O que você tem feito por você?

Coluna Pé na Estrada
Foto: Contos e encontros

Quando procrastinamos o nosso autocuidado perdemos a chance de nos cuidarmos no presente e viver o melhor desta vida.

Essa reflexão é tão profunda, que por vezes pode ser até que não tenhamos resposta. Estamos vivendo dias tão desafiadores que acabamos nos desconectando do autocuidado e focamos apenas no bem-estar dos outros a nossa volta ou do outro lado do mar.

Quando passamos a morar fora entendemos que senão cuidarmos da nossa vida, ninguém o fará. Neste momento de pandemia talvez estejas se sentindo mais ansioso, preocupado, estressado e temeroso, mas gostaria que você lembrasse que vai passar e quando tudo isso se acabar, o que foi que você fez por você mesmo?





O que você tem feito por você?

Tenho recebido muitas mensagens de pessoas preocupadas com o mundo, com a fome, com os trabalhadores sem emprego, com os familiares e com situações externas a nossa vida.

Mas poucas pessoas têm chegada a mim com preocupações voltadas para o próprio eu. Ao longo da nossa vida aprendemos que precisamos cuidar de quem amamos e de todos aqueles que pertencem ao nosso mundo privado, mas talvez não tenhamos aprendido a cuidar a gente mesmo.

Qual foi a última vez que você fez as unhas, hidratou os cabelos, acertou sua barba, se deu de presente um banho relaxante, se presenteou com uma boa leitura, escolheu alimentos saudáveis para nutrir o seu corpo, ouviu uma boa música para acalmar sua alma e escolheu companhias que podem aquecer seu coração?

Essas e outras coisas são muito significativas e só nos damos conta disso quando deixamos de sentir a presença delas.

A procrastinação é inerente ao ser humano

A procrastinação é uma das coisas inerentes ao ser humano, não tem cura e sempre existirá ao longo dos nossos dias. O grande desafio consiste em aprendermos a lidar com ela, quando estamos nos preparativos para morar fora criamos um check-list de centenas de coisas que precisamos resolver e algumas são mais fáceis do que outras, mas todas elas indispensáveis.

Autoconfiança nunca foi tão necessária como neste momento da vida.

Por achar que estamos a dois anos ou a um ano da nossa data de partida, deixamos algumas coisas para depois, mas devo lembrar que sair do país de origem exige organização, sabedoria, assertividade e prudência, sem esse combo você pode enfrentar mais desafios do que o previsto.

Quando procrastinamos o nosso autocuidado perdemos a chance de nos cuidarmos no presente e viver o melhor desta vida.

Não é porque estamos vivendo um isolamento social que devemos esquecer das tarefinhas de casa e de tudo aquilo que faz o nosso coração se alegrar.

Talvez essa seja a sua primeira experiência diante de uma pandemia, parece assustador, eu sei, também tenho vivido a mesma experiência. Mas quero finalizar esse texto te dizendo que somos mais forte do que imaginamos e nosso destino já está escrito, espero que você possa estar se preparando e se aprontando para receber o melhor.

Leia também: Aproveite o isolamento social para fazer um detox de tudo que lhe incomoda.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.


View this post on Instagram

A post shared by Psicólogo Online • Brasileiro (@psicologovitorluz) on

livro morar fora claudio abdo

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *