Você não precisa morar fora por obrigação

morar fora por obrigação
Foto: FilippoBacci | Crédito: Getty Images/iStockphoto.

Viver no exterior é apenas uma possibilidade e não uma obrigação imposta pelos outros. Você não precisa morar fora por obrigação.

Calma, respira, se ajeita na cadeira, esquenta a água para o chá ou faz um cafezinho, essa será uma boa reflexão. Nunca se falou tanto sobre morar fora quanto nos últimos anos, parece que todos os nossos problemas serão resolvidos quando desembarcamos do avião em uma nova terra, longe de tudo e de todos, que de alguma forma nos impactam e influenciam. Necessariamente você não precisa morar fora e está tudo bem se essa realidade não for para você, só precisamos compreender o que de fato desejamos para nossas vidas e o que faz sentido quanto ao nosso propósito.


Você não precisa morar fora por obrigação

Devemos começar essa conversa de hoje lembrando que as experiências dos outros, sejam elas de sucesso ou não, não devem ser um modelo para construção da sua jornada. Definitivamente não conhecemos a história dos outros e é justamente por isso que devemos nos certificar que nossas expectativas estão alinhadas a realidade e não a fantasia que os outros e muitas vezes nós criamos. 

Conheço histórias de pessoas que estão muito insatisfeitas com suas vidas, infelizes no amor, desanimadas na carreira, sem perspectiva sobre o que desejam para suas vidas e é nesta realidade que tendemos a encontrar culpados para a nossa realidade, às vezes é a nossa família, por vezes é o nosso relacionamento e na grande maioria das vezes é o sistema do país em que moramos.

O nosso momento presente é a soma das nossas escolhas que fizemos no passado, ou seja, se você deseja um futuro inspirador, essa construção começa agora. 

Não espere ter no exterior a mesma vida que você tinha em seu país.

Você não precisa morar fora para modificar a sua vida

Ao nos sentirmos cansados, frustrados e desanimados, pensamos em jogar tudo para o alto e arriscar viver algo novo e quem nunca pensou em dar um giro de 180º na vida não é? Gostaria que você entendesse que você não precisa morar fora para modificar a sua vida.

Faça um exercício de olhar para dentro e refletir quais são as possibilidades que você tem de mudar a sua realidade sem necessariamente sair do seu país de origem. É um grande erro acharmos que alguns problemas se extinguem quando atravessamos a fronteira de uma nova nação. Muitas vezes esse desafio dobra de tamanho, principalmente os maus resolvidos. 

Entenda que morar fora é apenas uma possibilidade e não uma obrigação, você não tem que colocar o pé na estrada, e pra ser sincero, você não tem que nada… Aprenda a lidar com sua ansiedade, amplie sua visão sobre sua própria vida e busque compreender o que está faltando e o que está sobrando em sua vida.

A partir do momento que aprendemos a gerir a nossa própria vida, passamos para o estágio 2, aquele o qual vai nos permitir viver uma vida diferente, a qual poderemos aproveitar mais e sermos ainda melhores

Morar fora é uma alternativa ou sua última chance de viver algo diferente?

Longe de casa os desafios são maiores

Estar longe de casa pode tornar algumas realidades ainda mais difíceis, principalmente se você não estiver preparado para lidar com a saudade, falta de contato social, presença da família, baixa valorização profissional, falta de validação de pessoas que te conhecem e por fim, o desapego. É por nos apegarmos ao que achamos que temos, que temos dificuldade em acolhermos o novo. 

Você não precisa morar fora, você não precisa viver viajando, você não precisa falar vários idiomas, você não precisa estudar nas melhores universidades internacionais, você não precisa ter um excelente emprego…

Aprenda a se conectar com você mesmo e a entender o que seu coração necessita, chega de ouvir outras vozes, se concentre em você e aprenda a viver uma jornada autêntica, sem expectativas e sem culpas. Não vá morar fora por obrigação.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Leia também: Melhores países da União Europeia: Portugal e Espanha como melhor escolha para expatriados.

Leia também: 10 coisas que mudam na sua vida quando se mora fora do Brasil.

*Aproveite para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora, disponível em várias plataformas de streaming:

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *