Número de brasileiros residentes em Portugal bate recorde

Brasileiros em Portugal
Foto: Mystery Wallpaper.

Número de brasileiros em Portugal já passam de 151 mil residentes.

Dados do SEF de Portugal (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), órgão do governo de Portugal responsável pelo controle de entrada e saída de cidadãos do país europeu, publicados no dia 23 de junho de 2020 mostram que mais de 150 mil brasileiros já optaram por morar em Portugal. O número é recorde no país europeu.





Número de brasileiros em Portugal bate recorde

As informações e números publicados pelo SEF referem-se a 2019, porém mesmo assim os dados impressionam. Portugal registra um aumento no número de estrangeiros pelo quarto ano consecutivo e chega a marca de 590.348 cidadãos de fora do país que optaram por viver, estudar e trabalhar no país europeu.

O aumento em relação a 2018 foi de 22,9% e é o maior número de estrangeiro vivendo em Portugal desde 1976.

Brasileiros como principal comunidade

O relatório do SEF aponta que a comunidade brasileira é a que está em maior quantidade e 151.304 brasileiros já optaram por morar em Portugal e o faziam no final de 2019.

O RIFA trouxe informações que mostram que somente em 2019 foram 48.796 de brasileiros que escolheram morar em Portugal para reagrupar a família, trabalhar, estudar ou aproveitar a aposentadoria.

Saiba como é morar em Portugal.

Outras nacionalidades em Portugal

Depois dos brasileiros, são os cidadãos de Cabo Verde que ocupam a segunda colocação e 37.436 cidadãos daquele país residem em Portugal. Em terceiro lugar estão os ingleses (34.358), os romenos (31.065), ucranianos (29.718), chineses (27.839), italianos (25.408), franceses (23.125) e angolanos (22.691).

Dados do relatório do SEF

O Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA) foi apresentado na ocasião do 44º aniversário do SEF e traz dados interessantes que mostram que houve um aumento na quantidade de cidadãos que vêm do Reino Unido e da Itália, porém neste caso o aumento se dá por conta dos cidadãos com nacionalidade italiana serem naturais do Brasil.

O RIFA mostrou ainda que a maioria dos imigrantes residem em cidades do litoral, sendo que 68,6% está concentrada nos distritos de Lisboa, Faro e Setúbal. No total são mais de 405 mil cidadãos que residem somente nestes três distritos.

Saiba como morar em Portugal com Visto Gold.

Aumento de indianos e nepaleses

Em 2019 também cresceu o número de cidadãos da Índia e do Nepal que optaram por morar em Portugal. Atualmente, os indianos representam 4,9% dos estrangeiros e os nepaleses 3,9%.

Declarações do Ministro da Administração Interna

Para o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o relatório apresentado pelo SEF mostra que Portugal é “um país atrativo em que a economia, segurança e a forma como entende positiva a migração como fenômeno regular tiveram um impacto muito significativo”.

Além disso, Cabrita afirmou que entre 2015 e 2019 o número de estrangeiros que optaram por morar em Portugal aumentou em cerca de 200 mil. Ainda de acordo com o Ministro, isto significa que ocorresse, pela primeira vez de 2009, um crescimento da população portuguesa por conta do saldo migratório positivo.

Brasileiros são os mais impedidos de entrar em Portugal

A quantidade de estrangeiros que foram impedidos de entrar em Portugal também aumentou, o crescimento foi de 32,9% em 2019. Foram, de acordo com o RIFA, quase cinco mil os cidadãos estrangeiros que tiveram sua entrada recusada em Portugal e a maioria dos impedimentos foram com cidadãos brasileiros.

O relatório do SEF mostrou que quase 80% das proibições de entrada em Portugal foram de brasileiros e a quantidade foi de 3.965. Ainda de acordo com o órgão, a ausência de visto para morar em Portugal e a falta de um motivo que justifique a entrada em Portugal são os principais motivos da recusa por parte dos policiais da imigração.

Descubra quais as cidades mais baratas para morar em Portugal.

Por que as pessoas querem morar em Portugal?

Os motivos são os mais diversos, entretanto o fato de Portugal ser considerado o terceiro país mais seguro do mundo, de ocupar a função de “porta da Europa”, ter acordos bilaterais com o Brasil, o idioma e as similaridades entre os dois países podem ser os principais motivos para que Portugal seja o preferido pelos brasileiros para morar fora do país.

 

livro morar fora claudio abdo

*Aproveite os cupons de desconto do site Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação, faz Doutorado em Estudos de Comunicação. Apaixonado por rock and roll, conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *