Coluna: Morar fora exige autoresponsabilidade

Morar fora texto
Foto: All Accor

Longe de casa não há espaço para procrastinação, culpabilizar outros ou quem sabe delegar nossas atribuições a outros.

Aos que estão morando fora e a todos aqueles que estão arrumando as malas, anotem esse recado em um post-it e nunca esqueçam – morar fora exige autoresponsabilidade –, por vezes estamos tão acostumados a ter alguém para resolver nossas questões que não nos conectamos a isso.

Quando estamos longe de casa precisamos ter planos de A a Z, no fracasso de um, já precisamos engatilhar o outro e tudo isso está relacionado a nossa preparação para viver os nossos sonhos.





Morar fora exige autoresponsabilidade

A gente vai crescendo e nossos cuidadores nos cercam de cuidados, as vezes tentam fazer de tudo para que não venhamos a nos frustrar e por diversas formas acabam impedindo com que tenhamos a experiência de assumir nossas próprias responsabilidades.

A gente cresce e acaba se acostumando em ter alguém para nos desenrascar e a resolver nossas crises, sejam elas internas ou externas. Não quero que você entenda que ter esse suporte é ruim, só lhe inspiro a refletir se todo esse movimento já não chegou à validade, assim como muitas coisas em nossa vida.

Quando decidimos partir rumo a realização dos nossos sonhos ou propósitos precisamos ter em mente que precisaremos desenvolver habilidades específicas e uma delas é a autoresponsabilidade, que nada mais é do que a habilidade de assumirmos tudo aquilo que é nosso e nos diz respeito.

Longe de casa não há espaço para procrastinação, culpabilizar outros ou quem sabe delegar nossas atribuições a outros. Entenda uma coisa, ou a gente vai lá e faz, ou as coisas não serão realizadas. Ter essa ciência nos ajuda muito a não assumir mais atribuições as quais eu possa dar conta, seja no trabalho, na vida pessoal, acadêmica ou afetiva.

Leia também: Autoconfiança nunca foi tão necessária como neste momento da vida.

Assumindo a responsabilidade

Quando assumimos mais responsabilidades do que podemos dar conta certamente nossa gestão de tempo será comprometida.

Se você tem dificuldade em estabelecer limites e dizer não a tudo aquilo que te incomoda, busca reavaliar sua conduta diante das tomadas de decisões, talvez isso te ajude e se envolver menos em assuntos que não te dizem respeito.

Ser uma pessoa disponível é completamente diferente de fazermos o trabalho dos outros.

Aqui vão algumas dicas importantes:

  • Faça uma lista de todas as responsabilidades que não são suas, ao fim as devolva a quem são de direito.
  • Coloque em um planner, um mural, na geladeira ou em algum local que você sempre visualiza, aquelas responsabilidades que são suas e de mais ninguém. Se comprometa com você mesmo.
  • Caso tenha dificuldade em entender quão são suas responsabilidades, não se preocupe, converse com as pessoas que convivem com você, elas podem ajudar.
  • Por fim, faça uma listinha das responsabilidades que você tem o prazer ou o compromisso de manter, tenha uma postura condutora e conduza sua vida.

Também pode te interessar mais um texto do psicólogo Vitor Luz: para cada escolha uma renúncia.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.


View this post on Instagram

A post shared by Psicólogo Online • Brasileiro (@psicologovitorluz) on

livro morar fora claudio abdo

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *