Aprenda a usar suas experiências a seu favor

suas experiências
Foto: Noelle Otto – Pexels.

Quando você utiliza suas experiências e aprendizados ao longo da vida, aumenta suas chances de prosperar e chegar onde deseja.

Não importa a realidade a qual esteja vivendo, você pode usar suas experiências a seu favor! Ao longo da nossa vida temos diversas oportunidades de expandirmos nossos conhecimentos, elevar nossa mentalidade e permitir com que nossa visão enxergue mais longe, circunstâncias essas que nos auxiliam a vivermos uma vida mais próspera e fluída. Morar fora nos coloca em uma posição singular onde podemos ver o mundo por uma outra perspectiva e desta forma fazer novas escolhas em prol daquilo que desejamos. 


Aprenda a usar suas experiências a seu favor

Sempre recebo mensagens de pessoas que estão vivendo o sonho de morar no exterior e que se sentem desconectadas da realidade, parece que nada faz sentido, a solidão virou a melhor amiga e o senso de propósito se perdeu estrada a fora.

Quando saímos do nosso país de origem deixamos muita coisa para trás, inclusive a nossa história. Cientes desta realidade, devemos estar atentos para não nos perdermos ao longo do processo. Morar fora é viver uma jornada com diferentes caminhos e isso nos cobra maturidade, assertividade, autoconhecimento e acima de tudo consistência.

O quanto você se aproxima da realidade que deseja viver?

Qual o seu propósito de vida?

Entender que algumas coisas não fazem o mínimo sentido para nossas vidas é imperativo, tudo nos é lícito. Mas nem tudo nos convêm, isso quer dizer que poderemos fazer tudo que desejamos. Porém precisamos refletir se isso está alinhado ao nosso propósito e se tais escolhas nos colocam mais próximos ou distantes do que desejamos ser e viver.

Quando optamos por morar fora, sabemos que nada será como antes, que tudo será diferente e que isso pode ser incrível, mas viver dias saudáveis e em paz é um compromisso nosso e diário. Como se sentiria hoje se tivesse desistido lá trás?

Diante de dificuldades, dias difíceis e tempos incertos, lembre-se de tudo o que você já viveu. Fazer um remember das suas experiências, habilidades e traquejo vai te ajudar a perceber melhor as coisas e a encará-las de frente e com assertividade.

Por vezes esquecemos do que somos feitos e que no passado talvez vivêssemos em realidades muito mais adversas, então lembre-se de onde partiu e o que te motivou a chegar até aqui. Certamente você está se perguntando “mas como posso fazer isso, estou tão desanimado e desacreditado que nada mais faz sentido, não vejo saída…”, se você já pensou desta forma então isso significa que você precisa descansar.

Quando estamos cansados, descarregados e desanimados, tendemos a enxergar tudo de um jeito negativo, parece que nenhuma alternativa é útil ou eficaz. 

Suas reclamações te inspiram a desistir ou a avançar?

Siga bons exemplos e se energize

Conhecer histórias de pessoas que prosperaram, que venceram e que conseguiram dar a volta por cima é um bom começo, afinal de contas tudo o que precisamos é de um bom exemplo a seguir. Quando perdemos o nosso senso de referência tendemos a focar apenas na nossa dor, naquilo que está faltando e em tudo o que não está dando certo.

É neste momento que você precisa se distanciar um pouco, tirar umas férias, conversar com pessoas mais experientes e quem sabe estudar novas formas de inovar. 

Quando estiver cansado e pensar que nada mais pode dar certo, olhe para sua história e lembre-se de tudo o que você fez acontecer. Quando nos esquecemos de quem somos, tendemos a desistir das coisas antes de sua conclusão. Aproveite o seu momento presente para fazer o que ninguém mais pode fazer por você, a sua parte. 

Leia também: Saia do plano das ideias e se conecte ao seu poder de realização.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *