Cuidado com as ilusões que alimenta

cuidado com as ilusões
Foto: The New Daily.

Morar Fora exige autoconhecimento, discernimento, bom senso e pés no chão. Tenha cuidado com as ilusões que alimenta.

Se tem uma coisa a qual desejamos ter muito cuidado é com as ilusões que criamos, antes e depois da partida para morar fora. Nossa mente por vezes nos coloca em situações que só existem em nossa cabeça e isso pode ser um perigo quando estamos longe da nossa zona de conforto e da nossa área de influência. Por vezes estamos desconectados da realidade e nem percebemos, com isso as ilusões surgem e acreditamos em cada uma delas como verdade. 


Cuidado com as ilusões que alimenta

A decisão de morar fora é muito importante e precisa ser levada a sério, não estamos fazendo uma transição pequena, tampouco uma mudança pouco significativa. Partir para o exterior é uma jornada significativa e composta por muitos momentos de alegria e desafios. Nosso imaginário é tão criativo que ele cria realidades para que possamos nos sentir mais confortáveis, com menos ansiedade e estresse, mas o quanto que tudo isso que estamos imaginando corresponde a realidade? 

A diferença entre a ilusão e a realidade são os fatos, grande parte da realidade que vivemos pode ser materializada em fatos, esse é um excelente sinal para entendermos se o que estamos pensando, sentindo e fazendo, corresponde a algo real. A ilusão é fruto da nossa imaginação, associado às nossas carências e desejos reprimidos, ela pode nos colocar em circunstâncias muito difíceis, sendo um tanto desafiador colocar os pés no chão e acolhermos o que de fato é verdadeiro. 

E se der errado, você está preparado?

Viva seu sonho, mas tenha os pé no chão

Talvez esse assunto ainda não esteja fazendo sentido para você, mas agora ele fará, se você está se organizando para partir e acredito que tudo nos seus planos vai dar certo, isso é uma ilusão. Se você está desejando morar fora e acha que sua vida poderá ser melhor do que a que você tem hoje, só porque você está no exterior, isso é uma ilusão.

Se você acha que sair do seu país de origem vai lhe proporcionar momentos únicos e repletos de oportunidades, isso é uma realidade. Se você se organizou e planejou para viver seu sonho fora da sua cultura e acredita que tem altas chances disso ser bem-sucedido, isso é uma forte realidade. 

Também existe a realidade daqueles que desejam retornar para suas culturas de origem, eles já viveram o que precisavam e já cumpriram a missão no exterior e agora sentem que precisam retornar. Por vezes pensamos que nossa terra natal vai nos acolher de braços abertos, que vamos retornar e reencontrar todos os amigos e reativar todos os contatos profissionais, cuidado, isso pode ser uma ilusão.

Por vezes queremos voltar para casa por entender que talvez as coisas podem ser mais fáceis, que nos sentiremos melhores e que poderemos nos reconectar com nosso propósito de vida, cuidado, sinto cheiro de ilusão. 

Será que vale a pena largar tudo e partir?

Conecte-se com a realidade

Conectar-se à realidade exige autoconhecimento para saber quem somos, o que queremos, o que podemos e o que sonhamos. Manter-se conectado ao presente é de fato um exercício poderoso para que possamos nos distanciarmos das ilusões.

Outro exercício significativo e que pode nos ajudar muito a manter os pés no chão é termos um ciclo social que nos conheça e que possa nos ajudar nas tomadas de decisões. Por eles não estarem envolvidos emocionalmente com algumas questões, eles podem nos ajudar a enxergar com clareza. 

Portanto, respeite sua realidade, acolha seu momento presente e mantenha-se no aqui e no agora. Quando percebemos o mundo do jeitinho que ele é isso nos ajuda a não nos iludirmos e a não criarmos expectativas sobre coisas e pessoas. Cuidado com as ilusões que alimenta. 

Leia também: Você está realmente disposto para acolher uma nova cultura?

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *