Novos centros de tecnologia em Barcelona criam 1.375 empregos

centros de tecnologia em Barcelona
Foto: Manuel Torres Garcia — Pexels.

Conheça quais são os novos centros de tecnologia em Barcelona que vão criar centenas de empregos na Espanha.

A cidade de Barcelona na Espanha está em uma posição privilegiada para atrair talentos e investimentos estrangeiros para a área de tecnologia e outros setores. A Catalunha tem o desejo de se reposicionar como um destino atraente para empresas internacionais e quer limpar sua imagem de instabilidade política vivida na última década e que a pandemia acabou prejudicando ainda mais.

Porém, a cidade de Barcelona mantém as suas qualidades, como a sua posição geográfica privilegiada, boas infraestruturas, aeroporto, boas condições econômicas e um clima extremamente agradável para viver. 

De acordo com a revista fDi Intelligence, do grupo Financial Times e The Next Web, Barcelona tem a segunda melhor estratégia da Europa para atrair investimentos na área tecnológica, a primeira no sul da Europa. Até 2019, a lista era formada por 1.369 empresas da área de TI na região.


Novos centros de tecnologia em Barcelona criam 1.375 empregos na Espanha

E são várias as empresas tecnológicas e, de outras áreas, que decidiram recentemente apostar em Barcelona e arredores para instalar centros internacionais ou pólos tecnológicos. Desde 2016, mais de 20 empresas abriram instalações na cidade ou em sua área metropolitana, incluindo grande companhias como a Meta (antigo Facebook) com 500 funcionários em Torre Glòries.

A Siemens com 50 funcionários em Cornellà, a multinacional Amazon com mais 500 postos de trabalho e a Roche com 530 novos empregos em Sant Cugat. Estes foram portanto, os mais recentes projetos anunciados na região.

Entretanto, o mais importante em números de trabalhadores será The Knot Worldwide, um grupo de tecnologia dedicado ao planejamento de casamentos, que irá se instalar em Barcelona. O seu centro de operações de tecnologia internacional ficará na cidade espanhola e irá  centralizar seus negócios em 14 mercados na Europa, Ásia e também América Latina. 

A empresa explicou que a escolha se deu por conta “da posição privilegiada de Barcelona no setor de tecnologia, sua capacidade de atrair talentos e as raízes de Bodas.net”. Este portal é uma de suas principais marcas na cidade. Os 500 funcionários deste centro irão coordenar mais de 850 pessoas de 23 nacionalidades diferentes.

Descubra quais os sites de emprego na Espanha para encontrar vagas abertas.

Empresas que estão contratando em Barcelona

Os centros de tecnologia em Barcelona e novas contratações continuam. A rede de supermercados da Alemanha Lidl vai contratar 250 profissionais para administrar um centro digital que abrirá na antiga sede do BBVA em Barcelona para controlar o comércio eletrônico e seu negócio digital na Europa.

Além disso, a Microsoft anunciou que vai abrir um laboratório quântico em Barcelona com uma equipe de 60 trabalhadores. Essas instalações permitirão a gigante da computação trabalhar no desenvolvimento da computação quântica e de computadores que realizam cálculos complexos em um curto espaço de tempo.

Já a multinacional PepsiCo vai abrir na cidade um hub digital que será o primeiro da Europa e terá como foco os programas prioritários de digitalização global da empresa. No total, serão 400 vagas de emprego em Barcelona e um investimento de até € 70 milhões de euros nos próximos três anos.

Os planos para a cidade de Barcelona foram também confirmados por outras empresas como a Costa Cruzeiros, que anunciou a assinatura de um acordo com a Câmara Municipal de Barcelona para estabelecer, no âmbito de uma estratégia de economia sustentável, o Centro de Atendimento Costa, localizado na Torre Mapfre. O centro trabalhará para melhorar os serviços aos clientes, ao mesmo tempo que gera valor para a comunidade local por meio de empregos e treinamento.

Além dessas vagas em Barcelona, mais 65 vagas serão abertas no Centro de Planejamento para toda a Europa que a AkzoNobel instalou em seus escritórios na Zona Franca de Barcelona. A partir desse local irá administrar mais de 30 fábricas de produção de tintas e 125 depósitos da multinacional em todo o continente europeu.

Veja as dicas da diretora de Recursos Humanos do Google para criar um currículo matador.

Novos hubs Barcelona e geração de emprego

A empresa de tecnologia da Áustria, a Bitpanda também apresentará um centro de tecnologia em Barcelona nesta semana de dezembro. A quantidade de emprego na Espanha que serão gerados ainda não foram detalhados. Também não foram especificados quantos empregos a Entravisión irá gerar quando chegar à Europa, estabelecendo seu primeiro centro de tecnologia e inovação no continente na cidade de Barcelona.

A geração de empregos qualificados em Barcelona irá atrair muitos talentos para a cidade. No total, são 1.375 novos colaboradores com perfis tecnológicos e altamente qualificados, que a cidade de Barcelona ganha com os novos projetos.

Somando as mais de 20 empresas de diversos setores que optaram por Barcelona para instalar suas filias, centros de logística ou pólos de tecnologia, são mais de 3.800 empregos gerados.

E os postos de trabalho continuam crescendo. Agora no mês de dezembro foi feito um anúncio da biofarmacêutica Sanofi, informando que em 2022 expandirá seu hub digital global em Barcelona com mais 100 funcionários. Seu hub foi inaugurado em 2016 e contam atualmente com 300 pessoas de 40 nacionalidades diferentes. Da mesma forma, a empresa de telemedicina dos Estados Unidos Teladoc Health, com sede internacional Barcelona, aumentou sua equipe local de P&D em quase 50 desenvolvedores em 2021.

Veja também: Mercadona com vagas em Portugal e na Espanha e salários atrativos.

*Confira dicas para conseguir um emprego no exterior ainda estando no Brasil:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 8 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *