírus são:

  • Tosse;
  • Febre;
  • Dificuldade respiratória (falta de ar);
  • Dores de cabeça;
  • Dores no corpo;

Nos casos mais graves, o coronavírus pode causar pneumonia grave e falência renal. Entretanto, a maioria dos casos de coronavírus tem uma recuperação sem sequelas em pessoas saudáveis.

 

Transmissão do coronavírus

A transmissão do coronavírus se dá pelo contato próximo de pessoas infectadas, de superfícies ou objetos contaminados. A doença é transmitida através de gotículas liberadas pelo nariz ou pela boca quando a pessoa tosse ou espirra.

O período de incubação da doença acontece entre 2 a 14 dias. De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde (OMS) animais de estimação como cachorros e gatos não são infectados, nem transmitem a doença.

Veja mais dúvidas frequentes sobre o coronavírus no site do DGS (Direção-Geral da Saúde) de Portugal e no site da OMS (Organização Mundial da Saúde).

 

OMS declara pandemia

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou pandemia do coronavírus no dia 11 de março de 2020. De acordo com a organização o objetivo é detectar, proteger, tratar e reduzir a transmissão da doença.

A taxa de mortalidade do Covid-19 de 3,4% e o grupo etário mais preocupantes é em pessoas acima dos 70 anos.

Pessoas que tenham problemas respiratórios (como asma ou que sejam fumantes ou ex-fumantes) e com doenças crônicas (problemas cardíacos, diabetes, câncer ou baixa imunidade) são mais suscetíveis aos sintomas mais graves do Covid.19.

Se você tem uma viagem internacional marcada para os próximos dias, acesse o site oficial do país de destino e veja informações sobre restrições de entrada, quarentenas para turistas e informações importantes de agendar. Se possível, reagende sua viagem para outra data.

 

 

Vagas pelo Mundo lança podcast em diversas plataformas de streaming: saiba como ouvir.

*Cupons de desconto de parceiros Vagas pelo Mundo:

*Para fazer transferências internacionais de dinheiro, nós recomendamos o site Remessa Online. Acesse e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

*Reserve um seguro de viagem com desconto com o cupom de desconto do Seguros Promo. Nele você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura de seguro viagem.

*Vai viajar? Compre um chip internacional de celular antes de sair no Brasil. Compre pelo site America Chip e ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba na sua casa.

*Reserve hotéis com desconto pelo Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem para sua viagem nacional ou internacional.

*Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, com o nosso voucher de desconto (disponível para todos os países do mundo).

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, acesse o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você pode economizar bastante.

Fontes: OMS, DGS.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *