Morar fora: o dia em que a Terra parou

O dia em que a terra parou
Foto: Pixabay

O sentimento de angústia parece sufocar, não sabemos direito para onde ir. Se decidimos ficar, temos medo. Se optamos por partir, trememos. Estamos num limbo, desorientados, ansiosos e, muitos de nós, tão longe de casa e dos nossos.

Nesses dias em que a Terra está parada, me peguei pensando que, de alguma maneira, tudo aquilo que sentimos quando partimos para morar fora está sendo experimentado por pessoas em todo o mundo, até por aquelas que nunca saíram de casa.

Perdemos a noção da hora, estamos tão aflitos que acreditamos que tudo isso só está acontecendo com a gente. Porém, bem sabemos que não estamos sozinhos nessa e que a real é que TODO MUNDO está preocupado e receoso.





Sabe aquela sensação de não saber o que vai acontecer amanhã? – pois é, desde que partimos para morar fora nos sentimos assim diariamente. “Ah Cláudio, mas eu tenho tudo planejado!” – aé, então dá uma olhadinha para a sua vida nos últimos 12 meses e me responde com sinceridade: está tudo dentro do planejado?

Provavelmente não. E sabe por quê? – porque essa Pandemia do Coronavírus nos tirou o chão, roubou nossos planos por agora e levaremos algum tempo para voltar ao normal. E acredite: isso é normal e corriqueiro na vida de quem mora fora.

Não, a gente que partiu para tão longe não é diferente de ninguém, mas já faz um tempinho que o chão nos foi tirado e a quarentena do Covid-19 é só mais uma etapa do nosso rally. Sim, estamos num rally Dakar e cada curva da vida nos enche de angústia, medo e receio.

Morar fora possibilitou que tivéssemos um treino diário de todas as angústias que o mundo sente agora. Viver em outra realidade nos forçou a mudar, nos apertou o coração de tal forma que nem mesmo os mais resistentes foram capazes de segurar as lágrimas na despedida e no último abraço.

Morar fora: a vida é um trem bala.

Nos despedimos, partimos e, cheios de esperança, batalhamos. É a vida. É a minha vida, é a sua vida, é a vida de quase todo mundo. Porém, morar fora é e continua sendo tão intenso que as incertezas de agora são apenas mais algumas para a nossa coleção.

Escrevo o texto para dizer que nós todos estamos no mesmo barco. As angústias, os medos, as dificuldades e tudo isso que o “ficar trancado em casa” está fazendo com a gente, está sendo compartilhado por todo o mundo. Mesmo.

banner-quadrado-autor

Não perca as esperanças, lute como sempre e batalhe como sempre batalhou. O mundo está parado, mas logo estará funcionando novamente e nós seguiremos na luta pelo nosso lugar ao sol, por sermos mais daqui, por não sofrermos tanto por sentirmos saudade de lá.

Aproveitar esse tempo que o mundo está nos dando para colocarmos a cabeça no lugar parece a melhor decisão. E sabe o que eu acho disso tudo? – acho que sairemos muito mais fortes, que estão nos dando a oportunidade de ver a vida com outros olhos.

Para morar fora sempre nos foi exigido coragem e resiliência. Passar por tudo isso aqui do outro lado do mundo nesse momento é só e tão somente para nos lembrarmos de que conseguimos e de que somos capazes. Você tem dúvidas disso? Eu não, nunca tive!

Leia também: Morar fora: que nunca nos falte coragem.

Você sabia que os textos sobre morar no exterior de Cláudio Abdo viraram livro? “Morar Fora: sentimentos de quem decidiu partir” da Editora Chiado pode ser adquirido pelo site, com entregas em todos os países do mundo. Peça já o seu!

 

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

  • O Remessa Online, junto com o site Vagas pelo Mundo, criou uma campanha para ajudar quem mora no exterior durante a epidemia do coronavírus e precisa enviar ou receber dinheiro. Aproveite os nossos cupons de desconto:
  • todosjuntosvpmdisp – 35% off no custo das operações de disponibilidade
  • todosjuntosvpmman – 35% off no custo das operações de manutenção
  • todosjuntosvpmsau – 100% off no custo das operações de gastos com saúde

*Cupons válidos até 31 de março de 2020, uma transferência por pessoa.

  • Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.
  • Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
  • Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
  • Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.
  • Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.


Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação, faz Doutorado em Estudos de Comunicação. Apaixonado por rock and roll, conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *