Descubra quais países que entram nos EUA sem visto

Descubra quais países que entram nos EUA sem visto.
Foto: Reprodução Aclu.org

Conheça a lista completa dos países que entram nos EUA sem visto.

Descubra quais são os 39 países que entram nos EUA sem visto. Pois é, viajar para os Estados Unidos pode ser fácil para alguns. Entretanto, para muitos pode ser um pouco complicado especialmente por conta da burocracia.

Para cidadãos de alguns países como o Brasil, por exemplo, existe a necessidade de solicitação de visto e o processo é moroso e burocrático.

Todavia, se você já fez todo o trâmite e está com o visto americano garantido, o caminho é mais fácil. Contudo, você sabia que cidadãos de dezenas de países não precisam de visto para entrar nos EUA? — Seja como for, os países da lista fazem parte do The Visa Waiver Program (VWP).





Países que entram nos EUA sem visto – The Visa Waiver Program (VWP)

Pois é, o programa de isenção de visto do governo dos Estados Unidos permite que cidadãos e nacionais de 39 países entrem nos EUA para negócios ou turismo (visitantes) por até 90 dias sem a necessidade de obtenção de visto.

Dessa maneira, uma das vantagens de entrar nos Estados Unidos no âmbito do programa de isenção de visto é que você pode viajar para o país da América do Norte com mais rapidez e sem ter que obter um visto e passar por todo o processo burocrático.

Regras e como obter a autorização

São hoje dezenas de países que entram nos EUA sem visto, contudo os cidadãos precisam de uma autorização de viagem (ESTA), aprovada previamente e que pode ser feita via internet, para visitarem os Estados Unidos por via aérea ou marítima.

grupo-novo-facebook

Regras:

  • os viajantes que pretendam entrar nos EUA através do programa de isenção de visto estão autorizados a permanecer no país por até 90 dias. Não é possível solicitar extensão do prazo.
  • é necessário possuir um passaporte com chip (para leitura dos equipamentos de segurança americanos) para todos os viajantes.
  • a autorização de viagem dos EUA (ESTA) é obrigatória para todos os viajantes que são nacionais dos países listados no The Visa Waiver Program que pretendam entrar nos EUA por via aérea ou marítima.
  • o Departamento de Estado dos Estados Unidos pode adicionar ou remover países do Programa de Isenção de Visto. Por exemplo, a Argentina e o Uruguai foram removidos e outros países foram adicionados, são eles: República Tcheca, Estônia, Grécia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Eslováquia e Coréia do Sul.

A saber: o Programa de Isenção de Visto para os Estados Unidos foi criado em 1986 e tem como principal objetivo estimular a indústria e o turismo nos EUA.

Conheça também: Vistos de investimento para viver nos Estados Unidos.

Lista de países que entram nos EUA sem visto

São 38 países que entram nos EUA sem visto e, se você possui dupla cidadania, se enquadra nesse regime desde que não tenha tido o pedido de visto negado anteriormente. Por exemplo: você possui dupla cidadania (brasileira e italiana), mas teve o pedido de visto de turismo negado, não é possível utilizar o passaporte italiano para entrar nos Estados Unidos.

Agora conheça a lista dos países:

  1. Andorra
  2. Austrália
  3. Áustria
  4. Bélgica
  5. Brunei
  6. Chile
  7. República Tcheca
  8. Dinamarca
  9. Estônia
  10. Finlândia
  11. França
  12. Alemanha
  13. Grécia
  14. Hungria
  15. Islândia
  16. Irlanda
  17. Itália
  18. Japão
  19. Letônia
  20. Liechtenstein
  21. Lituânia
  22. Luxemburgo
  23. Malta
  24. Mônaco
  25. Países Baixos
  26. Nova Zelândia
  27. Noruega
  28. Polônia
  29. Portugal
  30. San Marino
  31. Cingapura
  32. Eslováquia
  33. Eslovênia
  34. Coreia do Sul
  35. Espanha
  36. Suécia
  37. Suíça
  38. Taiwan
  39. Reino Unido

Saiba mais sobre o ESTA no site Visa Guide.

Exceções ao The Visa Waiver Program (VWP)

Ao mesmo tempo, os cidadãos dos países que participam do programa de isenção de visto para os Estados Unidos não poderão solicitar a ESTA (autorização de viagem) se:

  • viajaram para o Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria ou Iêmen em 1 de março de 2011 ou depois.
  • se tiverem dupla nacionalidade com o Irã, o Iraque, a Síria ou o Sudão. Se eles tivessem um ESTA ativo, ele foi cancelado e já não é útil viajar para os Estados Unidos.
  • o Secretário de Segurança Interna pode permitir exceções a esta regra para as pessoas que viajaram para esses países para negócios legítimos, por serem jornalistas ou por serem membros de organizações internacionais ou ONGs. Excepções também são permitidas quando a presença é para fins diplomáticos ou militares.

Veja também: Carteira de motorista brasileira será aceita na Itália.

Você sabia?

No entanto, se você é brasileiro, nós vamos lhe dar uma boa notícia, pois o Brasil está na lista de países com os quais os Estados Unidos estão negociando uma eventual inclusão no The Visa Waiver Program (VWP). Mas calma, é preciso saber que as negociações já duram vários anos, ou seja, não existe uma data prevista para que isso aconteça.

Por conseguinte, conheça os nove países que podem, futuramente, fazer parte do programa de isenção de visto para os Estados Unidos:

  1. Argentina*
  2. Brasil
  3. Bulgária
  4. Chipre
  5. Israel
  6. Polônia
  7. Roménia
  8. Turquia
  9. Uruguai*

*Vale lembrar que a Argentina e o Uruguai já pertenceram a este grupo, porém a Argentina foi excluída em 2002 e o Uruguai no ano seguinte, 2003.

Saiba mais: Startup Visa: novo programa de visto para Portugal.

Curiosidade sobre países que entram nos EUA sem visto

A saber, outra curiosidade bastante interessante é em relação aos cidadãos de nacionalidade canadense. Pois, como o país da América do Norte é o principal parceiro comercial dos Estados Unidos, os canadenses podem entrar nos EUA sem um visto como turistas por um período máximo de seis meses. Entretanto, oficialmente eles não pertencem ao grupo VWP, já que simplesmente eles não precisam de visto.

Links Importantes

Ainda assim, se você quiser saber mais sobre o The Visa Waiver Program (VWP), basta acessar o site do governo dos Estados Unidos. Todavia, caso você pretenda solicitar ou verificar a situação da sua ESTA (autorização de viagem para os EUA), acesse o site do controle de fronteiras americano.

Importante: este é um artigo informativo. Não é um conselho legal.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

5 thoughts on “Descubra quais países que entram nos EUA sem visto

  • 26 de outubro de 2019 em 9:30 am
    Permalink

    Taiwan não é país!Taiwan é da China!

  • 13 de abril de 2019 em 11:15 am
    Permalink

    Brasileiro precisa de visto, e muitos são negados, pois para ser aprovado já são outros quinhentos. Nesse caso, querer não é poder. Mas graças ao governo, os americanos já podem vir defecar no nosso país sem burocracia de visto, ou seja, pelo que parece, americano do bem ou do mal já tem passagem livre nas terras tupiniquins com toda facilidade. Vamos preparar nossas línguas para lambermos bem suas botas, para eles sempre voltarem trazendo mais dinheiro e impostos para o governo.

  • 12 de junho de 2018 em 11:37 am
    Permalink

    Bom dia Erika! Não. Todos os brasileiros precisam de visto para entrar nos Estados Unidos. Abraço!

  • 12 de junho de 2018 em 11:05 am
    Permalink

    Bom dia,
    o Brasil já está incluído nos países que podem entrar nos Estados Unidos sem visto?

  • 27 de fevereiro de 2018 em 1:19 pm
    Permalink

    Amanda e em caso de morar?
    Quem tem dula cidadania tem algum beneficio para permanencia bos EUA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *