A liderança feminina pode transformar o mundo principalmente pela sua sensibilidade e empatia. Leia o texto especial do Dia Internacional da Mulher!
A ONU Mulheres anunciou o tema do Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2021 (IWD 2021) como “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19″. A escolha do tema é um reconhecimento ao esforço tremendo realizados por mulheres no mundo, que buscam diariamente construir um futuro mais igualitário e se recuperar dos impactos causados pela pandemia. Reconhecer e valorizar a liderança feminina é também concordar com o assunto prioritário da Comissão sobre o Estatuto da Mulher.
Como a liderança feminina pode transformar o mundo pós-Covid-19
Não se pode negar o valor da contribuição da mulher na construção da nossa história, tão pouco reconhecer a participação ativa na tomada de decisões e na vida pública. Também não podemos esquecer que ainda falta muito a fazer em relação à escalada da violência, alcançar a igualdade de gênero, a remuneração igual e a distribuição de trabalho e cuidados domésticos.
A liderança feminina também está atuante na crise do Covid-19, entre equipes médicas, cientistas, cuidadoras, organizadoras comunitárias e muitas se destacam como líderes nacionais e internacionais representantes eficazes. Com uma carga generosa de resiliência, empatia e determinação elas demonstram uma capacidade de inovar e continuar.
Infelizmente a pandemia também afetou 8,5 milhões de mulheres que ficaram fora do mercado de trabalho, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no terceiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.
A recuperação dos postos de trabalho para as mulheres é mais demorada em função do cenário atual. E também das demandas com os filhos em casa por causa do fechamento das escolas e creches.
É importante destacar que a liderança feminina e as organizações chefiadas por mulheres tiveram maior sucesso no combate à pandemia. Como por exemplo, as mulheres do Governo na Dinamarca, Etiópia, Finlândia, Alemanha, Islândia, Nova Zelândia e Eslováquia. Elas foram reconhecidas pela rapidez, determinação e eficácia da sua resposta nacional à (COVID-19). Bem como a comunicação compassiva de informações de saúde pública baseadas em ciência e fatos.
A natureza feminina é o maior triunfo de uma profissional multifacetada, com ampla capacidade de desempenhar mais de uma função ao mesmo tempo.
Profissional multipotencial: saiba como prosperar na sua carreira.
5 habilidades se destacam nas lideranças femininas
Veja a seguir 5 habilidades que destacam grande parte das mulheres líderes:
- Orientada as pessoas: são sociáveis criam laços de empatia e desenvolvem pessoas, se comprometem com os projetos e objetivos;
- Trabalho em equipe: assume uma postura dinâmica e de integração com as pessoas, prioriza que processos sejam organizados e sadios;
- Facilidade a mudança: tem uma postura flexível, foco na qualidade da entrega e tem facilidade de reorganizar projetos e metas com envolvimento das pessoas;
- Empatia: prioriza o bem-estar e o desenvolvimento do colaborador, para um melhor desempenho da equipe de trabalho;
- Tomada de decisão: suas escolhas são alinhadas aos seus valores priorizando os resultados esperados.
A liderança feminina pode transformar o mundo pela sua capacidade de aumentar o potencial no ambiente de trabalho, na maneira como os métodos e relacionamentos são geridos, e principalmente pela gestão de pessoas. Para liderar pessoas é preciso sensibilidade!
Desse modo, a liderança feminina é um propulsor para as transformações do mundo pós-Covid-19 para melhorar a participação das mulheres no mercado de trabalho e no desenvolvimento da sociedade e a expansão da economia mundial.
Mulher, todos os dias são seus! Acredite e faça valer a pena o seu lugar no mundo.
Feliz Dia Internacional da Mulher – hoje, amanhã e todos os outros dias!
Também pode te interessar: como conciliar carreira e maternidade: dicas práticas.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga e coach de carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão hoje é ajudar a perder o medo, a insegurança. E também, destravar os bloqueios mentais e emocionais que estão te impedindo de deslanchar na carreira.
Leia também: Dicas para trabalhar em casa com motivação.