Sonho de estudar no Canadá: país no topo da lista dos principais para estudar fora

estudar no Canadá
Foto: Freepik.

Se você tem o sonho de estudar no Canadá, saiba que o país é considerado seguro e estável para estudantes internacionais segundo pesquisas. Confira!

Para quem pretende estudar no Canadá, é muito importante saber que o país está entre os principais e que são considerados como ‘seguros e estáveis’ para estudantes internacionais. Pesquisas realizadas recentemente mostram que o Canadá é um dos destinos de estudo mais populares do mundo, ao lado do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.


Sonho de estudar no Canadá

Pesquisas recentes revelaram que estudar no Canadá coloca o país entre os principais do mundo considerados ‘seguros e estáveis’ para estudantes internacionais. O país da América do Norte melhorou ainda mais sua posição como destino de estudo ‘go-to’ pela maneira como o governo atuou em relação a pandemia de COVID-19. As informações surgiram depois da realização de duas pesquisas pela Navitas Insights.

Além disso, os dados sugerem que os países considerados ‘seguros e estáveis’ não são necessariamente vistos como ‘abertos e acolhedores’. No entanto, o Canadá é um dos principais países que são considerados seguros e estáveis, mas também aberto e acolhedor para estudantes internacionais.

Estudar no Canadá: Quebec busca estudantes brasileiros para Mestrado e Doutorado.

Estudar no Canadá — Pandemia

Morar no Canadá
Foto: Freepik.

Estudar no Canadá em 2020 foi um grande desafio, mas possível. Isso porque o país introduziu algumas medidas para permitir que os estudantes internacionais viajassem para o destino desejado. Uma das medidas era a de que os alunos que desejavam viajar para o Canadá precisavam apenas frequentar uma faculdade ou universidade que tivesse a aprovação de um plano de preparação para COVID-19 do governo da província em que a instituição está inserida.

O governo canadense anunciou que os estudantes internacionais podiam entrar no Canadá a partir de 20 de outubro. Sendo assim, não haviam restrições sobre de onde os alunos estão viajando e quando sua autorização de estudos foi aprovada.

Veja também: retomado teste de cidadania online no Canadá.

Sobre as pesquisas

Em maio de 2020, a Navitas Insights pesquisou, através de sua rede global de agentes, para saber e descobrir como que a pandemia de COVID-19 estava mudando a sorte dos destinos de estudo internacionais. As descobertas dessa pesquisa inicial mostraram que a reputação do Canadá como destino de estudos havia sido aprimorada pela forma como seu governo lidou com a pandemia.

Naquela época, Nova Zelândia, Austrália e Canadá lideravam o grupo. Porém, em setembro de 2020, a Navitas repetiu sua pesquisa para tentar compreender como as percepções dos agentes evoluíram com a continuidade da crise do COVID-19 e o que isso pode significar para a educação internacional no curto e médio prazo.

Os resultados mostram que o Canadá melhorou ligeiramente sua posição geral, e que com a melhora agora está competindo com o Reino Unido, em oposição à Austrália e à Nova Zelândia.

Quebec: conheça o novo portal de recrutamento direto de empregador-imigrante no Canadá.

Como obter uma autorização para estudar no Canadá

O primeiro passo para estudar no Canadá é decidir em qual Instituição de Aprendizagem Designada (DLI – Designated Learning Institution List) você deseja estudar e em qual programa deseja se inscrever. Depois de fazer a inscrição no programa desejado, você receberá uma carta de aceitação de seu DLI.

Em seguida, você deverá enviar uma solicitação ao Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) para obter uma autorização de estudo. Se você quiser, poderá incluir seus familiares na inscrição, para que eles também se juntem a você no Canadá. Seu cônjuge pode obter uma autorização de trabalho em aberto, para que possa trabalhar para qualquer empregador no Canadá enquanto você estuda.

Para enviar sua inscrição, você precisará da carta de aceitação do DLI e provar que tem dinheiro suficiente para pagar as mensalidades do primeiro ano. Você também deve provar que não tem antecedentes criminais e goza de boa saúde.

Se o seu DLI estiver na província de Quebec, você também deverá obter um Certificat d’acceptation du Quebec (CAQ, ou Certificado de Aceitação de Quebec).

Intercâmbio no Canadá, dicas para estudar inglês no país.

*Ouça também o nosso podcast Partiu Morar Fora:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *