Melhores sites para encontrar trabalho freelancer

Trabalho freelancer
Foto: Pixabay

Trabalhar como freelancer pode ser a solução para muitos profissionais. Seja na transição de um emprego formal, para fazer algo novo ou realmente se dedicar ao trabalho freelancer full-time, é preciso descobrir quais melhores sites para encontrar trabalho freelancer.





Como trabalhar como freelancer

O freelancer é o profissional autônomo que trabalha de forma independente para uma empresa ou vários clientes. No Brasil, o termo “freela” também é bastante usado para designar os profissionais.

Existem várias profissões e áreas onde é possível trabalhar como freelancer, veja algumas das opções:

  • Designer gráfico;
  • Web designer;
  • Desenvolvedores de site;
  • Programadores – desenvolvedores de aplicativos;
  • Profissionais de Marketing;
  • Profissionais de Comunicação Social – Publicidade;
  • Editores de áudio e vídeo;
  • Jornalistas;
  • Escritores;
  • Consultores e coachs;
  • Advogados (consultoria jurídica);
  • Contadores (assessoria financeira);
  • Tradutores;
  • Fotógrafos.

Entre outras profissões. O trabalho como freelancer pode ser cobrado por hora, por trabalho (job) ou projeto. Tudo deve ser combinado com o cliente antes da realização do trabalho e o pagamento pode ser feito antecipado ou com pagamento 50% na contratação e 50% na entrega.

Veja também como trabalhar com Marketing digital em Home Office.

Trabalho em casa ou coworking?

Trabalhar com freelancer há uma flexibilidade de horários e do local de trabalho. Você pode criar um escritório em casa, no seu quarto, na sala, ou um cômodo com um escritório exclusivo de trabalho.

Ou então, pode alugar um espaço de coworking, onde vários profissionais trabalham de forma independente e o local fornece mesas, cadeiras de escritório, internet, telefone, fax, endereço para correspondências, secretária, etc.

O coworking é uma boa solução para quem não tem um espaço em casa para trabalhar, ou precisa de mais concentração longe de casa e dos familiares.

Melhores sites trabalho freelancer
Foto: Pixabay

Melhores sites para encontrar trabalho freelancer

Veja a lista dos melhores sites para encontrar trabalho freelancer e começar a receber jobs:

1) Freelancer

O site Freelancer é local para oferecer seus serviços ou para as empresas procurarem profissionais para realizarem jobs. É um dos maiores portais de trabalho freelancer e existem mais de um milhão de empresas e profissionais cadastrados.

2) Workana

No site Workana é outra opção de site para encontrar trabalho freelancer. As empresas podem publicar um projeto e os profissionais podem oferecer seus trabalhos.

Há oferta de trabalho para desenvolvedores de site, desenvolvedores de aplicativos, editores e tradutores, designer experts, profissionais de Marketing e vendas, assessoria financeira, assessoria jurídica, e mais áreas.

3) Prolancer

O Prolancer é um site parceiro do Freelancer e diariamente mais de 8 mil projetos são publicados em todo o mundo. É possível receber o pagamento do trabalho pelo site, em mais de 20 moedas diferentes.

4) 99 Freelas

O 99 Freelas é um site brasileiro, 100% nacional, para encontrar trabalhos freelancer. Ele é destinado para programadores, designers, web designers, redatores, tradutores, geradores de conteúdo e todos os tipos de profissionais freelancers.

A plataforma faz o pagamento aos profissionais pelo site de forma segura e é uma ótima forma de encontrar trabalhos.

5) Crowd

O Crowd é um dos melhores sites para encontrar um trabalho freelancer. Grandes companhias contratam pela plataforma e há jobs para fotógrafos, tradução, redação, áudio e vídeo, design, planejamento, tecnologia da informação, produção de conteúdo e mais.

Somente empresas com CNPJ podem contratar e elas pagam para fazer um cadastro. Por isso, há bastante credibilidade na plataforma.

Veja também  5 ideias de negócios Home Office para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.

Vantagens e desvantagens de trabalhar como freelancer

Conheça as vantagens e desvantagens de trabalhar como freelancer:

Vantagens

  • Você escolhe os trabalhos que deseja trabalhar;
  • Não existe carga horária estipulada – há mais flexibilidade de trabalho;
  • Você normalmente não precisa sair de casa e não perde tempo no trânsito;
  • Pode conquistar clientes pela qualidade do seu trabalho ou localização;
  • Você pode trabalhar onde quiser: em casa, em um café, na praia, no campo, viajando;
  • Melhor comunicação com o cliente (prazos e valores estipulados antes de iniciar);
  • Você é o seu próprio chefe.

Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office.

Desvantagens

  • Você não sabe quanto vai receber em cada mês, depende do número de jobs que surgir;
  • Você não tem direitos trabalhistas;
  • Precisa trabalhar bastante e muito bem para ser reconhecido no mercado;
  • Não há muita uma integração com a empresa, muitas vezes, você nunca viu o cliente ao vivo;
  • Não há interação física com colegas de trabalho;
  • É uma situação incerta, que pode variar de acordo com a época do ano.

Nômade digital: como se tornar um, ganhar dinheiro e viajar o mundo.

Criando nome e reputação

Para trabalhar como profissional freelancer, o ideal é que você já tenha trabalhado em empresas e saiba como funciona o mercado de trabalho e a sua área de atuação.

Criar um nome e uma reputação é muito importante para que você consiga pegar trabalhos e cobrar valores bons. Calcule seu tempo por hora, faça um bom Marketing pessoal e divulgue seu trabalho. 

Ter redes sociais profissionais ativas também são muito importantes. Faça contatos, uma rede de networking, um bom site pessoal e capriche na divulgação do seu nome. 

Mas lembre-se, que só publicidade não resolve, você precisa ser competente no que faz e se dedicar bastante. Continue se aperfeiçoando sempre! Espero ter te ajudado.

Leia também: Aprenda a fazer seu Marketing Pessoal e ter sucesso na carreira.

 

 

 

livro morar fora claudio abdo

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *