Morar fora é um convite a encararmos nossos medos e aprendermos a superá-los. Vamos aprender a lidar com nossos medos?
Não há sensação pior do que quando nos sentimos paralisados pela existência de alguns medos ao longo da nossa vida. Ao longo do nosso desenvolvimento a depender das experiências que vivenciamos tendemos a ter mais ou menos medos, essa é uma realidade que precisamos compreender e acolher. Se você deseja morar fora ou se já está morando, certamente já vivenciou ou vivencia essa emoção, então vamos juntos até o fim deste texto e aprender a lidar com ele de uma forma saudável.
Chegou o momento de aprendermos a lidar com nossos medos
O medo é uma das cinco emoções básicas que todo ser humano vivencia, sendo acompanhado das outras quatro: raiva, tristeza, alegria e afeto. Muitas pessoas ao redor do mundo possuem muita dificuldade no relacionamento com seus medos de “estimação”, mas hoje eu gostaria que você compreendesse que essa emoção é útil e pode te ajudar a chegar onde desejas.
O medo é um impulso que nos lembra até onde podemos ir, ele nos alerta de situações que colocam a nossa segurança em cheque, nos lembra de irmos mais devagar ou de muitas vezes acelerarmos. Ele surge sempre que nossa integridade pode ser comprometida, sempre emitindo uma mensagem de atenção.
Por não nos conhecermos muito bem tendemos a não entender os seus sinais ou quem sabe a mal interpretá-los, e acredite, esse é um dos maiores desafio da humanidade, interpretação de sinais.
Morar fora: preguiça, medo ou esperança?
O que você precisa fortalecer?
Quando praticamos o autoconhecimento entendemos que existem habilidades que devemos desenvolver e competências que precisamos nos fortalecer. Ou seja, a medida que estudamos quem éramos, o que somos e o que podemos ser, tendemos a fortalecer nossa segurança interna e com isso a enfrentarmos nossos medos, sejam eles grandes ou pequenos.
Muitas pessoas que desejam morar fora ou que já estão morando vivem constantemente de cara com o medo. E se eu não conseguir permanecer no país que estou, se não conseguir concluir meus estudos, se perder meu trabalho, se as políticas para imigrantes mudarem, como vou para um país onde não conheço ninguém, se o avião cair, se meus familiares partirem deste mundo…
Podemos passar um bom tempo sinalizando pensamentos que podem surgir em sua mente e que podem alimentar seus medos, mas um bom exercício é entender o que de fato pode acontecer e após isso encontrar estratégias e soluções para concretizar os seus sonhos de morar no exterior ou de continuar morando. Nossos medos servem para nos lembrar que devemos ter cautela e não para nos fazer parar, essa diferença precisa ser compreendida com maturidade e sabedoria.
Chegou o momento de viver o que você deseja.
Faça uma lista dos seus medos
Vamos fazer um exercício juntos, faça uma listinha de todos os medos que você tem, separe por área; família, finanças, educacional, profissional, pessoal, amorosa e espiritual…
Após terminar sua listinha volte em cada um deles e tente refletir se eles são reais, ou seja, se eles são medos mesmo, por vezes podem ser apenas circunstâncias existenciais com uma baixa iminência de acontecer. Há uma tendência de olharmos para nossos medos baseados com o passado que tivemos, ou seja, se fracassamos, se nada deu certo, se em algum momento não conseguimos, tendemos a criar uma projeção de insucessos.
Aprenda a encarar sua vida com a mesma seriedade que lida com o problema dos outros, por vezes somos tão bons em ajudar os outros, que esquecemos de aplicar tudo isso em nosso dia a dia. Encarar os nossos medos exige auto responsabilidade, maturidade, experiência e acima de tudo, coragem.
Colocar os pés no chão nos resgata do passado e nos tira do futuro, nos trazendo de volta ao presente, onde tudo pode ser realizado e onde precisamos estar. Morar fora nos exige um forte enfrentamento com nossos medos, aprenda a lidar com essa realidade!
Será que vale a pena largar tudo e partir?
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify e em diversas plataformas de Streaming: