Reconheça as suas forças e fraquezas para impulsionar sua carreira

forças e fraquezas
Foto: Olia Danilevich – Pexels.

Descubra quais são suas forças e fraquezas para impulsionar a sua carreira.

O que é preciso para alcançar o próximo nível da minha carreira? Essa pergunta passa pela cabeça de muitos profissionais que buscam sempre evoluir e através do seu trabalho alcançar novos patamares. Para isso, existe um ponto de partida: reconhecer suas forças e fraquezas para impulsionar a sua carreira.


Reconheça as suas forças e fraquezas para impulsionar a sua carreira

Projetar a nossa carreira para que ela seja sustentável é um compromisso diário. Não adianta ter um objetivo sem saber o que será preciso para alcançá-lo.

Todos nós temos habilidades, e algumas delas reconhecemos com mais facilidade. Estes são nossos pontos fortes. São aquelas tarefas que você executa com muita facilidade e que tem um bom desempenho. Outras nem tanto, que são considerados os nossos pontos fracos. São aquelas habilidades que temos mais dificuldades para executar as tarefas, para esses casos o segredo é buscar o desenvolvimento.

Para isso, é importante saber que todos nós seres humanos temos essa característica. Por isso, nada de ficar se martirizando porque você tem mais dificuldade de executar algo. Reconhecer as nossas forças e fraquezas é natural e necessário para que possamos trabalhar a nosso favor para obter os resultados que desejamos.

O problema é que a grande maioria dos profissionais tendem a se concentrar mais nas fraquezas e, isso prejudica o desenvolvimento do seu potencial. Ficar paralisado diante da dificuldade só vai atrasar o seu objetivo. 

Medo do novo? Como superar o medo de começar algo novo.

A sua carreira não é só o que te falta, é o que você tem bom e a possibilidade de transformar em algo melhor ainda.

Como identificar seus pontos fracos e fortes

Identificar as suas fraquezas é importante para reconhecer quais habilidades você precisa desenvolver, criar um plano de ação para aprimorar e alinhar ao seu projeto de crescimento profissional.

Já os nossos pontos fortes, são as maiores habilidades e competências. Eles são nossos aliados para promover que esse plano de desenvolvimento possa ser definido com clareza e objetividade.

É importante lembrar que a nossa trajetória de carreira raramente é linear. Sempre haverá altos e baixos e para cada momento você deverá identificar e mapear as suas forças e fraquezas que podem ser utilizados de maneira alinhada aos seus objetivos e desafios.

Além disso, a sua carreira deve ser projetada a longo prazo, focar nas ações do presente irão aumentar a sua experiência profissional, emocional e relacional com as suas forças internas. Isso facilita no desenvolvimento da sua inteligência emocional e na motivação para seguir a cada etapa da sua carreira.

Descubra 3 maneiras de você se destacar no trabalho.

O que você sabe te trouxe até aqui

Se você busca alcançar o próximo nível do seu crescimento profissional, pode começar fazendo uma lista dos seus pontos portes e das suas fraquezas. Esse pequeno exercício vai fazer com que valorize o que já faz muito bem, e entre em ação para focar no que de fato trará a diferença que você quer viver.

Evite comparações com outros profissionais, cada um tem um tempo de aprendizado diferente, o perfeccionismo também não ajuda, ao invés de perfeição busque a evolução contínua.

O primeiro passo para isso é valorizar a sua trajetória e se preparar para encontrar novas possibilidades com as habilidades que já possui. No caminho você certamente irá descobrir as melhores formas de fazer dar certo.

O autoconhecimento é prática é treino e tem que trazer resultados palpáveis para você saber que está valendo a pena investir e se conhecer melhor. Quanto mais você souber sobre como pensa, com sente e como reage às circunstâncias externas, melhor será o seu desempenho em qualquer altura da sua carreira. 

Tudo depende da forma como você olha para os seus obstáculos. As suas escolhas podem facilitar ou atrapalhar a superá-los. Reflita se você está olhando mais para as suas fraquezas ou para seus pontos portes? No processo de coaching  temos a oportunidade de nos conhecer melhor, com técnicas adequadas é possível acessar os nossos recursos internos para desenvolver novas habilidades e potencializar os pontos fortes. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.

Mentalidade empreendedora: saiba como desenvolver uma e se destacar.

*Aproveite para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *