Quando pensar em desistir, lembre do que te trouxe até aqui

Morar fora quando pensar em desistir
Foto: Shutterstock

Sempre é válido olhar para trás, mas somente para lembrar o que nos trouxe até aqui.

O ano de 2020 está só começando e já podemos sentir as boas energias que esse novo tempo tem reservado para nós. Toda e qualquer decisão que tomamos envolve preferências e renúncias, o peso de cada uma delas é que fará diferença na nossa constância neste plano terrestre.

Conheço pessoas que sabem o que querem e são muito decididas, mas também tive o privilégio de conhecer outros seres que são pura dúvida e não conseguem eleger prioridades para suas vidas. Seja quem você for morando no exterior ou não, em algum momento da sua vida você vai pensar em desistir e por isso esse texto será indispensável para seu processo de decisão e amadurecimento emocional.





Adaptação morando fora

Morar fora exige uma série de comportamentos e habilidades bastante específicas como: flexibilidade ao clima, gostar de conhecer novas pessoas, aprender a viver com o essencial.

Transportar somente aquilo que pode carregar, lidar de forma saudável com a saudade de casa, perspicácia para adaptar-se as adversidades das novas culturas e acreditem, algo muito útil a desenvolvermos é não levarmos circunstâncias para o lado pessoal, isso evita desequilíbrio emocional e a criação de paranóias.

Quando partimos para morar no exterior pensamos em muitas coisas: o que vamos encontrar, do que vamos sentir falta, das possibilidades que teremos, dos desgastes que não vivenciaremos mais e da nova vida que nos espera.

Mas acredite, qualquer expectativa que você possa criar jamais será proporcional ao que está reservado em seu destino.

Cada experiência é singular e repleta de muito significado, mas em algum momento você vai pensar se tudo isso vale a pena: estar longe dos seus, lidar com determinadas privações, não ter a influência que você tinha, abrir mão do seu poder que antes achava ser forte, lidar com os dias cinzas e precisar se reinventar por completo.

É aqui onde podemos olhar para trás e ver o quão longe chegamos, que estamos onde definitivamente deveríamos estar e que nos conectarmos ao momento presente é a escolha mais inteligente a se fazer.

Morar fora: desistir não está nos planos.

Colocando tudo na balança

Colocarmos tudo na balança sempre foi um comportamento natural, afinal de contas precisamos saber se estamos fazendo a coisa certa para nossas vidas.

Quando o pensamento de retroceder surgir, lembre de todos os motivos que te trouxeram até aqui e pense em todas as pessoas que torceram de coração para você realizar seu sonho e também não esqueça daquelas que disseram que você não seria capaz, elas também nos ajudaram a dobrar a nossa aposta da vida e chegarmos onde chegamos.

grupo-novo-facebook

Durante meu processo de imigração para Portugal eu planejei a maioria dos detalhes, desde o financeiro até as questões emocionais.

Aproveitei para fazer uma listinha: “Porque estou imigrando?” e outra “Porque não desejo voltar a morar no Brasil?”, essas duas sempre me ajudam a lembrar dos meus motivos e razões de partir.

Para vivermos um presente inspirador precisamos saber onde desejamos chegar e o que não queremos mais viver, essa combinação é poderosa.

Você conhece alguém que desistiu de um sonho e hoje se orgulha disso? Pois é, não abra mão do que te move, do que te contagia e do que te faz avançar, isso seria uma tragédia.

Costumo dizer aos meus pacientes online que somos responsáveis por nossas escolhas e nada é tão nosso quanto o direito de decidir o que queremos ser!

Leia também o texto: aprenda a lidar com a saudade.

Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo Whatsapp.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto do Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *