Passar por momentos de grande privação pode potencializar o nosso desejo por vivermos as necessidades reprimidas.
Se tem uma coisa a qual todo sobrevivente deste mundo está passando, são as necessidades reprimidas. Os últimos meses tem sido bastante desafiadores, pois estamos vivendo uma realidade repleta de restrições e com isso passamos a reprimir nossos desejos e acumular a nossa força de realização em algumas áreas.
Se morar fora já era um desafio no passado, diante deste novo cenário aqueles que desejam viver no exterior ou aqueles que já estão vivendo, precisam buscar o autoconhecimento e aprender a administrar as próprias necessidades, para não se distrair ao longo da jornada.
Morar fora e controlar os gastos
Aqueles que decidem morar fora de seus países de origem sabem que passarão a viver em uma nova cultura, serão regidos por um sistema político diferente, por vezes falarão outro idioma e certamente lidarão com outro câmbio financeiro. Se sua atividade profissional oferecer uma remuneração mais baixa em relação a moeda a qual você vive, então precisaremos de uma boa educação financeira, para não gastarmos além da conta, nem nos endividarmos.
Com o desconfinamento ao redor do mundo a vida vai voltando a programação “normal”, onde poderemos estar com nossos amigos, reunir com nossos familiares, os eventos sociais voltam a ser realizados e com isso tendemos a viver tudo aquilo que não foi vivenciado no último ano. Ou seja, por vezes poderemos desejar comprar o que não compramos, desejaremos viver as experiências que não experienciamos e certamente gastaremos aquilo que não gostamos, para que enfim as nossas necessidades reprimidas possam ser atendidas.
Provavelmente você já viveu algo parecido, quando o desconfinamento começou você correu para o salão para cuidar dos cabelos, foi ao barbeiro acertar a barba, foi em alguma loja para comprar um item que estava faltado e foi a algum restaurante para tomar um cafezinho. Essas necessidades reprimidas são saciadas sempre que temos a possibilidade de vivermos o que desejamos e sanar o senso de escassez que vivemos, seja você que deseja morar fora ou se você já está morando.
Não espere a condição ideal para fazer acontecer.
Necessidades reprimidas: como resolver
Nesta altura é válido lembrar que a situação econômica do mundo está instável, que todos os países estão repensando suas estratégias políticas e que um novo cenário está se desenhando. Por isso, precisamos refletir muito bem sobre nossas necessidades reprimidas, caso contrário poderemos comprometer os nossos sonhos e talvez nos colocar em sérios apuros. Para tentar lidar com essa realidade de forma mais inteligente, vamos tentar fazer um exercício:
Faça uma listinha de todas as suas necessidades reprimidas:
- viajar,
- estudar,
- começar a namorar;
- casar;
- aprender algo novo,
- adquirir algum bem,
- viver uma experiência diferente,
- sair do seu país de origem,
- voltar para casa.
Seja qual for o seu desejo que foi reprimido no passado, anote!
Liberte-se da obrigação de ter que agradar as pessoas.
Depois busque refletir sobre cada item, verifique se esse desejo ainda é latente em sua vida e se a realização dele ainda lhe trará prazer e benefícios.
Após essa breve análise, alguns itens sairão da sua lista e diante daqueles que ficarem estabeleça prazos para essa realização, com dia, hora, local e forma de realização. Desta forma não concentraremos todas as realizações no mesmo momento.
Esteja atento a cada realização, busque se perceber, sinta as emoções e sentimentos e avalie seus pensamentos, ter uma atenção plena vai te ajudar a ter uma melhor experiência. Lembre-se de não ser conduzido por promoções ou experiências de outras pessoas, a depender das companhias que nos cercam, talvez possamos ser influenciados a fazer algo que talvez não fizéssemos.
Por fim, aprenda a se respeitar! Não somos os mesmos do passado e com isso devemos rever as nossas necessidades, ter atenção a esse processo nos ajudará muito a nos mantermos alinhados ao nosso propósito de vida.
Aprenda a desapegar para morar fora.
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.