Recuperação econômica no Canadá: mais imigrantes empregados em setembro

Recuperação economica Canada
Foto: Pixabay. Arte: Vagas pelo Mundo

Mais imigrantes foram contratados no país em setembro e isso mostra que já há uma recuperação econômica no Canadá.

A pesquisa sobre a força de trabalho (LFS) e desemprego mostra que há uma recuperação econômica no Canadá. O dados apresentados mostram que as taxas de emprego de imigrantes continuam a aumentar. Além disso, a pesquisa aponta que o desemprego no Canadá pode ser comparado ao dos Estados Unidos.


Recuperação econômica no Canadá

O mês de setembro foi melhor para quem estava desempregado no Canadá e o número de imigrantes empregados na força de trabalho canadense também aumentou. A recuperação dos empregos no país da América do Norte segue em um ritmo acelerado.

Leia também: Como trabalhar no Canadá, formas de visto e salários.

Emprego em crescimento

A quantidade de pessoas empregadas aumentou 2,1% no mês de setembro de 2020. Desse modo, a taxa de empregabilidade está maior do que em agosto, quando a força de trabalho subiu 1,4%. As informações foram divulgadas pela Pesquisa de Força de Trabalho da Statistics Canada.

A pesquisa ocorreu de 13 a 19 de setembro de 2020 e os dados deste relatório foram coletados do mercado de trabalho do país. Desse modo, o setor hoteleiro, de alimentação e de comércio varejista ainda são os mais prejudicados na retomada dos empregos em comparação com outros setores da economia.

Veja mais: Trabalhar no Canadá: visitantes podem solicitar autorização sem ter que sair do país.

Taxa de emprego de imigrantes nos níveis pré-pandemia

A taxa de emprego dos imigrantes que se mudaram recentemente para o Canadá (menos de cinco anos) continua em 63,6%, ou seja, muito parecida com antes do início da pandemia. Porém, é necessário ter em conta que há um número menor de novos imigrantes que chegaram ao Canadá desde que as restrições de viagem foram implementadas pelo governo.

Contudo, os imigrantes que vivem no Canadá há mais de cinco anos sentiram um aumento de 1,7% no emprego. Já para os trabalhadores canadenses o aumento foi de 0,5%.

“Os imigrantes que desembarcaram no Canadá há mais de cinco anos têm mais probabilidade de emprego do que os imigrantes recentes de trabalhar em indústrias onde o emprego foi relativamente menos afetado pelo COVID-19”.

Statistics Canada

Setores com mais imigrantes empregados no Canadá

A recuperação econômica no Canadá já pode ser sentida, porém de acordo com o relatório do Statistics Canada, os setores comuns onde os imigrantes estão empregados são:

  • Cuidados de saúde e assistência social;
  • Administração pública;
  • Finanças;
  • Seguros;
  • Imóveis;
  • Aluguel;
  • Leasing.

Descubra quais as melhores empresas para trabalhar no Canadá em 2020.

Imigrantes recém-chegados com maior probabilidade de perder o emprego

No relatório anterior do Statistics Canada foi divulgado que os imigrantes recentes tinham uma maior probabilidade de perder o emprego entre os meses de março e abril. De acordo com o órgão, isso ocorria basicamente por que eles eram funcionários mais novos e, portanto, mais suscetíveis a demissões. Além disso, recebiam salários mais baixos que os outros empregados.

EUA e Canadá têm taxas de desemprego semelhantes

A taxa de desemprego no Canadá, quando ajustada aos conceitos do cálculo da taxa de desemprego nos Estados Unidos, mostra que ambos os países estão com 7,9% na quantidade de desempregados no mês de setembro de 2020. Porém, a taxa de desemprego no Canadá ainda está 3,3% maior do que antes da pandemia.

Números e dados da recuperação econômica no Canadá

A taxa de emprego subiu 2,1% em setembro de 2020, isso significa que 378 mil pessoas foram contratadas no Canadá no período. Além disso, a maior parte do aumento do emprego em setembro foi no trabalho a tempo inteiro, que aumentou 334.000 (+ 2,1%).

Aumento do emprego em quase todas as províncias

O emprego aumentou em todas as províncias em setembro, exceto New Brunswick e Prince Edward Island. Porém, Ontário e Quebec foram as províncias que mais geraram empregos e lideram o ranking.

Mulheres com mais empregos no Canadá

Além disso, aumentou o número de mulheres empregadas no Canadá. De acordo com o relatório da Statistics Canada, o emprego entre as mulheres com idade entre 25 e 54 anos aumentou pelo quinto mês consecutivo (+134 mil; + 2,3%) em setembro de 2020, ultrapassando os homens com a mesma idade.

Homens e mulheres jovens com mais possibilidade de arranjar trabalho

O crescimento do emprego foi forte para mulheres jovens (+62 mil ou + 5,7%) e homens (+66 mil ou + 6,0%) com idades entre 15 e 24 anos em setembro. Contudo, apesar dos aumentos, o emprego para os jovens canadenses permanece 10% abaixo dos níveis de fevereiro, muito mais atrás da recuperação nos outros grupos demográficos importantes.

Leia também: Bolsa de estudo no Canadá: governo tem 166 bolsas para estudantes abertas.

Recuperação econômica no Canadá: desemprego em queda

A taxa de desemprego recuou pelo quarto mês consecutivo. Em setembro de 2020 a taxa caiu 1,2% e agora está em 9%. Entretanto, havia 1,8 milhões de canadenses desempregados em setembro, queda de 214.000 (-10,5%) em relação a agosto e com uma tendência de queda de quatro meses do recorde de 2,6 milhões de desempregados em maio.

Setores da economia canadense onde o emprego mais cresce

O emprego continuou a crescer tanto na produção de serviços (+ 2,1%) e na produção de bens (+ 2%) em setembro. No setor de serviços os aumentos mensais foram puxados pelos serviços de alojamento e alimentação (+72 mil), serviços educativos (+68 mil) e também de informação, cultura e lazer (+56 mil). Já no setor de produção de bens, os ganhos de emprego foram maiores na indústria (+68 mil).

Também pode te interessar: Trabalhar no Canadá, executivo brasileiro dá dicas para morar e trabalhar em Montreal.

Podcast Partiu Morar Fora:

Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora, com dicas de viagem e para morar no exterior:

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Encontre as melhores passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Viaje com um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Desse modo, aproveite também para reservar hotéis com ótimos descontos, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *