Consulado do Brasil em Zurique está com vaga aberta com salário de CHF 3.800

Consulado do Brasil em Zurique
Foto: Seguros Promo.

O Consulado do Brasil em Zurique está contratando na Suíça, o salário de 3.800 francos suíços equivale a R$ 22 mil reais. Saiba como se candidatar!

A comissão de seleção do Consulado do Brasil em Zurique, na Suíça, está com inscrições abertas para o processo seletivo que pretende preencher uma vaga de auxiliar de apoio. As candidaturas podem ser feitas até hoje, 4 de outubro, por e-mail. Confira todos os requisitos e candidate-se!


Vaga abertas no Consulado do Brasil em Zurique

O Consulado do Brasil em Zurique está com vaga aberta na Suíça, o processo seletivo aberto é para auxiliar de apoio. O profissional selecionado, segundo o edital da vaga, poderá desempenhar a função de motorista oficial, de auxílio direto em funções de natureza administrativa, inclusive tarefas de escritório, auxílio em tarefas de natureza consular, inclusive recepção ao público brasileiro e suíço e execução de tarefas externas.

Morar na Suíça: as melhores cidades e opções de visto.

Salário mensal inicial e regime de contratação

O salário inicial bruto será de CHF 3.800,00 (três mil e oitocentos francos suíços) mensais, o equivalente a aproximadamente R$ 22 mil (vinte e dois mil reais). Porém, segundo o edital, é necessário ter em conta que no valor do salário incidirão os descontos previdenciários e fiscais obrigatórios da Suíça.

O processo seletivo não é caracterizado como um concurso público e, dessa maneira, o emprego de auxiliar de apoio não caracteriza assunção de cargo nem função públicos. As relações de trabalho no âmbito da contratação e que estão no edital da vaga são regidas pelas leis trabalhistas da Suíça.

O contrato terá duração de 1 (um) ano, renovável, sucessivamente, por períodos iguais e consecutivos. Importante ressaltar que três primeiros meses de trabalho correspondem a um período remunerado de experiência.

Salário mínimo na Suíça: novo ordenado mensal aprovado em Genebra será de 3.785 euros.

Qualificação dos candidatos para a vaga no Consulado do Brasil em Zurique

Os candidatos interessados para preencher a vaga no Consulado do Brasil em Zurique devem:

  • Ser maior de 18 anos;
  • comprovar, no mínimo, conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • ter conhecimento das línguas portuguesa e alemã.

Além disso, os candidatos precisam ter capacidade de dirigir veículo oficial do Consulado respeitando as leis de trânsito locais, devem ter fluência oral e escrita em português e alemão, espírito de trabalho em equipe, familiaridade com a comunidade brasileira residente na jurisdição do consulado. Saber trabalhar com programas de edição de textos, elaboração de planilhas e envio/recebimento de e-mails e ferramentas de internet e referência profissional fornecida por empregador prévio.

Você viu? Empresa suíça procura talentos para trabalhar no exterior.

Prazo de Inscrição e documentos necessários

As pessoas interessadas em se candidatar precisam encaminhar para a comissão de seleção, por e-mail geral.cgzurique@itamaraty.gov.br ou por correio (Brasilianisches Generalkonsulat, Stampfenbachstrasse 138, 8006 Zürich), até 4 de outubro de 2021, o formulário de inscrição devidamente preenchido junto com os documentos listados abaixo:

  • curriculum vitae e referências de empregador prévio, se houver;
  • cópia do documento de identidade (cédula de identidade);
  • cópia do certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente;
  • cópia da carteira de motorista suíça e de extrato do sistema de informação da autoridade de trânsito do cantão (em Zurique, “IVZ-Registerauszug”);
  • certidão negativa de antecedentes criminais válida, expedida por autoridade competente suíça;
  • se brasileiro(a) ou de nacionalidade de terceiro país, comprovante de situação regular de residência e de permissão legal para o exercício de atividade remunerada na Suíça;
  • comprovação de inscrição junto ao sistema previdenciário suíço;
  • declaração de que está ciente de que o emprego a que está concorrendo não se confunde com emprego ou função pública regidos pelo ordenamento jurídico brasileiro (contida no formulário de inscrição);

No caso de candidatos brasileiros, os interessados precisam apresentar também a certidão de quitação eleitoral, uma declaração de que não é servidor(a) público(a) ativo(a) e de que não recebe remuneração do governo brasileiro (contida no formulário de inscrição). E, se do sexo masculino, documento que comprove a regularidade no serviço militar brasileiro. Além disso, será exigido o certificado suíço ou europeu de vacinação contra a COVID-19.

Veja mais: como validar diploma médico na Suíça e  iniciar a residência médica na Europa.

Processo de Seleção

O processo seletivo será constituído em quatro fases, são elas: análise curricular, prova escrita, entrevista e prova prática de direção. Na fase de análise curricular, a comissão de seleção selecionará, para a fase seguinte, apenas os candidatos cujas qualificações obtiverem pontuação mínima de 20 (vinte) pontos de acordo com os seguintes critérios:

  • experiência prévia como motorista (10 pontos);
  • experiência prévia como auxiliar de escritório (10 pontos);
  • experiência prévia de trabalho em representação diplomática estrangeira (embaixada, consulado ou missão junto a organismo internacional) (10 pontos);
  • diploma ou certificado de capacitação para ao menos uma das funções listadas (10 pontos);
  • referências de empregador prévio (10 pontos).

Somente os candidatos considerados aptos serão convocados para prova escrita, nos idiomas português e alemão, a ser realizada em 15 de outubro de 2021 (sexta-feira), às 14h, na sede do consulado-geral em Zurique.

A lista provisória com os candidatos aprovados na prova escrita será divulgada até 20 de outubro de 2021, no site do Consulado do Brasil em Zurique. Os candidatos considerados aptos serão contactados para participar de entrevista, a ser realizada entre 28 e 29 de outubro de 2021, na sede do consulado-geral em Zurique.

Oportunidades de emprego em Portugal: multinacional da Suíça chega ao país e vai contratar 100 pessoas.

Divulgação do Resultado

O resultado final do processo seletivo será publicado até 16 de novembro de 2021 e divulgado no site do consulado-geral em Zurique. O processo seletivo tem validade de 12 meses a partir da publicação do resultado. Após a divulgação do resultado, o candidato classificado em primeiro lugar será convocado pela comissão de seleção para apresentar, no prazo máximo de sete dias corridos, atestado de aptidão física e mental para o emprego.

Links importantes para a vaga no Consulado do Brasil em Zurique

Caso você pretende se candidatar para a vaga no Consulado do Brasil em Zurique, acesse o site da repartição consular. Além disso, não deixe de ler o edital completo da oferta de trabalho na Suíça e corra, pois o prazo de inscrição acaba hoje. Boa sorte!

*Veja também como conseguir um emprego no exterior ainda no Brasil:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *