O que você sacrifica pelo seu sucesso profissional?

sucesso profissional
Foto: Medical News Today.

Por mais dedicação de que temos ao trabalho, as vezes parece não ser suficiente. Você tem se sacrificado pelo sucesso profissional?

O número de profissionais que procuram apoio para redefinir os próximos passos de carreira aumenta a cada dia. Muitos deles se queixam um sentimento de frustração profissional, pois por mais que se dedicam, parece que nunca é o suficiente. Noites sem dormir, falta de concentração, ansiedade, depressão, além de pouco tempo para ficar com a família, entre outros motivos. E você, o que você sacrifica pelo seu sucesso profissional?


O que você sacrifica pelo seu sucesso profissional?

Se sentir desanimado, desmotivado, sem vontade alguma de ir para o trabalho, além de um desgaste físico e emocional, são apenas alguns dos sintomas que demonstram que algo precisa ser feito pela sua vida e pela sua carreira.

Não é novidade para ninguém que a maioria da população economicamente ativa, foi muito afetada durante a pandemia. Aprender a conciliar demandas profissionais com tarefas domésticas e cuidados com os filhos intensificou sintomas de estresse e esgotamento mental. 

A necessidade de sobreviver num mercado competitivo, a pressão por resultados, a necessidade de lucros, expõem o excesso de trabalho e condições impróprias pelas quais muitas pessoas aceitam em busca de um bom salário ou ganhos financeiros no final do mês.

Neste cenário caótico a sua carga de trabalho será máxima, e o seu tempo para você cuidar de você, da sua família, da sua saúde serão mínimos. Luxo será ter um tempo livre para curtir o resultado do seu sacrifício. 

Veja dicas para evitar o esgotamento profissional.

Será que vale a pena tudo isso?

De acordo com os dados do Fórum Econômico Mundial cerca de 75% dos gastos com saúde ao redor mundo são destinados aos tratamentos de doenças crônicas e do esgotamento profissional.

Empresas e governo não conseguem ter mecanismos para evitar um desgaste na vida de tantas pessoas com necessidades diferentes. Neste caso é você que precisa cuidar do seu maior patrimônio, a sua vida.

Você precisa refletir sobre o que vale a pena sacrificar em favor do seu sucesso profissional.

Será que adianta trabalhar por longas horas, ganhar muito dinheiro e não poder ter tempo para ver os filhos crescerem? Talvez quando você estiver no seu leito de morte, não vai lembrar do quanto de dinheiro você fez, mas sim do tempo e das memórias que foram criadas com a sua família.

Deixar de ter uma boa noite de sono para acompanhar os números da bolsa de valores e no dia seguinte não ter energia para aproveitar o fruto do seu trabalho? Você não é só o seu trabalho, é parte dele, é preciso ter um tempo para poder se conectar com você mesmo e aquilo que é importante para você.

Conheça os trabalhos remotos que mais estão contratando em 2021.

Repense seu limites para o sucesso profissional

Quando você perceber que os seus pensamentos, as suas ações e crenças não estão alinhadas, está na hora de repensar os seus limites e até o que você está disposto a sacrificar em favor do seu sucesso profissional.

É possível ser bem-sucedido e levar uma vida mais feliz ao mesmo tempo. Porque uma coisa não exclui a outra. Desse modo, estudar as possibilidades, analisar os riscos e se planejar e fazer escolhas cuidadas pode ser uma estratégia inteligente.

O processo de coaching de carreira é uma excelente estratégia para quem precisa aprender a fazer escolhas cuidadas na carreira e busca um estilo de vida que te faça feliz. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz. 

*Sou  Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica  e com sucesso.

Veja também: Falta de trabalhadores estrangeiros no Reino Unido: salários sobem 30%.

Saiba como lidar com o medo da mudança profissional em tempos de crise.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *