Nenhuma experiência no exterior será saudável se você estiver fugindo

experiência no exterior
Foto: Ditch the Label.

Para vivermos o nosso sonho fora do Brasil precisamos da motivação certa e da consciência tranquila. Como está sendo a sua experiência no exterior?

Se você deseja viver no exterior ou permanecer nele, aprenda a resolver suas pendências emocionais primeiro. Estar longe de casa pode ser uma bênção ou uma maldição, tudo vai depender dos assuntos que você resolveu e dos que deixou em aberto. Fugir dos problemas não é uma decisão inteligente. Por mais que lhe pareça uma opção fácil e menos trabalhosa, lembre-se que a vida não aceita desaforo e que a conta chegará, sempre chega. Se você já fugiu ou está pensando em fugir da sua realidade, esse texto é para você, vamos comigo até o fim, garanto boas reflexões. 


Nenhuma experiência no exterior será saudável se você estiver fugindo

Ao longo do nosso desenvolvimento vamos aprendendo a enfrentar as adversidades e uma das alternativas que temos é a fuga, fugimos de situações perigosas, desgastantes, cansativas e constrangedoras e até aqui está tudo bem. A luz da psicologia o comportamento de fuga é um mecanismo de defesa que nos afasta de possíveis realidades e de determinados confrontos, inclusive com a gente mesmo.

Certamente você já o vivenciou e nem se deu conta, isso acontece porque ele se manifesta de forma inconsciente, ou seja, não percebemos o momento exato que esse comportamento e com isso não podemos controlá-lo e tampouco percebê-lo. Fugimos por medo, por fraqueza, por falta de coragem, por falta de experiência e muitas vezes por insegurança. 

Como se sentiria hoje se tivesse desistido lá trás?

Morar fora é uma atitude digna de coragem

Conheço muitas histórias de pessoas que decidem morar fora para fugirem da vida que possuem e os motivos são os mais variados: política, economia, educação, saúde, oportunidades profissionais, família, relacionamentos e muitas vezes exaustão mental. Escolher sair do país em que se vive para viver algo novo em outro continente não é errado e é uma atitude digna de coragem, mas é importante que você possua as motivações certas, senão o fracasso será eminente.

Fugir de uma realidade a qual você não sabe lidar não te ajuda a lidar melhor com a próxima, apenas fará sua jornada ser ainda mais cansativa. Não tenha pressa, resolva uma coisa por vez e desta forma alcançará a liberdade que tanto busca. 

Na eminência de vivermos uma liberdade geográfica, emocional e financeira podemos colocar o carro na frente dos bois e nos anteciparmos, comportamento esse que pode nos colocar em sérios apuros lá na frente. Nunca se viveu tempos tão ansiosos como os de hoje, queremos tudo e queremos para agora, essa realidade desperta em nós uma impulsividade. Com isso podemos meter os pés pelas mãos, comprometendo nosso foco, assertividade e clareza. Morar fora pode ser uma experiência incrível, mas apenas se você estiver disposto a partir com um passado resolvido.

Aprenda a usar suas experiências a seu favor.

Resolva suas pendências para ter a sua experiência no exterior

Mas talvez você possa se perguntar “Vitor, tenho pendências que não consigo resolver e agora?”, esse é um exercício poderoso, faça uma lista de tudo o que você precisa resolver. Isso também inclui perdoar familiares, quebrar conexões com amores mal resolvidos e se desculpar pelo que se fez… Após isso acolha o novo momento que se apresenta e aprenda a desfrutá-lo.

Se você deseja ter uma experiência no exterior, morar fora ou continuar morando precisa entender que um passado mal resolvido sempre se apresentará para que você possa fechar os ciclos. Fugir dos problemas deixa sua jornada mais lenta e desgastante. Em dias difíceis isso pode ser uma bomba emocional, podendo comprometer sua percepção da realidade e de todas as coisas que você precisa fazer.

Chegou o momento de se tratar como merece, se livrar do que não te faz bem e acolher tudo o que sempre quis. Aprenda a aproveitar a sua vida com a máxima disponibilidade que puder. 

O quanto você se aproxima da realidade que deseja viver?

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, com Cláudio Abdo e Amanda Corrêa! Disponível no Spotify:

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *