Se você quer trabalhar na Itália, conheça a pesquisa que mostra quais são as profissões mais procuradas no país europeu. Saiba tudo!
A Itália conta com a terceira maior economia da zona do euro e a oitava maior do mundo. Sua economia é diversificada, por isso se você deseja morar e trabalhar na Itália, saiba que até abril de 2023, as agências de emprego do país estão oferecendo milhares de contratos de trabalho. Aproveite para descobrir quais são as profissões mais procuradas na Itália.
Trabalhar na Itália
Uma pesquisa realizada pela Assolavoro Datalab, o Observatório da Associação Nacional das Agências de Emprego da Itália, traz dados do setor. De acordo com o órgão, até abril de 2023, a estimativa é que nos grupos profissionais onde estão os 30 perfis mais procurados pelas empresas, sejam criadas cerca de 692 mil ofertas de emprego na Itália.
O total é de 810 mil vagas e, destas, 30,24% das contratações no Noroeste, 24,4% no Nordeste, 20,2% no Centro e os restantes 25,2% no Sul e Ilhas do país europeu. Profissionais de TI, eletricistas e garçons são três das trinta profissões mais procuradas no mercado atual. Porém, se você deseja trabalhar na Itália, saiba que a pesquisa identificou os perfis mais procurados, examinando tanto os mais qualificados quanto os mais operacionais.
Você viu? Passaporte italiano é o mais poderoso da Europa e terceiro do mundo.
Profissões mais procuradas na Itália
De acordo com a pesquisa realizada pelo Assolavoro Lab, entre as profissões mais procuradas na Itália estão desenvolvedores Java e engenheiros de sistemas e arquitetos de TI. Além destes, empresas do país europeu buscam por especialistas em controle de gestão e engenheiros mecânicos, elétricos e de automação, gerentes de projetos, especialistas em comunicação e comunicação digital. De ressaltar que estas são as 10 profissões mais procuradas entre os altamente qualificados.
No caso de quem quer trabalhar na Itália com perfis com menor nível de qualificação, o país da Europa está com muitas oportunidades de emprego para electricistas e técnicos de qualidade. Também existem muitas ofertas de trabalho na Itália para contas comerciais, contabilistas e tesourarias, técnicos de recrutamento e formação, recepcionistas e cozinheiros.
Para os profissionais que atuam de maneira mais braçal, trabalhar na Itália é mais fácil para encanadores, operadores de máquinas, bancadas de montagem, motoristas, garçons, armazéns e especialistas em transporte marítimo. Encontrar emprego na Itália também não é difícil para técnicos de manutenção mecânica, montadores mecânicos em movimento e trabalhadores de bancada de montagem industrial.
Turismo Itália: um dos países mais visitados do mundo.
Mercado de trabalho na Itália
O mercado de trabalho italiano tem várias características notáveis. Com uma taxa de desemprego de 7,92% (janeiro de 2023), segundo o site CEIC Data, é o desemprego entre os mais jovens que preocupa. É que em 2021 a taxa de desemprego juvenil na Itália estava em 31,9%, uma das mais altas da União Europeia. Outro desafio no mercado de trabalho na Itália é a prevalência de contratos de trabalho temporários.
Esses contratos são comuns em muitos setores e oferecem menos segurança no emprego e menos benefícios do que os contratos permanentes. Em 2020, mais de 60% dos novos contratos de trabalho foram temporários no país europeu.
Além disso, a Itália tem uma taxa de participação da força de trabalho relativamente baixa, que mede a porcentagem de pessoas em idade ativa que estão empregadas ou procuram trabalho ativamente. Em 2020, a taxa foi de 62,5%, inferior à média da União Europeia.
Casa por 1 euro na Itália: novo programa para atrair moradores.
Economia da Itália
Em termos de economia de forma mais ampla, a Itália enfrentou vários desafios nos últimos anos. Um dos mais significativos é o alto nível de dívida pública do país, que foi de 155,6% do PIB em 2020. Este é um dos níveis mais altos da União Europeia e limitou a capacidade do governo de investir em serviços públicos e infraestrutura.
Todavia, o crescimento econômico da Itália também foi lento nos últimos anos, com o PIB per capita permanecendo abaixo dos níveis anteriores a 2008. Contudo, apesar desses desafios, a Itália tem vários pontos fortes em sua economia.
O país é um grande exportador de bens como moda, artigos de luxo e produtos industriais. A indústria do turismo também é uma importante fonte de receita, sendo a Itália um destino popular para visitantes internacionais.
Morar na Itália: Melhores Cidades, Custo de vida, Universidades e Dicas para Imigrantes.
Trabalhar na Itália para brasileiros
Como cidadão brasileiro, você precisará de visto de trabalho e autorização de residência para trabalhar na Itália legalmente. Existem vários tipos de vistos de trabalho disponíveis na Itália, incluindo:
- Visto de trabalho para trabalho subordinado: destinado aos profissionais que receberam uma oferta de emprego em uma empresa italiana;
- Visto de trabalho para autônomo: para quem planeja abrir um negócio na Itália;
- Visto para trabalho sazonal: para quem vai trabalhar na Itália por um período curto, geralmente inferior a seis meses;
- Visto de trabalho para trabalhadores altamente qualificados: é o visto é para aqueles que possuem habilidades especializadas e receberam uma oferta de emprego em uma empresa italiana.
Para obter um visto de trabalho na Itália, você precisará fornecer vários documentos, incluindo um passaporte válido, uma oferta de trabalho ou contrato, comprovante de meios financeiros e comprovante de acomodação na Itália.
Depois de obter um visto de trabalho, você precisará solicitar uma autorização de residência no prazo de oito dias após a chegada na Itália.
A autorização de residência permite que você viva e trabalhe legalmente na Itália durante a vigência do seu visto. Lembramos que o nosso site é apenas de caráter informativo e que, caso o processo de obtenção desses documentos seja complexo, o ideal é solicitar a assistência de um advogado ou especialista em imigração.
Morar e trabalhar na Itália: setores mais fáceis de conseguir visto.
Trabalhar na Itália com cidadania italiana
Se você tiver a cidadania italiana, tem o direito de viver e trabalhar na Itália sem precisar de visto de trabalho ou autorização de residência. Você é considerado cidadão da União Europeia (UE) e tem os mesmos direitos e responsabilidades que os demais cidadãos italianos. Isso também quer dizer que você tem acesso ao mercado de trabalho italiano e é elegível para as mesmas oportunidades de emprego e benefícios que os cidadãos italianos.
Além disso, você pode trabalhar em qualquer setor, iniciar seu próprio negócio e desfrutar das mesmas proteções e benefícios legais que qualquer outro trabalhador italiano. Os cidadãos italianos têm direito a várias proteções trabalhistas sob a lei italiana, incluindo o direito a um salário justo, benefícios de seguridade social e proteção contra discriminação e tratamento injusto no local de trabalho.
Em termos de impostos, os cidadãos italianos estão sujeitos às mesmas leis tributárias que os demais residentes italianos. Isso inclui o pagamento de impostos sobre os rendimentos auferidos na Itália e no exterior, bem como o pagamento de contribuições para a previdência social para financiar o sistema de bem-estar social do país. De maneira geral, trabalhar na Itália como cidadão italiano é relativamente simples do ponto de vista legal.
Aproveite para ler: Descubra quais países que entram nos EUA sem visto.
1 comentário
Boa tarde , sou Max , estudante de gestão de produção industrial , tenho continuação na carreira profissional como gestor , o processo de gestão tem o principio da coerencia , industria e planejamento . morar fora a respeito de trabalho e desenvolvimento , sugestões a inetercanbio continuar a carreira na gestão .