Morar Fora: como lidar com a ansiedade da sua família

Saudade da família
Foto: Projeto Vida Nova de Vilar dos Teles.

Não se culpe por realizar os seus sonhos e por escolher viver o que sempre quis nessa vida.

Uma das coisas mais desafiadoras que podemos enfrentar nesta vida quando estamos morando fora é a saudade misturada com ansiedade que nossa família sente de nós.

Esses dois elementos são completamente naturais, mas se não soubermos administrar de forma saudável e assertiva, nossos planos e objetivos podem ser comprometidos. Se você está passando por isso ou ainda não passou, fique comigo até o final, darei dicas valiosas para você manter-se em equilíbrio longe de todos.





Aprenda a lidar com a distância da família

Morar fora do nosso país de origem é uma decisão importante e envolve uma série de implicações.

Depois de decidirmos o que desejamos fazer, vamos escolher o país o qual desejamos nos desenvolver e todos os outros preparativos se sucedem, até aqui tudo bem, mas existe um assunto que sempre fica fora do nosso radar quando estamos buscando realizar um sonho: como lidar com aqueles que ficaram ou ficarão?

Essa é uma realidade a qual nos deparamos quando atravessamos os oceanos e desfazemos as nossas malas. A depender da relação familiar que se teve, esse processo pode ser mais intenso e até mesmo nem existir, mas seja qual for, alguns cuidados são necessários.

Morar fora, cuidado a quem você tem dado ouvidos.

Sentir saudade é normal

Entenda que sentir saudades é algo saudável e isso geralmente acontece diante das nossas lembranças e memórias positivas.

Assim como nossos familiares sentem a nossa falta, nós também podemos sentir a deles, mas talvez isso não seja suficiente para abortarmos nossa missão rumo ao nosso desenvolvimento pessoal, profissional ou acadêmico.

Quando moramos fora precisamos ter nossos motivos e razões muito bem definidos e escritos (em papel ou em um bloco de notas digital), isso nos ajudará a permanecer e não vacilar.

Em meus atendimentos online eu sempre reforço a importância de termos clareza diante dos nossos objetivos, pois desta forma poderemos avançar a cada dia e escolher não retroceder.

Por vezes nossos familiares não compreendem nossos motivos, não entendem nossas razões e em alguns casos não respeitam nossa decisão de partir em busca de novas oportunidades.

Entenda que eles estão conectados as necessidades deles e ao próprio prazer, bem-estar e zona de conforto, o que talvez signifique ter você por perto e a distância de um abraço.

Não se culpe por realizar os seus sonhos e por escolher viver o que sempre quis nessa vida.

Quando pensar em desistir, lembre do que te trouxe até aqui.

Como amenizar a dor da saudade

Veja dicas de como tranquilizar a saudade e a ansiedade dos familiares:

  • Tenha claro para você o porquê das suas escolhas, em seguida conscientize seus familiares disto.
  • Entenda que seus sonhos são seus e que ninguém tem a obrigação de sonhar junto, respeite aqueles que não entendem suas razões.
  • Escolha se envolver em situações as quais você pode resolver.
  • Não se dê tanta importância ao ponto de acreditar que as certas coisas só serão resolvidas com sua intervenção.
  • Não confunda sua ansiedade com a dos seus familiares, separe as coisas.
  • Estabeleça uma rotina de comunicação: mensagens, vídeo conferências e ligações.
  • Há tempo para todas as coisas debaixo dos céus, acolha seu momento presente.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Leia também: Morar fora: as vezes a gente só precisa de um abraço.

livro morar fora claudio abdo

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *