Morar fora: talvez a vida não esteja saindo como o planejado

Morar Fora Claudio Abdo
Foto: Pixabay

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque estamos amedrontados e quase em pânico por causa de um inimigo invisível que está matando principalmente os velhinhos e os mais debilitados.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque “bem na sua vez” o mundo parou e tudo aquilo que você tinha idealizado está, pelo menos de momento, em stand by esperando tudo isso passar.





Morar fora: talvez a vida não esteja saindo como o planejado

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque a vontade de desistir e voltar agora é maior do que o desejo de ficar e vencer num futuro que é tão incerto que nos estremece as pernas.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque a pessoa que você escolheu para passar o resto da vida junto adoeceu e está com uma doença degenerativa que lhe faz perdê-la dia após dia.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque mesmo que você tenha criado os seus filhos para o mundo, agora que eles voaram o ninho está tão vazio que muita coisa perdeu o sentido e nada mais faz muita diferença.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você descobriu que está com uma doença grave e seus planos precisaram ser revistos de forma tão emergencial que o chão sumiu e você está sentindo que perdeu o controle.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você sempre adiou abrir o seu coração e agora percebeu que está tendo uma enchente de sentimentos que, ao invés de saírem de uma vez, entupiram sua voz e lhe calaram para sempre.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você que sempre evitou discussões e atritos, tardiamente, está notando que sua isenção afastou os bons, é mais maléfica do que benéfica e que os que sobraram ao seu lado, infelizmente, não são nada confiáveis.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você se interessou tanto pela vida dos outros que os que estavam ao seu lado se sentiram preteridos e agora tratam-lhe de maneira recíproca.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você tem tantos segredos que, obrigatoriamente e como forma de muito bem guardá-los, tenha iniciado uma espiral de mentiras que hoje não pode mais ser travada.

Morar fora: que nunca nos falte coragem.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você sempre acreditou que “ajudar todo mundo” de alguma forma ia lhe trazer algum retorno, mas agora percebe que nem todo mundo (ou quase ninguém) irá retribuir a sua ajuda e é tarde demais.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você fez investimentos durante um longo período, mas agora está percebendo que a economia e o mundo são bem mais frágeis do que a gente algum dia imaginou.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você está com medo de perder o emprego que, apesar de ruim, ajuda a pagar as suas contas e lhe dá alguma segurança num momento de tantas inseguranças.

livro morar fora claudio abdo

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você sempre quis se aposentar, mas agora que está “livre” sente-se numa cadeia e entende que contar os dias para a reforma, na verdade, lhe fizeram desperdiçar anos de vida e de boa saúde.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque os seus planos estão sendo adiados sem que você queira e sua falta de empatia é tamanha que está lhe colocando no lugar de vítima solitária num mundo onde todos, sem excessão, estão com problemas.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque chegou a hora de você reconhecer que é humano, mas também de aceitar que é, assim como todos os outros seres vivos, um ser mortal e finito.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você, ao ser avarento com uns, sem querer foi generoso em excesso com outros que não mereciam e despertou um poderoso senso de injustiça nos que foram desprezados.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque os sentimentos dos outros nunca lhe interessaram muito e agora esses “outros” estão ignorando solenemente todos os seus sentimentos, incluindo até os mais puros e honestos.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque você, ao fazer suas escolhas, ignorou os mais próximos e isso, inclusive, fez você “sem querer” abrir mão de conhecer alguns de seus descendentes.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque o seu fim parece ter sido antecipado e todas as coisas que ficaram por resolver não terão mais tempo de acontecer e você se tornou apenas e tão somente uma pessoa (bem) frustrada.

Morar fora: que fé é essa?

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado porque quem lhe contou que a vida iria sair de acordo com os seus planos mentiu e a mentira foi tão bem contada que você acreditou veementemente e levou tempo demais para voltar atrás.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado, mas ainda vai em tempo de “consertá-la” justamente porque a nossa existência é um carro em alta velocidade que não pode ser freado e nem parar para ser arrumado.

banner-quadrado-autor

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado, mas quem sabe não chegou a hora de você parar de fazer planos para o futuro, se concentrar no presente, se aproximar dos que já foram próximos e, até quem sabe, lhes pedir perdão.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado e é justamente por isso que precisamos mudar, que temos que remanejar nossa rota e, ainda que o passado não possa ser alterado, o futuro com certeza pode ser transformado.

Talvez a vida não esteja saindo como o planejado e isso nos obrigue a aceitar, ainda que de forma dolorosa e urgente, que somos apenas um pontinho mortal no universo e que, mesmo tendo todos os problemas do mundo, eles só estão no “nosso mundo”.

Leia também: Morar fora: é fácil entrar em depressão.

*Você sabia que os textos sobre morar no exterior de Cláudio Abdo viraram livro? “Morar Fora: sentimentos de quem decidiu partir” da Editora Chiado pode ser adquirido pelo site, com entregas em todos os países do mundo. Peça já o seu!

 

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

  • O Remessa Online, junto com o site Vagas pelo Mundo, criou uma campanha para ajudar quem mora no exterior durante a epidemia do coronavírus e precisa enviar ou receber dinheiro. Aproveite os nossos cupons de desconto:
  • todosjuntosvpmdisp – 35% off no custo das operações de disponibilidade
  • todosjuntosvpmman – 35% off no custo das operações de manutenção
  • todosjuntosvpmsau – 100% off no custo das operações de gastos com saúde

*Cupons válidos até 31 de março de 2020, uma transferência por pessoa.

  • Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.
  • Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
  • Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
  • Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.
  • Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.


Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação, faz Doutorado em Estudos de Comunicação. Apaixonado por rock and roll, conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *