Como comprar e financiar imóvel em Portugal

financiar imovel em Portugal
Foto: IATI.

Descubra como é possível comprar e financiar imóvel em Portugal e quais as melhores dicas para quem ainda está no Brasil ou qualquer outro país.

Comprar um imóvel em Portugal é a vontade de muitos brasileiros que planejam recomeçar a vida no exterior. Mas será que é possível um brasileiro financiar imóvel em Portugal? 

Pensando nisso, fomos conversar com o consultor imobiliário João Paulo Fleury Teixeira, brasileiro que atua no setor imobiliário pela KW Portugal, uma das maiores agências imobiliárias do mundo e de Portugal, para tirar todas as dúvidas. 


Como financiar imóvel em Portugal?

Antes de pensar em financiar imóvel em Portugal é preciso verificar quais as melhores cidades para morar no país luso. Esta não é uma decisão fácil, pois depende de inúmeros fatores. Depois da escolha da cidade, existe a decisão do local e suas peculiaridades.

Para fazer o financiamento de um imóvel (estando em Portugal, no Brasil ou em qualquer outro país), é necessário um bom planejamento financeiro. Além disso, é altamente recomendado um consultor imobiliário de confiança e credibilidade, que possa dar todo o suporte para auxiliar na escolha do imóvel adequado para o comprador e sua família. Também terá toda a orientação jurídica e fiscal para o tratamento da parte legal, um dos pontos mais importantes de todo o processo.

Caso não seja possível a compra nesse primeiro momento ou prefira o arrendamento (aluguel), o consultor poderá prestar este mesmo serviço de auxiliar a encontrar o imóvel mais adequado. 

Mas vale lembrar que como a taxa de juros em Portugal (empréstimo bancário) é muito baixa se comparado com o Brasil, gira em torno de 2% ao ano, muitos preferem a comprar do que arrendar, pois é muito mais vantajoso. Isto porque o valor do financiamento, certamente, será inferior ao valor de uma renda (um aluguel) no mesmo tipo de imóvel.

E todo esse serviço de pesquisa para encontrar o imóvel, não tem nenhum custo para o comprador ou arrendatário. Basta entrar em contato com o consultor imobiliário que de forma muito transparente, eficiente, sem riscos e com bastante competência, o interessado encontrará a residência ideal.

Descubra onde é mais barato comprar casa em Portugal.

Quais as regras de financiamento em Portugal

Para pegar um empréstimo imobiliário em Portugal você precisa encontrar inicialmente o imóvel e escolher posteriormente a instituição financeira para solicitar a aprovação do financiamento.  

Por isso é muito importante que escolha um consultor imobiliário de confiança, que trabalhe em uma agência com boa reputação no mercado. Além disso, que possua parceiros, conhecidos no Brasil como correspondentes bancários. Estes encontrarão a melhor instituição financeira para o empréstimo, facilitando muito o trabalho de pesquisa de menor taxa e demais condições. 

Conheça as regras para financiar imóvel em Portugal:

  1. Ter pelo menos 10% de entrada do valor do imóvel. Para quem já reside em Portugal, é possível financiar 90% do valor do imóvel);
  2. Reunir os documentos necessários para abertura de conta;
  3. Escolher a instituição bancária com as melhores taxas para a compra; 
  4. Entregar os documentos para análise de crédito;
  5. Análise técnica para avaliação do total a ser emprestado e
  6. Assinatura do contrato.

Nesse processo junto a instituição financeira será necessário comprovar rendas e seu patrimônio para poder financiar o imóvel. Além disso, a idade do comprador também é fundamental para o tempo do financiamento. Todo este processo leva em torno de até 4 semanas.

Tempo de financiamento

Para residentes em Portugal e para os portugueses, o prazo máximo de financiamento é de 40 anos. Já para não residentes no país, o prazo limite para financiamento é de 30 anos. 

Por isso, a maioria dos bancos só aceita a idade limite para o término do financiamento até 75 anos (podendo estender até 80 anos em alguns casos). Porém em certos bancos, existem regras específicas.

Roteiro de 7 dias em Portugal: o que conhecer.

Capacidade financeira para comprar um imóvel

Na hora de comprar um imóvel em Portugal, o banco irá analisar a capacidade financeira do comprador, para poder pagar as prestações. O banco calcula uma taxa de esforço do cliente, onde avalia quanto ele recebe por mês, seu patrimônio, sua idade e se existe empréstimos ou financiamentos em aberto (essa informação é dada pelo Banco Central do Brasil, no caso de brasileiros). 

Em média, aqui em Portugal, o valor mensal do financiamento de um imóvel não deve passar de 1/3 do valor do rendimento mensal do comprador.

Quais documentos necessários para comprar uma casa em Portugal?

Veja quais são os documentos necessários para financiar imóvel em Portugal.

Para o comprador: 

  1. NIF de Portugal (Número de Identificação Fiscal) que corresponde ao nosso CPF. É possível tirar este documento estando no Brasil.
  2. Documento de identificação (Passaporte, Cartão Cidadão ou título de residência);
  3. Imposto de Renda do ano e extratos bancários;
  4. Os três últimos pagamentos (salário), rendas extras como contrato de aluguéis ou outras formas de renda que possui ou mesmo a aposentadoria;
  5. Comprovante de contrato de trabalho;
  6. Fichas técnica de descrição do imóvel junto aos órgãos públicos.

Morar em Portugal, um guia completo.

É possível financiar imóvel em Portugal estando no Brasil?

Sim, com algumas regras.

O financiamento de imóveis para imigrantes em Portugal é possível. Além dos brasileiros que residem em Portugal, também é possível comprar imóvel em Portugal estando no Brasil. Da mesma forma, é preciso comprovar capacidade financeira para pagamento e dar uma entrada maior. 

Nesse caso, o percentual financiado é menor para estrangeiros (média de 70% do valor do imóvel). Mesmo assim, considerando as taxas de empréstimos que chegam a 2% ao ano, continua sendo muito vantajoso. E note que não é necessário ter rendas em terras portuguesas, o comprador pode usar, sim, o seu rendimento no Brasil.

comprar imovel em Portugal
Foto: Traveler (Cascais, Portugal)

Melhores cidades para comprar imóvel em Portugal

Portugal possui regiões belíssimas para morar e você deverá escolher a cidade de acordo com seu estilo de vida e do seu propósito. Lisboa e Porto são as maiores cidades do país e onde estão as melhores oportunidades de investimento em Portugal e também de trabalho. 

Lisboa é a capital de Portugal e possui 2,8 milhões de habitantes na sua região metropolitana (que engloba 18 municípios). Em Lisboa está a sede do governo português, onde acontecem a maioria dos eventos, congressos, peças de teatro, shows nacionais e internacionais. Porém, mesmo sendo o centro financeiro e político de Portugal, é possível encontrar bairros mais afastados e morar em Lisboa com muita tranquilidade e qualidade de vida. 

A cidade portuguesa também é escolhida pelos investidores para a compra de um imóvel em Portugal, para alugar ou fazer um Airbnb (alojamento local). Antes da pandemia, Portugal recebeu 27 milhões de turistas em 2019 e apartamentos de Airbnb geraram em média de € 14,2 milhões de euros no ano de 2019. 

Outra cidade importante é a cidade do Porto, vencedora por três anos como melhor destino europeu. Além de importante para o turismo, o Porto se destaca economicamente no país, com muitas empresas, indústrias na sua região metropolitana e importante geradora de empregos no setor de turismo, hotelaria, restauração (restaurantes e bares) e também no seu porto. 

Já para quem busca tranquilidade, gosta de belas praias e quer curtir a aposentadoria em Portugal, Cascais, Estoril, Sintra e Oeiras são ótimas opções para residir. Cascais é considerada a Riviera Portuguesa, local muito bem cuidado, com belas praias e importante destino de férias a apenas 30 quilômetros da capital Lisboa. 

Indo mais para o sul, a região do Algarve em Portugal é onde estão algumas das praias mais bonitas do país. O Algarve conta com uma superestrutura para receber turistas e também é o destino de muitos estrangeiros aposentados. 

*Para comprar ou arrendar um imóvel em Portugal, entre em contato com o consultor imobiliário em Portugal, João Paulo Fleury Teixeira por email joaopauloteixeira@kwportugal.pt telefone +351 912 863 733 ou pelo Instagram: jp.imoveisportugal

Aproveite para conhecer as imobiliárias em Portugal, saiba onde procurar imóveis.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *