encontrara internamente
Foto: Andrea Piacquadio – Pexels.

Na busca incessante de entender quem somos, buscamos alternativas para nos conectarmos. Mas tem coisas que você só encontrará internamente.

Morar fora é um sonho de muitos brasileiros que sonham em viver uma nova cultura, aprender um novo idioma, conhecer novas pessoas e experimentar dias diferentes. Estar em outro país pode ser tudo de bom se seus objetivos e propósito de vida estiverem alinhados, caso contrário um verdadeiro pesadelo pode ser vivenciado. Buscar externamente aquilo que só encontraremos internamente pode ser um caminho desafiador e repleto de percalços. 


Não busque no exterior aquilo que só encontrará internamente

Antes de qualquer jornada para novos países é válido escolher o assento da viagem que te levará para sua essência, local esse repleto de originalidade, coragem, ousadia, criatividade, esperança e satisfação. Estamos tão acostumados a encontrar felicidade e alegria em circunstâncias externas que às vezes parece que temos a sensação que precisamos de muito para nos sentirmos satisfeitos e contentes.

A vida vai passando e vamos ficando insensíveis aos detalhes, cegos ao que importa, surdos diante das verdades e muitas vezes distante de quem somos. 

Nenhum país ou cultura são capazes de permitir um reencontro com a sua essência, ter essa consciência nos transporta para uma zona de autoresponsabilidade, onde devemos assumir posturas que nos permitam um centramento entre o que fomos, somos e desejamos ser.

Talvez neste momento você esteja pensando “Ué, mas quando vive fora do meu país de origem eu me encontrei, descobri meu propósito de vida e me redescobri…”. É aqui onde devemos separar algumas coisas: ao morar fora expandimos nossa visão, abrimos nossa mente, deixamos coisas para trás e acolhemos outras.

Esse exercício é poderoso e nos permite uma reconfiguração dos nossos pensamentos, comportamentos e emoções, sendo assim um fator impulsionador de mudanças. Ou seja, sempre que nos permitimos alterar nosso dia a dia, escolhemos viver coisas novas e consequentemente seus benefícios. 

Aprenda a usar suas experiências a seu favor.

A decisão de morar fora

Conheço muitas histórias de pessoas que decidiram morar fora pois não sabiam o que queriam da vida, outras que não encontravam mais graça no país em que vivem e tantas outras que simplesmente queriam viver algo novo, pois estavam apenas cansadas.

Quando nos distanciamos da nossa essência verdadeira tendemos a buscar formas de nos reorganizarmos, o que inclui: conhecer novas pessoas, viver coisas novas, pertencer a uma nova cultura ou simplesmente recomeçar a vida bem longe da última tentativa existencial.

Você está realmente disposto para acolher uma nova cultura?

Precisamos nos reconectar com o que somos

No fim, a única coisa que queremos é nos reconectar com o que somos de fato, o nosso eu, sem máscaras, apenas ao que somos e não podemos fazer isso distante do mundo, pois é no contato com o outro que encontramos significado. 

Antes de decidir mudar de país e partir para mora fora faça algumas perguntas para você mesmo:

  • Quem eu sou?
  • O que estou fazendo aqui?
  • O que vim fazer neste mundo?
  • Se eu partisse deste mundo hoje, o planeta ficaria melhor ou pior?
  • Se meus dias terminassem agora, qual legado eu deixaria para aqueles que cruzaram meu caminho?
  • O que desejo buscar longe de casa que não tenho acesso hoje?
  • Desejo morar fora porque isso faz sentido para mim ou porque acho que talvez seja isso que eu precise?

Após refletir sobre essas perguntas chegará a uma conclusão mais próxima da realidade, não se apresse, tenha paciência com o seu tempo. Lembre-se que o autoconhecimento é a chave para ser bem sucedido, sem ele não conseguimos ir muito longe, a jornada sempre precisa ser interna, busque encontrar-se primeiro.

Tem coisas que você só encontrará internamente!

Leia também: Nenhuma experiência no exterior será saudável se você estiver fugindo.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora:

Share.
blank

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar à busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto, onde aprofunda seus estudos em psicologia em um Doutorado na Universidade do Porto, além de possuir especialização em Psicologia Intercultural, proporcionando um acolhimento ajustado às necessidades daqueles que moram no exterior. Ele realiza atendimentos exclusivamente online, com clientes espalhados pela América, Europa, Ásia e Oceania, acolhendo imigrantes e expatriados brasileiros que busquem ressignificar perdas e aprimorar suas formas de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Leave A Reply