Você está preparado para trabalhar 4 dias por semana?

trabalhar 4 dias por semana
Foto: Goalcast.

Será uma vantagem ou desvantagem trabalhar 4 dias por semana? Você está preparado para essa possível realidade?

Desde antes da pandemia, reduzir a carga de trabalho semanal já era um assunto em pauta nas reuniões de planejamento de empresas e de alguns governos ao redor do mundo. Mas será que você está preparado para trabalhar 4 dias por semana? Será que conseguirá dar conta de tudo em apenas quatro dias da semana?


Você está preparado para trabalhar 4 dias por Semana?

Alguns estudos já apontam que essa é uma tendência que não poderemos fugir. Vários países estão se preparando para essa nova modalidade de trabalho e dando essa possibilidade para as empresas decidirem. A Bélgica vai implementar semana com quatro dias e é um dos exemplos na Europa.

Mudanças nas legislações, modelos de contrato, atualização jurídica fazem parte dessas ações. O principal objetivo é trazer alguns benefícios como retenção dos recursos humanos, valorização da qualidade de vida e programas de saúde mental nas empresas vêm aumentando pelo mundo.

Sem falar na economia de manter uma estrutura física funcionando menos dias e na redução das despesas que incluem gastos com papel, energia elétrica, água, materiais administrativos que diminuem bastante quando o escritório fica vazio.

Claro que muitos ajustes precisam ser feitos, porque achar que fazer 40 horas de trabalho em 4 dias é um equívoco, não é o objetivo, apesar de na realidade isso poder acontecer. Esse tipo de iniciativa terá como resultado uma sobrecarga de estresse e pode ser muito perigoso para empresas e profissionais.

Dicas para evitar o esgotamento profissional.

Mas e você, está preparado para essa nova realidade?

Ter um dia livre a mais pode ser um atrativo para muitos profissionais, o que não significa dizer que nos outros dias ele deixará de ser cobrado pelos resultados que precisa entregar. 

Se hoje você tem dificuldades de adaptação a uma rotina de estresse e cobrança pelo seu trabalho, pode acontecer desse problema aumentar. Nenhuma empresa vai deixar de cumprir a Lei se for determinado a redução da carga horária semanal, mas ela vai lançar estratégias para seus processos e resultados não perderem a performance. 

Fica aqui um alerta para você que já percebeu que tem essa dificuldade para se preparar para essa nova realidade que está batendo na sua porta. Será que 40 horas semanais de trabalho poderão ser executadas em apenas 4 dias de trabalho?

Sempre existiram mudanças na nossa relação com o sistema de trabalho. Sofremos impactos ambientais, sociais e financeiros de um planeta globalizado. A proposta inicial de trabalhar 4 dias por semana é de estimular um bom ambiente de trabalho. Além de reduzir as taxas de turnover e diminuir os riscos de doenças como os transtornos de ansiedade, depressão e Burnout.

Síndrome de Burnout: veja os sinais e o momento de mudar de carreira.

Trabalhar 4 dias por Semana: Quais as vantagens para o trabalhador?

O impacto desse novo modelo de trabalho pode significar algumas vantagens pessoais para você. Entre eles: a redução tempo no trânsito de carro ou transporte público, de combustível e a economia financeira com esse deslocamento para o trabalho.

Se você está disposto a repensar o seu estilo de vida e acredita que trabalhar 4 dias na semana é algo que você se sentiria realizado profissionalmente, você tem grandes chances de ter um bom desempenho na sua função.

Afinal, com a jornada de trabalho reduzida você pode ter mais tempo para se dedicar a família, lazer, hobbies e quem sabe até se dedicar aos projetos pessoais engavetados. No geral, todo nosso contexto de vida vai mudar com o impacto de trabalhar 4 dias por semana, vai permitir mais liberdade de tempo livre como benefício.

Leia também: 12 hábitos que você precisa abandonar para não fracassar.

Como você gere seu tempo?

Talvez você não esteja acostumado a pensar na forma como aproveita o seu tempo, mas saiba que ele é valioso demais para desperdiçar. Depois que isso for uma realidade para você, o que vai fazer com essas horas livres na sua semana? 

Atitudes simples de organização de processos e tarefas já são possíveis de implementar. Além disso, reflita sobre o impacto do seu negócio com os seus fornecedores e clientes para que a sua entrega seja mais eficiente. E principalmente se prepare para essa nova realidade.

Viver e trabalhar no exterior: conheça os países com as semanas de trabalho mais curtas.

Com a mentoria de carreira, você aprende a fazer gestão de si, gestão de negócio e gestão de tempo. Além de, se adaptar e ter foco no que realmente é importante para você sem perder a sua performance.

*Vanessa Ferreira é psicóloga e Coach de carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional.

Aproveite para ler também: Como superar o medo da mudança de carreira.

*Veja também mais dicas de carreira, trabalho remoto e home office no canal do Youtube do Vagas pelo Mundo:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *