Avaliar o que passou é tão importante quanto olhar para frente. Confira uma retrospectiva migratória e que podemos aprender com 2022.
Todos aqueles que colocam o pé na estrada aprendem de uma forma ou de outra a olhar para trás e buscar alinhar a sua rota. Esse é um exercício poderoso e pode te ajudar a compreender melhor o que fizestes e o que deves fazer de hoje por diante. O ano de 2022 está chegando ao fim e podemos usar essa sensação de conclusão para fecharmos ciclos e nos preparar para os novos que estão a caminho. Se você sente que precisa avaliar a sua vida por inteiro e planejar uma história diferente para sua existência, essa reflexão foi feita para você.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Retrospectiva migratória e as novas projeções
Esse ano foi um verdadeiro desafio para todos aqueles que estão desejando colocar o pé na estrada e para os que já colocaram. Morar fora é um sonho de muitos brasileiros e todos aqueles que se identificam com essa experiência buscam viver novas experiências, conhecer pessoas diferentes, experimentar novas gastronomias, aperfeiçoar a fluência em diferentes idiomas, expandir sua visão intercultural e fortalecer suas carreiras profissionais.
Nos últimos meses vivemos mais incertezas e automaticamente nossa ansiedade aumentou, nos sentimos mais estressados, temerosos e angustiados. Ficamos na dúvida do que decidir e no final ficamos exatamente onde estamos, nem um passo à frente. Salvo algumas exceções que se lançaram e conseguiram êxito, com estratégias e um planejamento diferente.
Aqueles que já colocaram o pé na estrada em algum momento se perguntaram se estavam fazendo a coisa certa, se o que escolheram era o melhor, se o que estavam passando diariamente era só uma fase ou se de fato essa seria a nova realidade.
Aqueles que estão longe de casa se questionaram se o melhor a fazer seria continuar resistindo às adversidades ou se regressar para seu país de origem seria a melhor alternativa para manter o equilíbrio e paz interior. Definitivamente, todos passaram a se questionar sobre o que estamos fazendo e o que devemos fazer.
10 coisas que mudam na sua vida quando se mora fora do Brasil.
Como foi o seu ano?
Morar fora é uma experiência que nos transporta para o passado e futuro o tempo inteiro, possuímos muita dificuldade em viver o presente e os que conseguem vivem um nível acima nesta evolução que tanto buscamos.
Fazer uma retrospectiva migratória e uma retrospectiva do ano de 2022 é tão importante quanto olharmos para frente, afinal de contas precisamos compreender o que fizemos para entender o que precisamos fazer. Se neste momento você está pensando “Nossa, que ano, parece que vive 5 em 1, nem lembro muito bem do que fiz e do que deixei de fazer, foi eita atrás de eita…”, não se preocupe, esses são pensamentos naturais e estamos juntos nessa e é pensando nisso que trouxe um exercício para te auxiliar:
- Separe sua vida por áreas: Pessoal, Profissional, Financeira, Física (saúde), Intelectual e Espiritual;
- Para cada uma delas busque verificar o que te comprometeu e o que te fortaleceu;
- Avalie qual delas cresceu exponencialmente e qual foi enfraquecida ou não desse tanta atenção;
- O que fizeste por você, que te permitiu evoluir, transcender e reconectar-se com você?;
- Será que você deu mais atenção ao problema dos outros e suas resoluções?
- Esteve atento às suas próprias necessidades e sonhos?;
- Buscou trilhar o caminho que planejou para você ou se distraiu no meio do caminho?;
- Suas escolhas te levaram para mais próximo ou mais distante do que você sonha em ser?
Essas são algumas sugestões de questionamentos que vocês podem se fazer, entendo que eles são poderosos e talvez não tenham todas as respostas e precisará de um tempo para concluir. Respeite seu momento, torne esse exercício terapêutico, se retire por um momento, esteja com você mesmo em um lugar tranquilo e calmo, evite interferências e foque no aprofundamento.
Leia também: Não se cobre tanto, aprenda a se respeitar.
O que você quer para o seu futuro?
Após concluir essa etapa sugiro pensar sobre o futuro, ou seja, aquilo que deseja viver no próximo ano. Então separei algumas perguntinhas para te auxiliar nesta rica reflexão:
- O que você fará questão de vivenciar no próximo ano?
- O que você evitará se envolver na sua nova vida?
- O quanto que se comprometerá com seus objetivos e metas?
- A saúde mental vai receber mais atenção da sua parte?
- Que ciclos sociais gostará de pertencer e de quais irá se afastar?
- A vida amorosa será tratada com mais amor e paciência?
- Seus limites serão redefinidos e respeitados?
- Deixará de ser abusivo e tóxico com você mesmo?
- Vai ser sua melhor versão no mundo ou ainda continuará deixando o melhor para o final?
Essas perguntas parecem tolas e pouco motivacionais, mas não se engane, elas podem te auxiliar a pensar diferente e a se comportar de um jeito o qual você será direcionado a versão que deseja se tornar. Não trate nenhum dos exercícios propostos nesta coluna como algo banal ou não essencial, eles são profundos e exigem de você autoconhecimento, atenção e acima de tudo, amor próprio.
O que realmente é essencial na sua vida?
Retrospectiva migratória: nada é, apenas está
A retrospectiva migratória é um movimento de verificarmos tudo o que já vivemos ao morar fora. É um exercício que nos permite olhar para nossas vidas de modo autêntico, inspirador e real, sem falsas expectativas ou catastrofização, “é o que se é”, como diriam os portugueses aqui em Portugal.
Ao fazer isso não se agarre ao que não deu certo, coloque todas as experiências na mesa e dê o devido valor a cada uma delas. Observe quais delas te trouxeram mais aprendizados, quantas delas te limitaram, quais delas te expandiram e definitivamente o que te transformou no que você se tornou hoje…
Não importa de onde partimos, o que fizeram conosco ou o quão ruim pode ter sido a nossa história, o segredo consiste em trazermos para mente “o que farei com isso…”. Sair do passado e do futuro, para vivermos o momento presente vai te auxiliar a se tornar o que deseja e a viver o que sempre sonhou.
Nunca esqueça que nada é, apenas está. Assim como as ondas do mar que nos ensinam que tudo passa, assim devemos lidar com todas as questões que nos afligem, deixe-as ir, deixe-as fluir…
O ano está acabando e se você está lendo este texto, então você venceu! Que 2023 possa nos surpreender e que possamos desfrutá-lo à nossa maneira e do melhor jeito que pudermos! Foi um prazer contar com você neste ano, gratidão! Nos vemos na próxima estação!
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.Morar no exterior: para cada escolha uma renúncia, os desafios de mudar de país.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});