Morar fora requer um plano bem definido para realizarmos nossos sonhos e alcançarmos o que desejamos. O que você precisa para avançar no exterior?
Aqueles que optam por morar fora possuem um forte desejo por mudança, seja ela grande ou pequena, mas sempre diferente. Viver a mesma vida pode representar uma verdadeira prisão para os brasileiros e vislumbrar a chance de nos aproximarmos da vida que queremos é uma sensação indescritível. Se você deseja viver no exterior ou já está vivendo, então ter a clareza do que você precisa fazer para avançar é fundamental, desta forma se afastará de uma repatriação prematura, tampouco do enfraquecimento da sua saúde mental, sem necessidade.
O que você precisa para avançar no exterior?
Morar fora é um desejo de muitos brasileiros, aprender um novo idioma, conhecer novas pessoas, experimentar uma nova forma de se relacionar, encontrar reconhecimento profissional, sentir-se bem remunerado pelo trabalho. Respeitado nas próprias individualidades, expandido culturalmente, flexível mentalmente e acima de tudo, pertencente a si mesmo.
Essa é uma realidade possível e se bem-organizada, pode durar por muito tempo, mas o que vemos na prática é que ela dura muito menos do que tem potencial para ser. Isso acontece devido ao mal planejamento, baixa organização e desconhecimento de questões interculturais por parte daqueles que imigram ou expatriam.
Imigrante ou expatriado: uma posição vulnerável
Imigrantes são aqueles que colocam o pé na estrada para viver em outra cultura sem uma previsão de regresso. Já os expatriados são aqueles que saem de seus países em missões profissionais, possuindo um tempo estabelecido de permanência e uma data prevista de retorno ao país de origem, em sua grande maioria.
Compreender essa diferença lhe ajuda a expandir sua percepção sobre sua própria história. Você já parou para avaliar como se deu sua migração ou como ela está sendo construída? Esse é um exercício poderoso de reflexão e vai lhe auxiliar a se apropriar de quem era, de quem está se tornando e quem poderá vir a ser.
Seja você é imigrante ou expatriado, morar fora sempre lhe colocará em uma posição vulnerável, assumindo o título de estrangeiro, por mais que você tenha visto e até mesmo uma segunda nacionalidade. Ao estarmos fora do Brasil assumimos a posição de estrangeiros e precisamos compreender muito bem tudo isso, evitando enganos, constrangimentos e por vezes, mal entendidos.
Saber quem você é, o que está fazendo e o que pode fazer, é uma estratégia poderosa de adaptação cultural, afinal de contas, quando temos conhecimento sobre a nossa realidade a podemos transformá-la ou reforçá-la.
Como seria sua vida hoje se tivesse feito escolhas melhores no passado?
Estagnação no exterior
Saímos do Brasil cheios de metas, objetivos, sonhos e ambições e muita vontade de fazer acontecer, mas entre vivermos tudo isso que ansiamos existem os desafios migratórios no meio do caminho, alguns previstos e outros imprevisíveis. Existe um fenômeno que observo enquanto Psicólogo Intercultural, que é a estagnação no exterior.
À medida que somos desafiados por tudo aquilo que não podemos controlar vamos perdendo força, quando vivenciamos situações de preconceito, discriminação, xenofobia e até mesmo de exclusão, parece que nossa energia de realização vai diminuindo.
Caso você ainda não tenha percebido isso em sua vida, existem alguns sinais clássicos, como: “Sinto que não tenho tanta força como no passado…”, “Antes eu era mais resiliente, atualmente tudo me afeta…”, “Eu era tão resolutivo antes, mas parece que não consigo fazer nada direito hoje em dia…”, “Nunca tive medo de nada, hoje tudo me assusta…”. Pensamentos e falas como essas podem sinalizar o quanto você pode estar vivendo uma estagnação no exterior.
Quando tudo parece estar bem no exterior, mas não está…
Como sua vida tem evoluído?
Outros sinais que você deve estar atento são: vida intelectual desatualizada, progressão de carreira inexistente, relacionamento afetivo desconecto, saúde mental instável. Vida financeira no vermelho, área familiar desestruturada, espiritualidade esquecida, parte física adoecida. E por fim, amor próprio, autoestima e autocuidado totalmente esquecidos.
Se você se identificou com tudo o que escrevi acima, preciso lhe dizer que você precisa de ajuda. Agora, se você é daqueles que está rindo de nervoso, então isso significa que você está se negligenciando a muito tempo e até normalizou situações críticas da existência humana.
Se você não aprender a se tratar melhor, a sua sensação de estagnação se acentuará e ficará cada vez mais difícil se refazer. Esse não é mais um texto meu para lhe levar a refletir, mas é um chamado à realidade. Tanto tempo já se passou e você continua dando voltas e com resultados pouco expressivos, não é?
Fique sabendo que existe uma vida próspera e abundante, vivida por dezenas de brasileiros que moram fora e que ela também está ao seu alcance, mas para conquistá-la você vai precisar se reorganizar, definitivamente, sem desculpas!
Não dependa de ninguém no exterior
Superando a estagnação longe de casa
Chegou o momento de levantar o freio de mão e avançar, isso mesmo! Muitos brasileiros são criativos em se autossabotarem e responsabilizarem outras pessoas, organizações e circunstâncias por seus fracassos diários e congelamento na vida.
Certamente você já ouviu a frases “não sou obrigado a nada”, mas parece que a gente se obrigada o tempo todo, não é? Quantas vezes nos colocamos em situações difíceis ao morar fora só para agradar aos outros e por vezes sentir que fazemos parte de algo?
Por que insistimos em empregos que não nos fazem sentido? Quais os nossos motivos para mantermos relações amorosas falidas? O que nos leva a socializarmos com amigos que não se importam conosco e por fim, o que nos leva a viver uma vida medíocre, quando temos a chance de sermos brilhantes?
Reclamações no exterior podem revelar sua má adaptação no país
Foque em avançar no exterior
Hoje eu separei algumas orientações práticas que vão lhe tirar da estagnação e alimentarão o seu desejo por uma vida diferente para você avançar no exterior:
- Comece arrumando sua cama ao acordar: parece besteira, mas se nem isso você dá conta de fazer, talvez seja melhor nem continuar a ler a lista;
- Exercite-se: não importa o que seja, coloque-se em movimento, isso lhe lembrará o quanto que você precisa melhorar a cada dia;
- Beba água: manter bons níveis de hidratação ajudará seu corpo a ter um bom funcionamento, movimento esse necessário para os próximos passos;
- Escolha bem seus relacionamentos: alguns precisam ser abandonados e outros conquistados;
- Cancele compromissos que não estão alinhados com seu propósito existencial: isso só atrasa a sua jornada;
- Tenha um tempo de silêncio: assim você poderá se ouvir e silenciar todo e qualquer ruído;
- Atualize seu plano migratório: olhe para o plano original, acomode ele em seu presente e estabeleça micro metas, para alcançar o objetivo da prosperidade no exterior;
- Saia da bolha em que você insiste em ficar: você já se deu conta que ela não te traz tantas vantagens assim, encontre novos lugares seguros;
- Por fim, seja conhecedor de você mesmo, não há nada mais difícil do que não se dominar longe de casa.
Que você possa se resgatar a tempo, ninguém está vindo para resolver seus problemas, então quanto mais rápido você entender isso, mais feliz e abundante voltará a ser.
Está tudo bem as coisas não estarem bem no exterior: como lidar com a frustração
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.*Acompanhe também o canal do Vagas pelo Mundo no Youtube e inscreva-se: