cuidado com as distrações
Foto: Inc. Magazine.

Morar fora exige foco, constância e concentração. Tenha cuidado com as distrações ao longo da sua jornada.

Só quem já morou fora ou está morando entende os sabores e dissabores desta experiência, vivemos uma constante montanha russa de sentimentos, misturado com saudades e uma ansiedade sobre um futuro que nem sabemos se ele vai chegar. Nos concentrarmos no nosso propósito pode ser um desafio quando estamos na nossa zona de conforto, imagine o que é não se distrair estando longe de tudo aquilo que é importante para nós. Então é sobre esse assunto que vamos falar hoje, se acomode em sua cadeira e aproveite a jornada. 


Cuidado com as distrações ao longo da sua jornada

Uma das coisas mais preciosas do mundo hoje em dia é a atenção, queremos atenção das pessoas, queremos atenção dos nossos pets, queremos atenção de circunstâncias que são especiais para nós. E muitas vezes nós mesmos precisamos nos dar mais atenção aos nossos desejos e vontades.

Diariamente estamos rodeados de tantos estímulos que acabamos desfocando daquilo que é essência e daquilo que nos leva mais próximos de onde desejamos chegar. 

Manter-se concentrado, focado, alinhado e comprometido é uma tarefa árdua e que nos exige um bom autoconhecimento, ou seja, precisamos entender o que nos distrai, o que nos mantém e o que simplesmente deve ser eliminado de nossas vidas.

Morar fora pode ser uma experiência incrível, mas muitas variáveis podem nos distrair; cultura, economia, política, clima, pessoas, passado, presente e futuro. Ou seja, precisamos entender muito bem quem somos, o que queremos ser, onde desejamos chegar e principalmente, o que não queremos. 

Aprenda a desapegar para morar fora.

Morando fora passamos a ver o mundo de um novo jeito

Talvez você esteja pensando, “nossa, que tarefa difícil…”, conhecer-se é um dos maiores desafios da vida e talvez possamos levar uma vida inteira para alcançarmos essa clareza sobre quem somos e o que estamos fazendo. Morar fora nos coloca em uma zona diferente a qual estamos acostumados a viver, passamos a ver o mundo de um novo jeito, nossa mente se expande e nossa visão é ampliada, ou seja, jamais seremos como antes. Quanto maior for essa experiência, maiores serão as chances que isso se concretize. 

Faça uma listinha de todas as coisas que te distrai: redes sociais, TV, séries, a vida das outras pessoas, seu passado… Seja generoso e criativo. Ter a clareza destes pontos te ajudará a agir sobre cada um deles, ou seja, se eles estiverem nítidos em sua vida, poderemos criar estratégias para reduzir esses efeitos de distração e assim permitir com que você possa estar mais focado no que deseja e no que acha importante.

Qual a estratégia por trás das suas escolhas?

Existe um tempo para cada coisa

Lembre-se que existe um tempo para cada coisa; trabalhar, estudar, estar com a família, estar com você mesmo e viver o nada. Quando entendemos isso conseguimos entender o que de fato nos tira atenção e o que precisamos fazer para termos uma vida mais concentrada. 

Essa reflexão serve para quem vive no exterior e para quem deseja morar fora, quando entendemos o que precisamos fazer e o que devemos abolir das nossas práticas diárias, a vida fica muito mais leve. Então tenha foco, se concentre, aprenda a ser constante e por favor, lembre-se da sua história e do quanto você pode ir além, se estiveres conectado com você mesmo. Tenha cuidado com as distrações.

Leia também: cuidado com as ilusões que alimenta.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

*Ouça também o novo episódio do Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Share.
blank

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar à busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto, onde aprofunda seus estudos em psicologia em um Doutorado na Universidade do Porto, além de possuir especialização em Psicologia Intercultural, proporcionando um acolhimento ajustado às necessidades daqueles que moram no exterior. Ele realiza atendimentos exclusivamente online, com clientes espalhados pela América, Europa, Ásia e Oceania, acolhendo imigrantes e expatriados brasileiros que busquem ressignificar perdas e aprimorar suas formas de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Leave A Reply