Rede de supermercados abre caixa para pessoas solitárias

caixa para pessoas solitárias
Foto: Kletskassa (Jumbo).

O caixa para pessoas solitárias está sendo implantado na rede Jumbo de supermercados na Holanda e em 2022 estará em 200 locais. Saiba mais!

A rede de supermercados Jumbo anunciou que vai lançar 200 “caixas de bate-papo” em seus pontos de venda em todo o país europeu. O projeto é voltado para os clientes que desejam fazer compras sem pressa e gostam de conversar com o profissional que está no caixa no momento de pagar a conta. O caixa para pessoas solitárias, pelo jeito, será um sucesso que pode, quem sabe, ganhar proporções mundiais.


Xô solidão: Conheça o caixa para pessoas solitárias

Conversar no momento de passar e pagar as compras no supermercado é um hábito não tolerado por muitos clientes, especialmente os que estão com pressa. Aliás, durante muito tempo e até hoje quando mais rapidamente uma pessoa entra, faz suas compras e sai do mercado melhor. Para que não exista estresse e que os que gostam de bater papo possam fazer sem ouvir bufadas e reclamações, a rede Jumbo da Holanda criou um caixa para pessoas solitárias.

Segundo o portal de notícias Europa Today, a iniciativa tem o objetivo declarado de combater a solidão e aproximar a população idosa. “Nossas lojas são um importante ponto de encontro para muitas pessoas”, disse Colette Cloosterman van Eerd, representante da rede Jumbo. Segundo Colette, “[…] queremos desempenhar um papel na identificação e redução da solidão”. Os caixas, de acordo com Cloosterman, “apoiam a iniciativa e querem ajudar as pessoas a estabelecer um contato real com eles por um interesse genuíno”.

Você viu? Comissão aprova alteração na cobrança de Imposto de Renda para aposentados residentes no exterior.

Gesto que pode fazer toda a diferença na vida dos idosos

Para a representante do Jumbo na Holanda, “é um gesto pequeno, mas muito precioso, principalmente em um mundo que se digitaliza e se torna cada vez mais rápido”, explicou em um post no site oficial do Jumbo. De acordo com a organização governamental Statistics Netherlands, 26% dos holandeses com mais de 15 anos se sentem “moderadamente solitários”. Essa proporção sobe para 33% entre as pessoas com mais de 75 anos.

A mudança de Jumbo faz parte do programa “One Against Loneliness” patrocinado pelo governo holandês. Entre as iniciativas apoiadas pelo Estado holandês está também o estabelecimento de um número gratuito para solitários ativos 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Leia mais: países e cidades mais baratas para comprar casa na Europa.

O caixa para pessoas solitárias já está sendo implantado

A rede Jumbo também garantiu que “considerará cuidadosamente as áreas onde a solidão é um grande problema” ao escolher onde abrir os 200 kletskassas, os caixas criados para um bate-papo. Além desses, também serão abertos “cantinhos de bate-papo”, onde os clientes podem tomar um café e colocar a conversa em dia.

A ideia do Kletskassa surgiu há mais de dois anos e, no verão de 2019, o primeiro kletskassa foi inaugurado em Vlijmen, Brabant. Isso resultou em muitas reações positivas dos clientes. Agora é a hora de expandir ainda mais essa iniciativa.

Em 2022, o caixa para pessoas solitárias será implantado em 200 lojas do Jumbo em toda a Holanda. Neles, as pessoas podem bater um papo e ao escolher as lojas para implementação do projeto, as áreas onde a solidão é um fator importante são cuidadosamente consideradas.

Colette Cloosterman-van Eerd, CCO do Jumbo e a força motriz por trás da Coalizão Nacional contra a Solidão, está intimamente envolvida na iniciativa: “Muitas pessoas, especialmente os idosos, às vezes se sentem solitários. Como empresa familiar e rede de supermercados, estamos no centro da sociedade. Nossas lojas são um importante ponto de encontro para muitas pessoas e queremos desempenhar um papel na identificação e redução da solidão. Fazemos isso de várias maneiras, incluindo nossas Kletskassa.”

Ela também explicou que “estamos orgulhosos de que muitos de nossos caixas gostam de sentar-se atrás de um Kletskassa. Eles apoiam a iniciativa e querem ajudar as pessoas a fazer contato real com eles por um interesse genuíno. É um pequeno gesto, mas muito valioso, especialmente em um mundo que está se digitalizando e ficando cada vez mais rápido.”

Você viu? Agora você pode receber e enviar dinheiro para o exterior no Nubank.

Abordagem séria contra a solidão

A solidão é um problema crescente na sociedade e na Holanda isso não é diferente. Para combater este problema, a rede Jumbo é membro da Coalizão Nacional contra a Solidão, uma iniciativa do Ministério da Saúde, Bem-estar e Desporto no âmbito do programa de ação “Um contra a solidão”. Com a Coalizão Nacional, empresas, organizações sociais e instituições governamentais estão unindo forças para romper a solidão.

Além dos Kletskassa, o Jumbo tem várias outras iniciativas para estabelecer o contato pessoal entre as pessoas. Colette Cloosterman-van Eerd: “Na Jumbo, queremos ser mais do que um lugar onde você faz suas compras. Por exemplo, ajudamos nossas lojas por meio de um manual para sinalizar a solidão dos clientes e implantar iniciativas locais. Este manual foi elaborado em estreita colaboração com Um contra a solidão”.

E você, o que achou da iniciativa? Acha que iria funcionar em outros países do mundo?

Veja também como enviar dinheiro para o exterior.

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *