Quebec: conheça o novo portal de recrutamento direto de empregador-imigrante no Canadá

Trabalho no Canadá
Foto: Computerword

Portal permite que os empregadores tenham acesso direto a potenciais candidatos que estão em Quebec ou fora do país para recrutamento direto de empregador-imigrante no Canadá. Saiba mais!

Anunciado no início de novembro por Nadine Girault, Ministra da Imigração, um novo portal permite o recrutamento direto de empregador-imigrante no Canadá. O novo recurso está disponível no Portal do Empregador (Employer Portal) e permite que as empresas recrutem candidatos imigrantes a emprego em Quebec usando dados do sistema Arrima.


Novo portal de recrutamento direto de empregador-imigrante no Canadá

Foi também no começo de novembro que foi colocada à disposição das empresas a nova funcionalidade do Portal do Empregador, serviço oferecido pelo Ministério da Imigração de Quebec. O projeto foi criado para facilitar a seleção das pessoas que melhor atendam às necessidades atuais do mercado de trabalho na província de Quebec.

O novo recurso vai permitir que as empresas acessem diretamente o site do ministério, consultem o perfil dos candidatos à imigração, ofereçam uma vaga de emprego e até possam ajudar os interessados a iniciar o processo de imigração para o Canadá. Saiba mais sobre a imigração qualificada para Quebec.

Novas opções de imigração para que estrangeiros tenham residência permanente no Canadá.

Com funciona o portal

As empresas que estão registradas no Registraire des Entreprises Québec poderão recrutar imigrantes ou pessoas de minorias etnoculturais estabelecidas em Quebec. Além de estudantes internacionais que se formaram em Quebec com uma autorização de trabalho de pós-graduação ou trabalhadores estrangeiros temporários ou permanentes.

“Ao disponibilizar perfis de candidatos à imigração para as empresas, eles podem identificar mais rapidamente as pessoas que melhor atendem às suas necessidades de trabalho. A navegação no Portal é ergonômica e permite que a empresa visualize os resultados que são exibidos em tempo real ao selecionar seus diversos critérios de busca. Além disso, a interface permite que os usuários salvem e baixem seus resultados de pesquisa e identifiquem seus favoritos para que possam entrar em contato com eles rapidamente.”

Ministry of Immigration, Francization and Integration (MIFI)

Viajar para o Canadá: necessidade de utilização do aplicativo ArriveCAN.

Recrutamento direto de empregador-imigrante no Canadá

recrutamento direto de empregador-imigrante no Canadá
Foto: Academy of Learning Brampton.

Quando houver uma correspondência entre empregadores e candidatos à imigração, as empresas também poderão se beneficiar de um serviço de assistência personalizado para ajudá-las a escolher o programa de imigração para o Canadá certo e passar pelas várias etapas envolvidas.

O programa de suporte, de acordo com o governo do Canadá, é personalizado e oferecido pelos consultores regionais de imigração e recrutamento internacional do departamento. Ele está disponível em todas as regiões administrativas de Quebec. O Employer Portal é um serviço gratuito e que está em funcionamento desde 27 de junho de 2019:

“Desde então, uma empresa pode obter o apoio personalizado e local de um assessor do Ministério para aceder ao Portal do Empregador. A nova versão do Portal do Empregador, que inclui uma interface que permite às empresas pesquisar de forma independente, está acessível desde 5 de novembro de 2020”.

Ministry of Immigration, Francization and Integration (MIFI)

Iniciativa deve partir das empresas canadenses

Para acessar o portal do empregador, as empresas devem primeiro criar um perfil no Arrima. O Arrima é um sistema de gestão online de Expressão de Interesse (Expression of Interest) de Quebec, após o qual poderão solicitar assistência online.

Depois da apresentação do pedido, as empresas receberão uma resposta personalizada de um assessor do Ministério da Imigração no prazo de cinco dias úteis. Depois que essa etapa for concluída e o acesso concedido, as empresas poderão realizar pesquisas independentes, armazenar os resultados e entrar em contato com os candidatos.

Imigração no Canadá: país quer receber um número recorde de imigrantes nos próximos anos.

Agilidade condicionada

Mesmo que a criação e aperfeiçoamento do portal seja para permitir a identificar mais rapidamente as pessoas que melhor atendem às suas necessidades de trabalho, o Ministério da Imigração disse que ele “não vai acelerar o processo de imigração no âmbito de um programa de imigração temporária ou permanente”.

De acordo com o órgão, o recurso adicionado no portal é principalmente uma ferramenta de recrutamento projetada para auxiliar na resolução da escassez de mão de obra, um problema antigo em Quebec, e para garantir a recuperação econômica depois da pandemia de COVID-19.

“Intensificar os esforços para recrutar talentos internacionais é uma prioridade para nosso governo e é parte integrante de uma forte recuperação econômica”.

Nadine Girault, Ministra da Imigração

Recuperação econômica no Canadá: mais imigrantes empregados em setembro.

Governo canadense pró-ativo

Ainda de acordo com a ministra Girault, “com o lançamento da interface online do Portal do Empregador reservada para empresas, bem como a retomada das atividades de recrutamento internacional, o governo está agindo de forma pró-ativa. Estamos apoiando as empresas de forma mais eficaz e agindo de maneira mais direcionada.”

De ressaltar que no fim do mês de outubro, Nadine Girault apresentou o Plano de Imigração de Quebec 2021 (Plan d’immigration du Québec 2021), para a Assembleia Nacional. A província de Quebec planeja receber até 47.500 novos imigrantes em 2021, aos quais serão adicionados 7 mil imigrantes de um déficit esperado para 2020.

Contudo, a província não será capaz de atingir os níveis de imigração que se propôs para 2020 por conta do impacto da pandemia de coronavírus na imigração para Quebec.

Veja também: Como trabalhar no Canadá, formas de visto e salários.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *